A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de Engenharia de Software II

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de Engenharia de Software II"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de Engenharia de Software II
RUP Modelagem de Negócio

2 Definições de Modelagem de Negócios
É uma técnica utilizada para compreensão dos processos dos negócios de uma empresa. A finalidade de modelar um negócio é criar uma abstração, que é uma visão simplificada do negócio. Um modelo de negócio mostra qual é o ambiente da organização e como a organização age em relação a este ambiente. Por ambiente entende-se tudo que a organização interage para realizar os seus processos de negócio, tais como clientes, empregados, parceiros

3

4 Finalidade As finalidades da modelagem de negócios são:
Entender a estrutura e a dinâmica da organização na qual um sistema deve ser implantado. Entender os problemas atuais e identificar as possibilidades de melhoria.  Derivar os requisitos de sistema necessários para cliente. A modelagem de negócios tem por base, definir os processos, os papéis e as responsabilidades de casos de uso de negócios e em um modelo de objetos de negócios.

5 5.1 - Representação de Diagramas da UML utilizáveis na Modelagem de negócio

6 Exemplo 1 de Diagrama de Caso de Uso de Negócio

7 Exemplo 2 de Diagrama de Caso de Uso de Negócio

8

9 6.2 - Descrição detalhada do Caso de Uso
Na descrição do Caso de Uso de Jacobson temos os seguintes itens a serem utilizados: Nome do Caso de Uso: Nome que mais resume o processo e o identifica Atores participantes: Lista de atores que interagem com a Use Case. Objetivos: Lista de Objetivos da Use Case. Pré-condições: Condições necessárias para que a Use Case aconteça. Fluxo Principal: Lista de Fluxos ligados a Use Case, preferencialmente organizados no formato “P1;P2;Pn.” Fluxos alternativos: Aqueles que não acontecem sempre, apenas quando são necessários.

10 Casos de uso de negócios de alto nível e casos de uso de negócios detalhados.
Os casos de uso de negócios detalhados foram identificados detalhando-se os resultados nos quais o cliente em potencial estão interessados. 

11

12 O “ponto chave” da modelagem de negócio,dando ênfase que a mesma vem antes do levantamento de requisitos. Logo, nesse ponto, onde será necessário mostrar tudo que há na empresa, para depois ser levantado os requisitos que serão utilizados na modelagem de sistema.

13 Objetivos da Modelagem de Negócios
Compreender a estrutura e a dinâmica da organização na qual um sistema de informação será implantado; b) Para compreender os principais problemas atuais da organização e identificar melhorias potenciais; c) Para garantir que clientes, usuários e desenvolvedores tenham um entendimento comum sobre a organização; d) Para apoiar na identificação dos requisitos do sistema que ira apóia a organização.

14 Conceitos Chaves de Modelagem de negócios são divididos em três partes

15 Recursos do negócio São os objetos do negócio, tais como: materiais, informações e produtos, que são utilizados ou produzidos pelo negócio. Os recursos são organizados em estruturas e têm relação uns com os outros. São manipulados, usados, consumidos, transformados, produzidos

16 2) Processos de Negócios
As atividades conduzidas no negócio durante o qual o estado dos recursos do negócio mudam. Os processos descrevem como o trabalho é feito no negócio, devem mostrar como o negócio é conduzido. O processo é então um conjunto ordenado de atividades de trabalho ao longo do tempo, com um começo e fim bem definidos com entradas e saídas, sendo também governado pelas regras.

17 3)Regras do Negócio Sentenças que definem ou restringem algum aspecto do negócio, representam um conhecimento o respeito do negócio. As regras definem como o negócio deve ser conduzido (como os processos devem ser executados). Regras podem definir como os recursos devem ser estruturados e relacionados uns com os outros.

18

19 Como Definir a Equipe A equipe de modelagem de negócios, cujos
membros atuam como analista do processo de negócio, convida os representantes dos envolvidos para entender o problema a ser resolvido e a natureza do domínio do negócio da empresa. Essa equipe de modelagem de negócios mais ampla precisa ter bons conhecimentos do domínio do negócio e também saber como os sistemas atuais são utilizados para automatizar os negócios, ter boas habilidades de facilitação.

20 Escopo da Modelagem de Negócios
Um esforço para modelagem de negócios pode ter diferentes escopos dependendo do contexto e da necessidade.

21 1 - Organograma Você pode elaborar um mapa simples da organização e de seus processos para compreender melhor os requisitos do aplicativo que está criando. 2 - Modelagem de Domínios Se você estiver criando aplicativos cuja principal finalidade é gerenciar e apresentar informações. 3 - Um Negócio, Muitos Sistemas

22 Se você estiver criando um sistema grande ou uma família de aplicativos, poderá empreender um esforço para modelagem de negócios que servirá de subsídio para vários projetos de engenharia de software. 4 - Modelo de Negócios Genérico Se você estiver criando um aplicativo que será usado por várias empresas. 5 - Novo Negócio Se uma empresa decidiu iniciar uma linha

23 de negócios totalmente nova e desenvolver sistemas de informação de suporte, deverá ser realizado um esforço para modelagem de negócios. Nesse caso, a finalidade da modelagem de negócios não é apenas identificar os requisitos do sistema, mas também determinar a viabilidade da nova linha de negócios. 6 - Renovação Se uma empresa decidiu renovar completamente sua forma de fazer negócios “reengenharia de negócios” a modelagem de negócios geralmente consiste em um ou mais projetos independentes.

24 negócios geralmente consiste em um ou mais projetos independentes.

25

26 1) Faça a descrição detalhada dos itens de caso de uso
1) Faça a descrição detalhada dos itens de caso de uso? 2) Quais os tipos de objetos de negócio na UML? 3) Qual é a maior finalidade da modelagem de negócio?

27 Fábio Heitor Ney Marcelo Fabiana Ademar Júlio Gabriel Lucas Alunos


Carregar ppt "Trabalho de Engenharia de Software II"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google