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O que você deve saber sobre

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Apresentação em tema: "O que você deve saber sobre"— Transcrição da apresentação:

1 O que você deve saber sobre
VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO Quando conjugados, os verbos apresentam variações de formas que determinam sua classificação.

2 Classificação dos verbos segundo a prosódia
Formas verbais Rizotônicas Apresentam o acento tônico no radical. Ele sempre pede ajuda ao professor quando não consegue resolver os exercícios. Arrizotônicas Apresentam o acento tônico fora do radical. Maria Clara partirá no próximo voo rumo à Itália. VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO

3 Classificação e conjugação dos verbos
Verbos regulares Eu trabalho em comércio exterior. Muitas pessoas trabalhavam em bancos públicos. Minha irmã trabalhará como executiva em uma grande empresa. Verbos irregulares Aquele aluno sabia tudo sobre a matéria da prova. Os funcionários souberam da greve pelos jornais. VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO

4 Classificação e conjugação dos verbos
Verbos irregulares Saber VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO

5 Classificação e conjugação dos verbos
Verbos irregulares Saber VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO

6 Classificação e conjugação dos verbos
Verbos irregulares Saber VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO

7 Classificação e conjugação dos verbos
Verbos irregulares Saber VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO

8 Classificação e conjugação dos verbos
Verbos anômalos Eu fui uma criança muito brincalhona. Eu sou, hoje, um trabalhador metódico. VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO

9 Classificação e conjugação dos verbos
Verbos anômalos Ser e ir VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO

10 Classificação e conjugação dos verbos
Verbos anômalos Ser e ir VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO

11 Classificação e conjugação dos verbos
Verbos anômalos Ser e ir VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO

12 Classificação e conjugação dos verbos
Verbos anômalos Ser e ir VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO

13 Classificação e conjugação dos verbos
Verbos defectivos Adequar, falir, doer, reaver, abolir, banir, colorir, explodir, ruir, exaurir, demolir, delinquir, feder, aturdir, esculpir, extorquir, retorquir, soer (costumar: ter costume de) etc. VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO

14 Classificação e conjugação dos verbos
Verbos defectivos Precaver VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO

15 Classificação e conjugação dos verbos
Verbos defectivos Precaver VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO

16 Classificação e conjugação dos verbos
Verbos defectivos Precaver VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO

17 Classificação e conjugação dos verbos
Verbos abundantes Nós hemos (ou havemos) de vencer a batalha. O particípio regular é empregado com os auxiliares ter e haver. O sujeito é sempre o agente da ação. Eu tinha aceitado o emprego. O particípio irregular é empregado com os auxiliares ser e estar. O sujeito é sempre o paciente da ação. O emprego foi aceito por mim. VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO

18 a) caso não haja disposição para o diálogo sincero e contínuo.
4 (PUC-RS, adaptado) INSTRUÇÃO: Responder à questão a seguir com base no texto, fragmento da mensagem do papa João Paulo II no Dia Mundial da Paz (1o de janeiro de 1980). Para se passar de uma situação menos humana para uma situação mais humana, quer na vida nacional quer na vida internacional, é longo o caminho a percorrer, e nele se há de avançar por fases. (...) Jamais haverá paz sem uma disponibilidade para o diálogo sincero e contínuo. A verdade desenvolve-se, também ela, no diálogo e, por outro lado, fortifica este meio indispensável para a paz. (...) Disponível em: <http://vatican.va.holy_father/john_paul_ ii/messages/peace/documents/>. Acesso em: 26 abr A estrutura que poderia substituir “sem uma disponibilidade para o diálogo sincero e contínuo” (2o parágrafo) sem alterar o sentido da frase é: a) caso não haja disposição para o diálogo sincero e contínuo. b) se não houver total disposição para o diálogo e para a sinceridade. c) inexistindo uma certa disponibilidade para dialogar sinceramente. d) uma vez que não há disposição para dialogar sincera e continuamente. e) contanto que exista uma boa disposição para o diálogo sincero e contínuo. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: A Professor: destaque a noção de condição no período “sem uma disponibilidade para o diálogo sincero e contínuo”. Solicite aos alunos que reelaborem a opção a empregando outras conjunções condicionais (se, desde que) para que percebam a mudança de tempo provocada pela conjunção. VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO — NO VESTIBULAR

19 5 (UFV-MG, adaptado) Assinale a alternativa em que os vocábulos em destaque, formalmente idênticos, são verbos que se remetem a infinitivos distintos. a) Se os PCNs FOREM aplicados, as escolas tenderão a se tornarem melhores. / Se os PCNs “FOREM pro brejo”, a expectativa é que não haverá mudanças. b) Se os PCNs DEREM certo, as escolas tenderão a se tornarem melhores. / Se os PCNs não DEREM certo, as escolas tenderão a permanecer deficientes. c) Se a nova metodologia FIZER a revolução que esperamos, as escolas tenderão a se tornarem melhores. / Se a nova metodologia não FIZER a revolução que desejamos, a expectativa é que não haverá mudanças para melhor. d) Se você VIER a conhecer profundamente os PCNs, entenderá o alcance da proposta. / Se a proposta VIER a ser implantada, as mudanças para melhor virão. e) Se o Governo QUISER sucesso na escola, precisa pagar dignamente aos professores. / Se QUISER... é que, no Brasil, parece que quem quer não pode ou quem pode não quer. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: A VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO — NO VESTIBULAR

20 a) Os advogados INTERPORAM novo recurso.
14 (UEL-PR) A flexão da forma verbal em destaque está correta na frase: a) Os advogados INTERPORAM novo recurso. b) Não admito que as razões dele se SOBREPONHEM às minhas. c) O árbitro INTERVIU e acabou com as provocações. d) Se você o REVIR, será que o reconhecerá? e) Teríamos reclamado, se os guardas o DETESSEM. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: D VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO — NO VESTIBULAR

21 a) interviu / desavieram / reouvessem / veem
15 (UFPE) Preencha as lacunas com um dos verbos entre parênteses. I. O advogado_________ na questão entre posseiros e índios. (interviu – interveio) II. Os deputados _________ -se por causa de questões indianistas. (desavieram – desaveram) III. O que seria dos latifundiários se os índios _________ suas terras? (reouvessem – reavessem) IV. Os ecologistas _________ com bons olhos as causas indígenas. (veem – vêm) A sequência correta é: a) interviu / desavieram / reouvessem / veem b) interviu / desaveram / reouvessem / vêm c) interveio / desavieram / reavessem / vêm d) interveio / desaveram / reavessem / veem e) interveio / desavieram / reouvessem / veem EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: E VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO — NO VESTIBULAR

22 23 (UFPB) VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO — NO VESTIBULAR
Leia o fragmento da crônica indicada para leitura e assinale a questão a ele correspondente: (...) – Ah! Meu nobre amigo! Eu e os meus pedimos essa diferença, por maior que seja. Condenem a um mês ou a um ano os que tirarem ovos ou dormirem na rua; mas condenem a cinquenta ou cem mil-réis aqueles que nos maltratam por qualquer modo, ou não nos DANDO comida suficiente, ou, ao contrário, DANDO-nos excessiva pancada. Estamos prontos a apanhar, é o nosso destino, e eu já estou velho para aprender outro costume; mas seja com moderação, sem esse furor de cocheiros e carroceiros. O que o tal inglês acha pouco para punir os que são cruéis conosco, eu ACHO que é bastante. Quem é pobre não tem vícios. Não exijo cadeia para nossos opressores, mas uma pequena multa e custas, CREIO que serão eficazes. O burro ama só a pele; o homem ama a pele e a bolsa. Dê-se-lhe na bolsa; talvez a nossa pele padeça menos. – Farei o que puder; mas... – Mas o quê? O senhor afinal é da espécie humana, HÁ DE DEFENDER os seus. Eia, fale aos amigos da imprensa; ponha-se à frente de um grande movimento popular. O conselho municipal VAI LEVANTAR um empréstimo, não? Diga-lhe que, se LANÇAR uma pena pecuniária sobre os que maltratam burros, COBRIRÁ cinco ou seis vezes o empréstimo, sem pagar juro, e ainda lhe sobrará dinheiro para o Teatro Municipal, e para teatros paroquiais, se quiser. Ainda uma vez, respeitável senhor, cuide um pouco de nós. Foram os homens que descobriram que nós éramos seus tios, senão diretos, por afinidade. Pois, meu caro sobrinho, é tempo de reconstituir a família. Não nos abandone, como no tempo em que os burros eram parceiros dos escravos. Faça o nosso Treze de Maio. Lincoln dos teus maiores, segundo o evangelho de Darwin, expede a proclamação da nossa liberdade! ASSIS, Machado de. Direitos dos burros. Em: Fuga do hospício e outras crônicas. São Paulo: Ática, 1998. p (Para Gostar de Ler, v. 26.) EXERCÍCIOS ESSENCIAIS VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO — NO VESTIBULAR

23 23 As afirmações que seguem sobre as formas verbais e suas relações de sentido, no fragmento da crônica de Machado de Assis, estão corretas, EXCETO: a) A ocorrência acentuada do modo imperativo caracteriza uma sequência textual descritiva, ao destacar qualidades de objetos, ambientes, ações ou estados. b) As formas verbais lançar e cobrirá marcam a correlação modo-temporal, numa referência a fatos que ainda não aconteceram. c) As ocorrências da forma nominal dando, no gerúndio, indicam o modo como a ação narrada está em curso. d) As locuções verbais há de defender e vai levantar substituem o futuro do presente simples dos verbos principais, atribuindo responsabilidade ao interlocutor (homem) e informando uma ação prestes a se realizar, respectivamente. e) As formas verbais simples no presente do indicativo acho e creio marcam a subjetividade da personagem (burro), legitimando sua opinião de forma gradual, do duvidoso ao possível. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: A VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO — NO VESTIBULAR


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