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CSCL – uma visão Geral Patricia Tedesco e Sandra Siebra.

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Apresentação em tema: "CSCL – uma visão Geral Patricia Tedesco e Sandra Siebra."— Transcrição da apresentação:

1 CSCL – uma visão Geral Patricia Tedesco e Sandra Siebra

2 CSCL2 Plano de Aula Motivação Colaboração Aprendizagem Colaborativa Ambientes de Aprendizagem Colaborativa Conclusão

3 CSCL3 Motivação “O conhecimento tem dobrado a cada 17 anos desde o tempo de Newton.Nós temos enfrentado este desafio, principalmente através da especialização, a ponto de termos hoje cerca de 10.000 especialidades” Hamming, R.W. "How to think about trends", em Beyond Calculation, Copernicus Press (p.73) Necessidade de Atualização Necessidade de Aperfeiçoamento

4 CSCL4 Principais Obstáculos Disponibilidade das pessoas (tempo) Dificuldade de se locomover até o local das aulas Custo e eficácia dos programas de capacitação Falta de flexibilidade dos programas de capacitação Diversidade das necessidades de capacitação

5 CSCL5 Dados de Mercado

6 CSCL6 A idéia da Colaboração

7 CSCL7 Colaboração x Cooperação Colaboração - é uma atividade síncrona, resultante de um esforço contínuo para criar e manter uma concepção compartilhada do problema. Cooperação - divisão do trabalho entre participantes, onde cada pessoa é responsável por uma parte do problema a ser resolvido.

8 CSCL8 Colaboração “Parte do princípio que dois ou mais indivíduos trabalhando conjuntamente possam chegar a uma situação de equilíbrio, onde idéias possam ser trocadas, distribuídas entre os participantes do grupo, gerando assim, novas idéias, novos conhecimentos, frutos do trabalho coletivo.” (Dillenbourg et al. 1994)

9 CSCL9 Modelando a Colaboração

10 CSCL10 Aprendizagem Colaborativa Centrada no aluno Baseada na construção do conhecimento A través de discussões, reflexões e tomada de decisões Orientada a trabalho em grupo Realizada no ritmo do aluno

11 CSCL11 Aprendizagem centrada no Aluno

12 CSCL12 Aprendizagem Colaborativa Aprendizagem tradicionalAprendizagem colaborativa Sala de aulaAmbiente de aprendizagem Professor - autoridadeProfessor - orientador Centrada no ProfessorCentrada no Aluno Aluno - "Uma garrafa a encher"Aluno - "Uma lâmpada a iluminar" Reativa, passivaProativa, investigativa Ênfase no produtoÊnfase no processo Aprendizagem em solidãoAprendizagem em grupo MemorizaçãoTransformação

13 CSCL13 Por que Aprendizagem Colaborativa? Conhecer pontos de vistas diferentes Compartilhar trabalho Formar/Consolidar comunidades virtuais de aprendizes Encorajar discussões em grupo Promover reflexão Construção do conhecimento Resolução de problemas

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15 CSCL15 Aumentando a Eficácia

16 CSCL16 CSCL – Aprendizagem Colaborativa Suportada por Computador Recursos computacionais atuam como facilitadores do processo de ensino- aprendizagem CSCL é um campo de pesquisa que estuda o projeto e utilização de ambientes de aprendizagem colaborativa (AAC). Derivada da CSCW (Computer Supported Cooperativa Work) Ex: AMADeUs, Belvedere, AulaNet, etc

17 CSCL17 Aspectos a Considerar no Aprendizado Colaborativo A Situação A Interação Negociar é mais colaborativo do que mandar. Os Mecanismos de Aprendizado Conflito Explicação Os Efeitos

18 CSCL18 Como auxiliar o Processo? Estabelecendo as condições iniciais Auxiliando as interações produtivas... Via interface, por exemplo Monitorando e Regulando a Interação

19 CSCL19 Tipos Característicos de Interação Colaborativa Negociação Co-Construção de Soluções Exploração de Alternativas Diferentes Uso do colega como recurso de aprendizagem Argumentação Articular os conflitos ajuda não só a refinar o processo de solução, mas também a evitar fenômenos como o Paradoxo de Abilene.

20 CSCL20 Auxiliando o Processo de Colaboração Estruturando o Processo Estruturar a Interação Dar ao grupo tarefas e papéis a realizar. Regulando a Interação Presença de Moderador

21 CSCL21 Orientando o Processo... Orientar o processo de colaboração significa... Gerenciar as atividades relacionadas com a interação, e.g. Atribuir papéis (líder, expert, questionador) Detectar conflitos e mal-entendidos, e utilizá-los para promover reflexão Propor tarefas adequadas a cada participante

22 CSCL22 Orientando automaticamente... O framework Degree (Barros e Verdejo 2000) Nível do desempenho: guarda as ações Nível de análise: guarda um conjunto de atributos que caracteriza a interação. Orientador: pega o nível da análise, e manda feedback de volta para os alunos.

23 CSCL23 De maneira Geral... Coletar dados Construir Modelo Comparar Modelos Guiar Interação TransparênciaMeta-Cognição Aconselhamento

24 CSCL24 Ambientes de Aprendizagem Colaborativa Enquadramos em três tipos (segundo Jermann 2001]: Sistemas que refletem ações Sistemas que monitoram o estado das interações Sistemas que dão aconselhamento

25 CSCL25 Sistemas que refletem ações Mostram as ações dos participantes uns aos outros Gravam log Não utiliza, a priori, nenhuma técnica de Inteligência Artificial (IA) Possuem vários recursos gráficos e formas de comunicação.

26 CSCL26 A Interface Groove

27 CSCL27 AulaNet Ambiente de criação e manutenção de cursos apoiados em tecnologia da Internet Pode ser utilizado tanto para ensino a distância como para complementação às atividades de educação presencial e treinamento de profissionais. http://www.aulanet.com.br

28 CSCL28 Sistemas que monitoram o estado da Interação Modelam o estado da interação Tem ferramentas para ajudar os participantes a auto-diagnosticarem a interação. Fazem uso de alguma técnica de IA Duas categorias: Aqueles que agregam os dados da interação dentro de um conjunto de indicadores de alto nível e exibe eles aos participantes Aqueles que internamente comparam o corrente estado da interação com um modelo de interação ideal, mas não revelam essa informação ao usuário.

29 CSCL29 HabiPro Do espanhol “Habitos de Programación” Sistema colaborativo, distribuído e síncrono. Projetado para desenvolver bons hábitos de programação. Propõe problemas como: Encontrar erros em um programa Prever a saída de um programa Completar o código de um programa

30 HabiPro

31 CSCL31 EPSILON Encouraging Positive Social Interaction while Learning ON-line Contexto de projeto orientado a objetos Analisa as conversações e ações dos membros do grupo Tenta identificar situações onde os estudantes são capazes de compartilhar conhecimento

32 CSCL32 EPSILON Faz uso de um agente facilitador que: Observa conversações do grupo e dinamicamente analisa as verdades contidas no diálogo (baseado em atos da fala) Identifica ações como corretas e incorretas Começou a explorar método de aprendizagem de máquina supervisionada Visa descobrir e usar tipos de diálogo mais efetivos Alguns testes realizados com redes neurais.

33 EPSILON

34 CSCL34 Sistemas que oferecem aconselhamento Tentam ajudar os colaboradores por sugerir ações que podem ser úteis na interação Analisam o estado da colaboração usando um modelo de interação e oferecem aconselhamento para tornar o processo de aprendizado mais efetivo Utilizam a abordagem de agentes

35 CSCL35 LeCS (Rosatelli) Learning from Case Studies Sistema que trabalha colaborativamente sobre a solução de um estudo de caso. Provê os estudantes com: Browser, uma ferramente de chat, editor de texto colaborativo e uma ferramenta representativa da solução construída Implementado em Delphi Arquitetura Cliente-Servidor Faz uso de agentes

36 LeCS – Learning from Case Studies

37 CSCL37 COLER (González) COllaborative Learning Environment for Entity-Relationship Modeling Contexto: Modelagem Entidade Relacionamento Usa árvores de decisão para orientar estudantes a aprender colaborativamente.

38 CSCL38 COLER Um agente companheiro pessoal foi implementado e incluído para cada estudante dentro do COLER Cada agente Analiza o estado da interação Guia o estudante por ações recomendadas para melhorar a interação Estudantes primeiro resolvem problemas individualmente, depois se juntam em grupos.

39 CSCL39 Agente orientador pessoal

40 COLER

41 CSCL41 Um exemplo de CSCL no CIn: OXEnTCHÊ-Chat OXEnTCHÊ-Chat é um chat para ambientes colaborativos educacionais, que provê feedback para professores e alunos sobre o processo de aprendizado.

42 CSCL42 O que há em comum? Chat Fórum de discussões Quadro de Avisos Email Detector de pessoas presentes no ambiente Vídeoconferência

43 CSCL43 Conclusão Colaboração é algo importante Necessidade de suporte apropriado! Interação é um fator chave em ambientes de aprendizado Porém nem sempre está sendo aproveitada Muitos sistemas que se dizem inteligentes só fazem logar interações, não as usam pra nada!

44 CSCL44 Conclusão A aprendizagem colaborativa pode ser incentivada através de ambientes que possibilitam a comunicação, a troca de idéias e a tomada de decisões Para tornar os ambientes mais efetivos, técnicas de IA vêm sendo usadas: Sistemas multiagentes Modelagem do Usuário Aprendizagem de máquina Solução baseada em casos Árvores de decisão


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