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PublicouIuri Rama Alterado mais de 9 anos atrás
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CSCL – uma visão Geral Patricia Tedesco e Sandra Siebra
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CSCL2 Plano de Aula Motivação Colaboração Aprendizagem Colaborativa Ambientes de Aprendizagem Colaborativa Conclusão
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CSCL3 Motivação “O conhecimento tem dobrado a cada 17 anos desde o tempo de Newton.Nós temos enfrentado este desafio, principalmente através da especialização, a ponto de termos hoje cerca de 10.000 especialidades” Hamming, R.W. "How to think about trends", em Beyond Calculation, Copernicus Press (p.73) Necessidade de Atualização Necessidade de Aperfeiçoamento
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CSCL4 Principais Obstáculos Disponibilidade das pessoas (tempo) Dificuldade de se locomover até o local das aulas Custo e eficácia dos programas de capacitação Falta de flexibilidade dos programas de capacitação Diversidade das necessidades de capacitação
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CSCL5 Dados de Mercado
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CSCL6 A idéia da Colaboração
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CSCL7 Colaboração x Cooperação Colaboração - é uma atividade síncrona, resultante de um esforço contínuo para criar e manter uma concepção compartilhada do problema. Cooperação - divisão do trabalho entre participantes, onde cada pessoa é responsável por uma parte do problema a ser resolvido.
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CSCL8 Colaboração “Parte do princípio que dois ou mais indivíduos trabalhando conjuntamente possam chegar a uma situação de equilíbrio, onde idéias possam ser trocadas, distribuídas entre os participantes do grupo, gerando assim, novas idéias, novos conhecimentos, frutos do trabalho coletivo.” (Dillenbourg et al. 1994)
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CSCL9 Modelando a Colaboração
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CSCL10 Aprendizagem Colaborativa Centrada no aluno Baseada na construção do conhecimento A través de discussões, reflexões e tomada de decisões Orientada a trabalho em grupo Realizada no ritmo do aluno
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CSCL11 Aprendizagem centrada no Aluno
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CSCL12 Aprendizagem Colaborativa Aprendizagem tradicionalAprendizagem colaborativa Sala de aulaAmbiente de aprendizagem Professor - autoridadeProfessor - orientador Centrada no ProfessorCentrada no Aluno Aluno - "Uma garrafa a encher"Aluno - "Uma lâmpada a iluminar" Reativa, passivaProativa, investigativa Ênfase no produtoÊnfase no processo Aprendizagem em solidãoAprendizagem em grupo MemorizaçãoTransformação
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CSCL13 Por que Aprendizagem Colaborativa? Conhecer pontos de vistas diferentes Compartilhar trabalho Formar/Consolidar comunidades virtuais de aprendizes Encorajar discussões em grupo Promover reflexão Construção do conhecimento Resolução de problemas
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CSCL15 Aumentando a Eficácia
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CSCL16 CSCL – Aprendizagem Colaborativa Suportada por Computador Recursos computacionais atuam como facilitadores do processo de ensino- aprendizagem CSCL é um campo de pesquisa que estuda o projeto e utilização de ambientes de aprendizagem colaborativa (AAC). Derivada da CSCW (Computer Supported Cooperativa Work) Ex: AMADeUs, Belvedere, AulaNet, etc
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CSCL17 Aspectos a Considerar no Aprendizado Colaborativo A Situação A Interação Negociar é mais colaborativo do que mandar. Os Mecanismos de Aprendizado Conflito Explicação Os Efeitos
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CSCL18 Como auxiliar o Processo? Estabelecendo as condições iniciais Auxiliando as interações produtivas... Via interface, por exemplo Monitorando e Regulando a Interação
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CSCL19 Tipos Característicos de Interação Colaborativa Negociação Co-Construção de Soluções Exploração de Alternativas Diferentes Uso do colega como recurso de aprendizagem Argumentação Articular os conflitos ajuda não só a refinar o processo de solução, mas também a evitar fenômenos como o Paradoxo de Abilene.
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CSCL20 Auxiliando o Processo de Colaboração Estruturando o Processo Estruturar a Interação Dar ao grupo tarefas e papéis a realizar. Regulando a Interação Presença de Moderador
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CSCL21 Orientando o Processo... Orientar o processo de colaboração significa... Gerenciar as atividades relacionadas com a interação, e.g. Atribuir papéis (líder, expert, questionador) Detectar conflitos e mal-entendidos, e utilizá-los para promover reflexão Propor tarefas adequadas a cada participante
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CSCL22 Orientando automaticamente... O framework Degree (Barros e Verdejo 2000) Nível do desempenho: guarda as ações Nível de análise: guarda um conjunto de atributos que caracteriza a interação. Orientador: pega o nível da análise, e manda feedback de volta para os alunos.
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CSCL23 De maneira Geral... Coletar dados Construir Modelo Comparar Modelos Guiar Interação TransparênciaMeta-Cognição Aconselhamento
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CSCL24 Ambientes de Aprendizagem Colaborativa Enquadramos em três tipos (segundo Jermann 2001]: Sistemas que refletem ações Sistemas que monitoram o estado das interações Sistemas que dão aconselhamento
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CSCL25 Sistemas que refletem ações Mostram as ações dos participantes uns aos outros Gravam log Não utiliza, a priori, nenhuma técnica de Inteligência Artificial (IA) Possuem vários recursos gráficos e formas de comunicação.
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CSCL26 A Interface Groove
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CSCL27 AulaNet Ambiente de criação e manutenção de cursos apoiados em tecnologia da Internet Pode ser utilizado tanto para ensino a distância como para complementação às atividades de educação presencial e treinamento de profissionais. http://www.aulanet.com.br
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CSCL28 Sistemas que monitoram o estado da Interação Modelam o estado da interação Tem ferramentas para ajudar os participantes a auto-diagnosticarem a interação. Fazem uso de alguma técnica de IA Duas categorias: Aqueles que agregam os dados da interação dentro de um conjunto de indicadores de alto nível e exibe eles aos participantes Aqueles que internamente comparam o corrente estado da interação com um modelo de interação ideal, mas não revelam essa informação ao usuário.
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CSCL29 HabiPro Do espanhol “Habitos de Programación” Sistema colaborativo, distribuído e síncrono. Projetado para desenvolver bons hábitos de programação. Propõe problemas como: Encontrar erros em um programa Prever a saída de um programa Completar o código de um programa
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HabiPro
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CSCL31 EPSILON Encouraging Positive Social Interaction while Learning ON-line Contexto de projeto orientado a objetos Analisa as conversações e ações dos membros do grupo Tenta identificar situações onde os estudantes são capazes de compartilhar conhecimento
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CSCL32 EPSILON Faz uso de um agente facilitador que: Observa conversações do grupo e dinamicamente analisa as verdades contidas no diálogo (baseado em atos da fala) Identifica ações como corretas e incorretas Começou a explorar método de aprendizagem de máquina supervisionada Visa descobrir e usar tipos de diálogo mais efetivos Alguns testes realizados com redes neurais.
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EPSILON
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CSCL34 Sistemas que oferecem aconselhamento Tentam ajudar os colaboradores por sugerir ações que podem ser úteis na interação Analisam o estado da colaboração usando um modelo de interação e oferecem aconselhamento para tornar o processo de aprendizado mais efetivo Utilizam a abordagem de agentes
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CSCL35 LeCS (Rosatelli) Learning from Case Studies Sistema que trabalha colaborativamente sobre a solução de um estudo de caso. Provê os estudantes com: Browser, uma ferramente de chat, editor de texto colaborativo e uma ferramenta representativa da solução construída Implementado em Delphi Arquitetura Cliente-Servidor Faz uso de agentes
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LeCS – Learning from Case Studies
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CSCL37 COLER (González) COllaborative Learning Environment for Entity-Relationship Modeling Contexto: Modelagem Entidade Relacionamento Usa árvores de decisão para orientar estudantes a aprender colaborativamente.
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CSCL38 COLER Um agente companheiro pessoal foi implementado e incluído para cada estudante dentro do COLER Cada agente Analiza o estado da interação Guia o estudante por ações recomendadas para melhorar a interação Estudantes primeiro resolvem problemas individualmente, depois se juntam em grupos.
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CSCL39 Agente orientador pessoal
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COLER
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CSCL41 Um exemplo de CSCL no CIn: OXEnTCHÊ-Chat OXEnTCHÊ-Chat é um chat para ambientes colaborativos educacionais, que provê feedback para professores e alunos sobre o processo de aprendizado.
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CSCL42 O que há em comum? Chat Fórum de discussões Quadro de Avisos Email Detector de pessoas presentes no ambiente Vídeoconferência
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CSCL43 Conclusão Colaboração é algo importante Necessidade de suporte apropriado! Interação é um fator chave em ambientes de aprendizado Porém nem sempre está sendo aproveitada Muitos sistemas que se dizem inteligentes só fazem logar interações, não as usam pra nada!
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CSCL44 Conclusão A aprendizagem colaborativa pode ser incentivada através de ambientes que possibilitam a comunicação, a troca de idéias e a tomada de decisões Para tornar os ambientes mais efetivos, técnicas de IA vêm sendo usadas: Sistemas multiagentes Modelagem do Usuário Aprendizagem de máquina Solução baseada em casos Árvores de decisão
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