A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Viroses HÁ VÍRUS QUE ATACAM TODAS AS ESPÉCIES ! BACTÉRIAS PLANTAS ANIMAIS MAS, AFINAL, O QUE É UM VÍRUS? Vírus: Microorganismos que se multiplicam dentro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Viroses HÁ VÍRUS QUE ATACAM TODAS AS ESPÉCIES ! BACTÉRIAS PLANTAS ANIMAIS MAS, AFINAL, O QUE É UM VÍRUS? Vírus: Microorganismos que se multiplicam dentro."— Transcrição da apresentação:

1 Viroses HÁ VÍRUS QUE ATACAM TODAS AS ESPÉCIES ! BACTÉRIAS PLANTAS ANIMAIS MAS, AFINAL, O QUE É UM VÍRUS? Vírus: Microorganismos que se multiplicam dentro de células vivas. usam ( em maior ou menor grau) o sistema de síntese das células. induzem a síntese de ácido nucléico viral e proteínas capazes de auxiliá-los a infectar novas células seu único objetivo é perpetuar-se na natureza

2 Retro-virus herpesvírus vírus influenza 100 nm Adenovírus

3 A transmissão de doenças virais pode se dar de diversas formas: Através de secreções. Ex: Saliva, vírus da raiva. Através de fluídos corporais, como o esperma e o sangue. Ex: HIV (o vírus da AIDS). Através de gotículas em suspensão no ar. Ex: Gripe ( Influenzavirus ). Através de vetores animais, como os arbovírus ( ar thropod bo rne vírus – Vírus originados de artrópodes). Ex: Vírus da febre amarela e da dengue ( Flavivirus, vetor: Aedes aegypti ). Através do toque ! Ex: Vírus da Herpes simples labial (HSV-1).

4 Alguns Vírus e Principais sintomas Gripe Gotículas de secreção expelidas pelas vias respiratórias. Sintomas: problemas respiratórios, febre, dores no corpo, cefaléia, anorexia, náusea, vômito. Hepatite A e E Gotículas de muco, saliva e contaminação fecal de água e objetos. Sintomas: mal-estar, fraqueza, anorexia, náusea, dores abdominais, urina escura, pele amarelada. Poliomielite transmissão fecal-oral,objetos contaminados por fezes. Provoca paralisia muscular nos casos mais graves. Raiva (hidrofobia) Saliva de animais infectados. Ataca primeiro o sistema nervoso periférico e progride ata atingir o sistema nervoso central; não há cura.

5 Alguns Vírus e Principais sintomas Rubéola Contato direto e saliva Sintomas: exantema, febre, mal-estar, conjuntivite. Sarampo Contato direto e objetos contaminados. Sintomas: febre tosse seca, conjuntivite, fotofobia, exantema. Catapora (varicela) Contato direto, saliva e objetos contaminados. Sintomas: febre, anorexia (falta de apetite), náusea, exantema (pintinhas vermelhas), bolas com liquido claro. Sida (Síndrome de imunodeficiência adquirida)AIDS

6 A I D S (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) H I V (Vírus da Imunodeficiência Humana) Retrovírus que tem uma enzima especial chamada transcriptase reversa que permite a produção de DNA a partir de RNA. Contágio O contágio se dá por relações sexuais, transfusões de sangue e uso de seringas e agulhas compartilhadas. Ciclo de Vida O HIV ataca o LINFÓCITO T4(general de divisão). O vírus se liga á proteína CD4 presente no linfócito. Profilaxia NÃO HÁ VACINA CONTRA A AIDS. O mais novo tratamento da doença é o COQUETEL TRÍPLICE. Os doentes medicados obtiveram uma diminuição em 98,9% da quantidade de HIV no organismo. O coquetel é formado por AZT e 3TC (inibidores da enzima trascriptase reversa), e uma droga conhecida com inibidora da protease.

7 DOENÇAS (Bacterioses) AGENTE CAUSADORMODO DE TRANSMISSÃOPARTICULARIDADES BOTULISMO Clostridium botulinum Ingestão de alimento na qual houve desenvolvimento da bactéria com liberação de toxinas,geralmente enlatados. A doença é causada pela toxina presente no alimento ingerido e não pela bactéria, uma vez que esta não sobrevive no corpo. TÉTANO Clostridium tetani Contaminação acidental de ferimentos profundos. Os agentes causadores geralmente habitam o solo e não são parasitas,causando a doença quando em contato com um ferimento. PNEUMONIA Streptococcus pneumoniae Inalação de ar contaminado.Localiza-se nos pulmões. TUBERCULOSE Mycobacterium lubercu/osis Ar contaminadoAtacam normalmente os pul- mões, mas podem se localizar em outras partes da corpo, tais como as meninges membranas que envolvem o cérebro), os ossos, o nervo óptico. SÍFILIS Treponema pallidumContato sexualA doença pode ser transmitida ao feto durante a gravidez.

8 Flagellata ( locomoção por flagelos) Trypanosoma cruzi

9 Agente transmissor da doença de chagas. Vivendo nas frestas das casas de pau-a-pique esse inseto de hábitos noturnos e hematófago transmite os tripanossomos ao seres humanos. As formas infectantes, por meio da corrente sanguinea chegam geralmente ao tecido muscular estriado cardíaco ou ao musculo liso do tubo digestório.

10 Distribuição geográfica da malária e seu agente transmissor. > 300 milhões de casos por ano > 1 milhão de mortes por ano 200 crianças por hora (P. falciparum) Anopheles sp.

11 No Brasil, ocorrem anualmente 300 a 500 mil casos por ano. P. vivax é a espécie comum no Brasil (aproximadamente 80% dos casos) A grande maioria dos casos ocorre na Amazônia legal (>99%) : Pará e Amazonas. Epidemiologia da malária no Brasil

12 Classe Cestoda Taenia saginata Taenia soliun

13 Ciclo de vida Taenia solium

14 Classe Trematoda Schistosoma mansoni ovo cercaria

15 Ciclo de vida Schistosoma mansoni

16 Ciclo de vida de Ascaris lumbricoides


Carregar ppt "Viroses HÁ VÍRUS QUE ATACAM TODAS AS ESPÉCIES ! BACTÉRIAS PLANTAS ANIMAIS MAS, AFINAL, O QUE É UM VÍRUS? Vírus: Microorganismos que se multiplicam dentro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google