A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MATERIAIS DE LABORATÓRIO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MATERIAIS DE LABORATÓRIO"— Transcrição da apresentação:

1 MATERIAIS DE LABORATÓRIO

2 O que são materiais de laboratório?
Chama-se material de laboratório os instrumentos e equipamentos utilizados pelos cientistas para manipulação específica em química, física e bioquímica para realizar uma experiência, efetuar medições ou reunir dados.

3 Equipamentos de laboratório

4 Pêra ou pompete É usado para encher pipetas por sucção, principalmente no caso de líquidos que são voláteis, irritantes ou tóxicos.

5 Agitador magnético Utilizado no preparo de soluções e em reações químicas quando se faz necessário uma agitação constante ou aquecimento.

6 Balança analítica A balança analítica é muito utilizada em laboratório para obter massas com alta precisão nos resultados.

7 Balança semi-analítica
As balanças semi-analíticas são utilizadas em laboratórios de diversas áreas como: microbiologia, farmácia, bioquímica, química e outros. O que difere uma balança analítica de uma semi-analítica é apenas o grau de precisão na hora da pesagem.

8 Capela de exaustão Resiste aos solventes e fácil limpeza, com deslocamento vertical (tipo guilhotina) e sistema de contrapeso. Ela é responsável por mandar pra fora todo o vapor tóxico procedente dos produtos químicos.

9 Capela de fluxo laminar
É um equipamento de laboratório projetado para criar áreas de trabalho estéreis para a manipulação de materiais biológicos ou estéreis que não possam sofrer contaminação do meio ambiente, garantindo a segurança da manipulação.

10 Colher de deflagração Utiliza-se para realizar pequenas combustões de substâncias ou observar o tipo de chama, reação, entre outros.

11 Pinça de Mohr Usada para obstruir a passagem de um líquido ou gás, que passa através de tubos flexíveis. Fabricada em latão cromado ou aço carbono cromado.

12 Centrífuga É um aparelho que acelera o processo de decantação. Devido ao movimento de rotação, as partículas de maior densidade, por inércia, são arremessadas para o fundo do tubo.

13 Colorímetro Instrumento que utiliza amostras de substâncias desconhecidas para determiná-las, através do nível de absorção, que modifica sua coloração.

14 Microscópio Aparelho óptico utilizado para visualizar estruturas minúsculas, que não é possível enxergar a olho nu.

15 Dessecador Aparelho que contêm substâncias higroscópicas (que absorvem a umidade do meio). É usado quando é necessário esfriar ou preservar algum material sem que haja absorção de umidade.

16 Banho maria É um dispositivo que permite aquecer substâncias de forma indireta(banho-maria), ou seja, que não podem ser expostas a fogo direto.

17 Bico de gás Um dos aparelhos mais frequentemente usados em laboratório é o bico de gás, que pode receber várias designações de acordo com o seu aspecto, sendo o mais comum o Bico de Bunsen.

18 Estufa Aparelho elétrico utilizado para dessecação ou secagem de substâncias sólidas, evaporações lentas de líquidos, etc.

19 Papel de filtro Papel poroso, que retém as partículas sólidas, deixando passar apenas a fase líquida. Usado em procedimentos de filtração.

20 Pinça metálica e de madeira
Ambas são utilizadas para manipular objetos quentes. Porém, a pinça de madeira é mais especificamente utilizada no manuseio dos tubos de ensaio.

21 Garras e argolas de ferro
Servem para a montagem e a sustentação dos aparelhos de laboratório.

22 Garras e argola de ferro

23 Mufla Tipo de estufa para altas temperaturas. Consiste basicamente de uma câmara metálica com revestimento interno feito de material refractário e equipada com resistências capazes de elevar a temperatura interior a valores acima de 1000°C. As muflas mais comuns possuem faixas de trabalho que variam de 200°C a 1400°C.

24 Pisseta É empregada na lavagem de recipientes por meio de jatos de água ou de outros solventes. O mais utilizado é o de plástico pois é prático e seguro.

25 Suporte universal Um tipo de suporte que sustenta todos os tipos de materiais de laboratório, composto por uma placa de ferro, e uma barra de ferro onde se colocam garras, prendedores e argolas para segurar os equipamentos.

26 Suporte para tubo de ensaio
É utilizado para apoiar tubos de ensaio. Pode ser de madeira, metálico ou de outros tipos de materiais.

27 Tela ou rede de amianto É um trançado de fios de ferro, tendo no centro um disco de amianto que recebe calor do bico de Bunsen e distribui o calor uniformemente para todos os recipientes sobre ela.

28 Trompa de vácuo Aproveita-se de uma corrente de água para aspirar o ar, por uma abertura lateral; é usada para as "filtrações a vácuo“.

29 Manta aquecedora A manta aquecedora é um aparelho utilizado para promover o aquecimento de soluções. Possui o fundo em forma circular revestido por lã acrílica que permite um aquecimento eficaz e evita as perdas de calor para o exterior. Muito usada nas destilações, filtrações a quente e em operações que exijam um aquecimento forte sem perdas de calor.

30 Espátula É um utensílio destinado a transferir pequenas porções de substâncias sólidas. Este instrumento serve, basicamente, como uma colher.

31 Tripé de ferro Serve como apoio para a tela de amianto e para equipamentos que são colocados sobre ela.

32 Estante de madeira Utilizada para dar suporte a pipetas, buretas e bastões de vidro

33 Vidrarias Grande parte dos equipamentos utilizados em laboratório é de vidro em função da transparência e das demais propriedades desse material, que variam conforme o tipo de vidro utilizado: vidro comum, vidro pirex e vidro de quartzo fundido.

34 Béquer São usados na maioria das vezes para fazer reações entre soluções, dissolver diversas substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e preparar soluções simples. Os de laboratório geralmente são feitos de vidro borisilicato, pois estes são mais resistentes ao calor . Também existem béqueres de plástico e de metal.

35 Bastão de vidro Serve para agitar ou auxiliar a transferência de líquidos de um recipiente a outro. Ela é feita de vidro para não causar uma reação química na substância em questão.

36 Pipeta graduada Usada para medir e transferir volumes variáveis de líquidos ou soluções, com significativa precisão.

37 Pipeta volumétrica Para medir e transferir um líquido ou solução, porém mais preciso que a pipeta graduada.

38 Tubo de ensaio Os tubos de ensaio são recipientes de vidro alongados e cilíndricos, comumente usados em experiências com pouco volume, podendo ser aquecido no Bico de Bunsen.

39 Proveta É um tubo cilíndrico com base e aberto em cima, que pode ser fabricado com plástico ou vidro. É utilizada para medição de volumes de líquidos, com baixa precisão. Sua graduação pode ser variada, assim como sua altura.

40 Erlenmeyer É um frasco de vidro ou plástico com uma utilização vasta, podendo ser usado para misturas e soluções, mas a sua utilização mais comum é para a titulação.

41 Bureta É um tipo de vidraria disposta na vertical (com escoamento de fluido de forma gravitacional), sustentada por um suporte universal (com garras) e, quando em utilização, posicionada sobre um béquer ou erlenmeyer.

42 Kitassato São frascos de vidro resistente, de forma semelhante ao erlenmeyer, mas na parte mediana do gargalo apresenta uma saída lateral circular. Utilizado para verificar a presença de umidade em gases.

43 Tubo em U Tubo recurvado em forma de U, quando preenchido com uma solução especial funciona como ponte salina permitindo a passagem de íons na montagem de uma pilha de Daniell;

44 Vidro de relógio Usado para pesar pequenas quantidades de substâncias, para evaporar pequenas quantidades de soluções e para cobrir béqueres e outros recipientes.

45 Balão volumétrico Utilizado para preparar e diluir soluções com volumes precisos e variados.

46 Balão de fundo chato É usado para aquecer e preparar soluções e realizar reações com desprendimento de gases.

47 Balão de fundo redondo Vidraria de uso semelhante ao balão de fundo chato, mas mais apropriado a aquecimentos sob refluxo;

48 Cristalizador Vidraria que possui grande superfície que faz com que o solvente evapore com maior rapidez;

49 Funil de decantação Recipiente de vidro em forma de pêra, que possui uma torneira. É Utilizado para separar líquidos imiscíveis. Deixa-se decantar a mistura; a seguir abre-se a torneira deixando escoar a fase mais densa.

50 Funil de haste longa Confeccionado em vidro, é utilizado na retenção de partículas sólidas, além da filtração. Mesmo sendo uma vidraria de laboratório, o funil de haste longa não deve ser aquecido.

51 Condensador de Liebig Constituído por um tubo de vidro de forma cilíndrica no interior do qual se encontra outro tubo de vidro de menor diâmetro. São mais utilizados em destilações em que o líquido entra em ebulição muito rapidamente e produz grandes quantidades de vapor, não havendo necessidade de percorrer a serpentina para condensar.

52 Condensador de Allihn No Condensador Allihn a água, responsável pelo arrefecimento do sistema, circula externamente e o vapor internamente nas "bolhas", escorrendo e sendo recolhido na parte inferior. Nesse tipo de condensador a água deve ser injetada na parte inferior e recolhida na superior para que a câmara mantenha-se sempre cheia de líquido e torne o equipamento mais eficiente.

53 Condensador de Friedrich
No condensador Friedrich geralmente um Balão de destilação é acoplado em cada bocal. O vapor gerado no primeiro balão circula na câmara maior e a água resfriada circula na serpentina. Ao entrar em contato com a superfície resfriada da serpentina, o vapor condensa e escorre pelas paredes internas, sendo coletado no segundo balão.

54 Termômetro Utilizado para medir a temperatura em que ocorre a destilação, o momento em que a substância líquida, da mistura homogênea entre líquido+sólido, começa a entrar em ebulição (momento em que a temperatura vai permanecer constante até que toda a sustância se transforme em vapor).

55 Porcelanatos São materiais resistentes ao choque térmico, suportam temperaturas elevadas, possuem boa resistência química, mas são atacados por bases fortes em fusão.

56 Cadinho É um recipiente em forma de pote, podendo ter tampa ou não, resistente a temperaturas elevadas, sendo utilizado para calcinações (processo de decomposição de substâncias sem oxidação).

57 Almofariz Utilizado para a trituração e pulverização de sólidos. Podem ser feitos de porcelana ou ágata.

58 Cápsula de porcelana É feita normalmente de porcelana ou metal e pode ser aquecida diretamente na chama. É usada para dissolver sólidos em líquidos e concentrar soluções por evaporação do solvente.

59 Triângulo de porcelana
Serve de suporte para cápsulas e cadinhos, quando aquecidos diretamente na chama de gás.

60 Utilização dos materiais Destilação

61 Filtração

62 Filtração à vácuo

63 Decantação

64 Titulação


Carregar ppt "MATERIAIS DE LABORATÓRIO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google