A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que você deve saber sobre

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que você deve saber sobre"— Transcrição da apresentação:

1 O que você deve saber sobre
Bio-cad-2-top-5 – 3 Prova O que você deve saber sobre ANIMAIS CORDADOS Os cordados são animais triblásticos, celomados e deuterostômios. O filo Chordata inclui os protocordados e os vertebrados. São animais que apresentam, pelo menos durante a fase embrionária, tubo nervoso dorsal, notocorda, fendas faringianas e cauda muscular pós-anal.

2 Bio-cad-2-top-5 – 3 Prova I. Protocordados São cordados primitivos, desprovidos de crânio e de vértebras, marinhos e filtradores. Reúnem: Urocordados (ou tunicados): são sésseis e têm o corpo revestido por uma túnica protetora; podem formar colônias ou viver isoladamente. Cefalocordados: sua notocorda se estende da cabeça à cauda. Ex.: os anfioxos. JOHN A. ANDERSON/SHUTTERSTOCK Ascídia ANIMAIS CORDADOS

3 II. Vertebrados Apresentam crânio e vértebras.
Bio-cad-2-top-5 – 3 Prova II. Vertebrados Apresentam crânio e vértebras. Incluem: agnatos, peixes cartilaginosos, peixes ósseos, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Os agnatos são desprovidos de mandíbula e têm a pele lisa, sem escamas. Ex.: lampreia e peixe-bruxa. ANDREI NEKRASSOV/SHUTTERSTOCK Lampreia ANIMAIS CORDADOS

4 II. Vertebrados Bio-cad-2-top-5 – 3 Prova
Professor: essa tabela se encontra na página 32 do material impresso. ANIMAIS CORDADOS

5 Representação sem escala
Bio-cad-2-top-5 – 3 Prova III. Anexos embrionários dos vertebrados Representação sem escala ANIMAIS CORDADOS

6 IV. Relações filogenéticas dos vertebrados
Bio-cad-2-top-5 – 3 Prova IV. Relações filogenéticas dos vertebrados ANIMAIS CORDADOS

7 Tal comportamento encontra-se relacionado diretamente com a:
Bio-cad-2-top-5 – 3 Prova 2 (Unifesp) A figura mostra o comportamento de um lagarto em diferentes períodos do dia. Tal comportamento encontra-se relacionado diretamente com a: a) regulação térmica do animal, pois seu metabolismo celular não é capaz de produzir qualquer tipo de calor. b) regulação térmica do animal, pois seu corpo necessita manter temperaturas adequadas ao metabolismo. c) respiração, pois ela ocorre tanto por meio dos pulmões como por meio da pele. d) respiração, pois o ar que chega a seus pulmões deve conter certa porcentagem de umidade para as trocas alveolares. e) regulação térmica e com a respiração, pois o animal não é capaz de produzir seu próprio calor e respira por meio dos pulmões e da pele. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: B ANIMAIS CORDADOS – NO VESTIBULAR

8 As letras R, S, X, Y e Z correspondem a:
Bio-cad-2-top-5 – 3 Prova 3 (Fuvest) No esquema abaixo, as letras R e S representam substâncias orgânicas, enquanto X, Y e Z referem-se a grupo de animais. O metabolismo das substâncias R e S produz excretas nitrogenadas. A amônia, a ureia e o ácido úrico são as substâncias nitrogenadas predominantes nas excretas dos animais dos grupos X, Y e Z, respectivamente. As letras R, S, X, Y e Z correspondem a: EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: C ANIMAIS CORDADOS – NO VESTIBULAR

9 Em relação a esses anexos, assinale a(s) proposição(ões) correta(s):
Bio-cad-2-top-5 – 3 Prova 7 (UFMS) Os anexos embrionários são de fundamental importância para o desenvolvimento do embrião. Em relação a esses anexos, assinale a(s) proposição(ões) correta(s): (01) O alantoide é mais desenvolvido nos mamíferos do que nas aves e nos répteis. (02) O âmnio apresenta-se em forma de um saco membranoso repleto de líquido com função de hidratação e proteção do embrião (proteção contra choques mecânicos externos). (04) Apenas os mamíferos apresentam o anexo embrionário âmnio. (08) O saco vitelínico é mais desenvolvido em répteis e em aves do que em mamíferos. (16) A placenta é encontrada em mamíferos e aves. (32) Aves, répteis e mamíferos possuem o anexo embrionário cório. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS Soma: = 42 ANIMAIS CORDADOS – NO VESTIBULAR

10 Bio-cad-2-top-5 – 3 Prova 17 (Vunesp) Considere os seguintes exemplos de orientação e comunicação em diferentes grupos de animais. I. Os machos de vaga-lumes, ativos durante a noite, são capazes de localizar suas fêmeas pousadas na vegetação por meio de flashes de luz emitidos por elas. II. Machos da mariposa do bicho-da-seda podem perceber a presença de uma fêmea que esteja emitindo feromônios a alguns quilômetros de distância e se orientar até ela. III. Peixes são capazes de perceber a aproximação de um outro organismo pelas vibrações que estes provocam no meio. IV. Cascavéis, também ativas durante a noite, possuem órgãos sensoriais altamente sensíveis ao calor emitido por um organismo endotérmico. V. Cascavéis projetam constantemente sua língua para fora e para dentro da boca. A língua entra em contato com um órgão situado no teto da boca e o animal obtém então informações sobre o ambiente. a) Identifique em cada exemplo se o estímulo percebido pelos diferentes animais, para sua orientação e comunicação, é de natureza física ou química. b) Que órgãos são responsáveis pela percepção do estímulo nos exemplos II, III e IV, respectivamente? Identifique pelo menos dois casos entre os cinco exemplos citados em que a percepção do estímulo pode estar relacionada com a captura de presas. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: I- físico, II– químico, III– físico, IV– físico e V– químico. RESPOSTA: A percepção dos feromônios nos insetos se dá pelas antenas, órgãos responsáveis pelo olfato. As vibrações na água são detectadas pelas linhas laterais dos peixes e, por fim, as fossetas lacrimais são os termorreceptores das serpentes peçonhentas, como a cascavel. A linha lateral pode ser usada para detecção de presas (item III), assim como as fossetas lacrimais e a língua da cascavel (itens IV e V, respectivamente). ANIMAIS CORDADOS – NO VESTIBULAR


Carregar ppt "O que você deve saber sobre"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google