A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FUNÇÃO SENO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FUNÇÃO SENO."— Transcrição da apresentação:

1 FUNÇÃO SENO

2 Então podemos definir a função seno: f : R→ [-1, 1] e f(x) = sen x
Chama-se função seno à função que associa a todo número real x a ordenada do ponto M, imagem de x na circunferência trigonométrica. Então podemos definir a função seno: f : R→ [-1, 1] e f(x) = sen x Assim: Domínio: D = R Conjunto Imagem: Im =[-1, 1] ou -1 ≤ senx ≤ 1

3 III) Gráfico Para esboçar o gráfico, é suficiente conhecermos os valores dos senos dos reais associados aos arcos notáveis e pontos dos eixos, pois as propriedades de simetria permitem a construção do gráfico nos demais quadrantes.

4 Colocando os pares (x, senx) dessa tabela em um sistema de coordenadas cartesianas e unindo esses pontos, temos uma parte do gráfico da função seno ou também chamada de senoide.

5 Assim dizemos que a função seno é periódica e seu período vale 2π.
IV) Período Observe que, de 2π em 2π, as imagens se repetem. Assim dizemos que a função seno é periódica e seu período vale 2π. Período é o menor intervalo no qual a função passa por um ciclo completo de sua variação.

6 IV) Paridade Dizemos que uma função de A em B é impar se, e somente se, f(-x) = - f(x) , para todo x pertencente a A. Assim a função seno é uma função ímpar, pois: sen(-x) = - sen(x) , para todo x Є R.


Carregar ppt "FUNÇÃO SENO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google