A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MEMBRANA PLASMÁTICA PROF. RODRIGO CORRÊA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MEMBRANA PLASMÁTICA PROF. RODRIGO CORRÊA."— Transcrição da apresentação:

1 MEMBRANA PLASMÁTICA PROF. RODRIGO CORRÊA

2 ESTRUTURA DE MEMBRANA

3

4 ESPECIALIZAÇÕES DE MEMBRANA

5 MICROVILOSIDADES Expansões semelhantes a dedos de luvas, que aumentam a superfície de absorção. Existem na mucosa intestinal e nos túbulos renais.

6 INTERDIGITAÇÕES Conjunto de saliências e reentrâncias nas membranas de células vizinhas, que se encaixam aumentando a superfície e facilitando as trocas entre elas. São observadas nas células dos tubos renais.

7 DESMOSSOMOS São placas arredondadas formadas pelas membranas de células vizinhas. O espaço entre as membranas é ocupado por um material mais eletrodenso que o glicocálix. Na superfície interna, inserem-se filamentos que mergulham no interior da célula. É o local de “ancoragem” dos componentes do citoesqueleto e de forte adesão entre células vizinhas.

8 TRANSPORTE ATRAVÉS DA MEMBRANA

9 TRANSPORTE PASSIVO O Transporte passivo ocorre a favor de um gradiente de concentração, sem gasto de energia para a célula. Temos três tipos de transporte passivo: DIFUSÃO SIMPLES, DIFUSÃO FACILITADA E OSMOSE.

10 DIFUSÃO SIMPLES Ocorre do local de maior concentração para o de menor concentração, a favor de um gradiente de concentração. Ex: difusão do oxigênio do sangue para os tecidos.

11 DIFUSÃO FACILITADA Permite o transporte de moléculas maiores como aminoácidos, monossacarídios, etc, que não conseguindo atravessar a bicamada lipídica, requerem que proteínas transportadoras facilitem sua passagem.

12 OSMOSE Transporte de solvente, saindo o solvente do local de menor concentração em soluto para o local de maior concentração em soluto.

13

14

15 TRANSPORTE ATIVO O Transporte Ativo depende de uma relação altamente especifica entre proteínas da membrana e o material a ser transportado, pois este transporte ocorre contra um gradiente de concentração, ou seja, do local de menor concentração para o local de maior concentração, utilizando uma proteína carreadora e gasto de energia.

16 ENDOCITOSE OU TRANSPORTE EM BLOCO

17 FAGOCITOSE É o processo pelo qual a célula engloba partículas sólidas, pela emissão de pseudópodos. Temos como exemplo a alimentação das amebas e a atuação dos macrófagos que fagocitam os antígenos. Após a fagocitose ocorre a formação de uma bolsa denominada de fagossomo.

18 PINOCITOSE Processo pelo qual a célula engloba gotículas de líquido por invaginações de membrana. Após a pinocitose ocorre a formação de uma bolsa denominada de pinossomo.

19 EXOCITOSE É o mecanismo pelo qual as macromoléculas contidas em vesículas citoplasmáticas são transportadas desde o interior celular até a membrana plasmática, para serem vertidas ao meio extracelular. Isto requer que a membrana da vesícula e a membrana plasmática se fundem para que possa ser vertido o conteúdo da vesícula ao meio.


Carregar ppt "MEMBRANA PLASMÁTICA PROF. RODRIGO CORRÊA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google