A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Histologia O estudo dos tecidos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Histologia O estudo dos tecidos."— Transcrição da apresentação:

1 Histologia O estudo dos tecidos

2 Introdução Plantas, animais são multicelulares.
Alguns fungos, certas algas e certos fungos também são multicelulares. A maioria dos seres eucarióticos são multicelulares, isto mostra que essa estratégia é bem sucedida.

3 Introdução A associação de células é uma maneira de dividir tarefas e funções. Seres intermediários, entre os unicelulares e os multicelulares, que podemos citar: a alga colonial Volvox e o protozoa Codosiga. A verdadeira multicelularidade caracteriza-se por uma associação de células que apresentam interdependência estrutural e funcional. Nas plantas e animais, a organização multicelular atingiu o grau mais elevado: o organismo na realização de funções definidas; esses conjuntos celulares são chamados de tecidos.

4 Classificação dos tecidos
Tecido epitelial. Tecido conjuntivo. Propriamente dito Sanguíneo Ósseo cartilaginoso Tecido muscular. Tecido nervoso.

5 Tecido epitelial Características gerais: Células justapostas.
Pouca substancia interticial. Não há vasos sanguíneos (avascular). Recebem oxigênio e nutrientes dos tecidos visinhos. Por isso esta sempre associado a tecidos conjuntivos.

6 Tecido epitelial Classificação do tecido epitelial:
De revestimento:são tecidos especializados no revestimento externo do corpo e no revestimento interno das cavidades de diversos órgãos. Ex: epiderme e o endotélio. Glândular:constitui as glândulas, cujas células são especializadas na produção e eliminação de substancias uteis ao organismo, as secreções.

7 Tecido epitelial T.Epitelial de revestimento: Critério Nome
Características Número e aparência das camadas celulares Simples (uniestratificados) Estratificados Pseudoestratificados Uma única camada celular. Mais de uma camada celular. Uma única camada celular, com núcleos em diferentes alturas. Forma das células Pavimentosas Cúbicos Prismáticos De transição Células achatadas Células cúbicas Células prismáticas Células de forma variável

8 Tecido epitelial

9 Tecido epitelial T.Epitelial glandular:
Exócrinas: são aquelas que eliminam suas secreções para fora do corpo ou para cavidades internas de órgãos, através de um canal ou ducto. A forma da porção secretora: Tubulosa Alveolar ou acinosa O tipo de ducto: Simples Composto

10 Tecido epitelial c) O tipo de secreção: A maneira de secretar: Mucosa
Serosa A maneira de secretar: Holócrinas: glândulas sebáceas. Merócrinas: glândulas salivares e sudoríparas. Apócrinas: glândulas mamárias .

11 Tecido epitelial II. Glândulas endócrinas: são aquelas que não possuem ducto e eliminam suas secreções, genericamente chamadas de hormônios, diretamente no sangue. A glândula tireóidea, por exemplo, localizada no pescoço, é uma glândula endócrina que produz os hormônios tiroxina e triiodotironina e os lança no sangue. III. Glândula mista (anfícrina): Ex: pâncreas.

12 Tecido epitelial

13 Tecido epitelial

14 Tecido epitelial Funções da pele humana Estrutura da pele humana
Proteger o nosso corpo de agentes físicos, químicos e biológicos. Sensibilidade táctil. Manutenção da temperatura corporal. Estrutura da pele humana Epiderme: externo e de origem ectodérmica. Derme: interno e de origem mesodérmica.

15 Tecido epitelial

16 Tecido epitelial

17 Tecido epitelial

18 Tecido epitelial

19 Tecido epitelial Gostou?


Carregar ppt "Histologia O estudo dos tecidos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google