A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Divisões Celulares Mitose – 1 célula dá origem a 2 células com o mesmo nº de cromossomos da célula inicial. É o tipo de divisão utilizada para a reprodução.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Divisões Celulares Mitose – 1 célula dá origem a 2 células com o mesmo nº de cromossomos da célula inicial. É o tipo de divisão utilizada para a reprodução."— Transcrição da apresentação:

1 Divisões Celulares Mitose – 1 célula dá origem a 2 células com o mesmo nº de cromossomos da célula inicial. É o tipo de divisão utilizada para a reprodução ASSEXUADA. É importante no crescimento do organismo e na regeneração de tecidos. Meiose – 1 célula dá origem a 4 células com a metade do nº de cromossomos da célula inicial.

2 MEIOSE (R!) Formada por duas divisões consecutivas:
Meiose I: divisão reducional. Ocorre a diminuição no número de cromossomos. Meiose II: divisão equacional. O número de cromossomos das células que se dividem é mantido igual aos das células que se formam.

3 MEIOSE I PRÓFASE I: fase muito extensa, constituída por 5 subfases: Leptóteno – inicia-se a condensação e duplicação dos cromossomos; Zigóteno – aproximação dos cromossomos homólogos, sendo esse denominado de sinapse;

4 Paquíteno – máximo grau de condensação dos cromossomos
Paquíteno – máximo grau de condensação dos cromossomos. Ocorre o crosing-over, isto é, troca de segmentos (permutação de genes) entre cromossomos homólogos;

5 Diplóteno – começo da separação dos homólogos;
Diacinese – finalização da prófase I, com separação definitiva dos homólogos, já com segmentos trocados. A carioteca desaparece temporariamente.

6 METÁFASE I:os cromossomos ficam agrupados na região equatorial da célula, associados às fibras do fuso;

7 ANÁFASE I – encurtamento das fibras do fuso, deslocando os cromossomos homólogos para os pólos da célula. Nessa fase não há separação do centrômero.

8 TELÓFASE I – os cromossomos se descondensam, as fibras cromossômicas desaparecem, as cariotecas se reorganizam formando os dois novos núcleos-filhos, originando duas células haplóides

9 MEIOSE II Prófase II → os cromossomos voltam a se condensar, o nucléolo e a carioteca desaparecem novamente. Os centríolos se duplicam e se dirigem para os pólos, formando o fuso acromático. Metáfase II → os cromossomos se organizam no plano equatorial, com suas cromátides ainda unidas pelo centrômero, ligando-se às fibras do fuso. Anáfase II → separação das cromátides irmãs, puxadas pelas fibras em direção a pólos opostos. Telófase II → aparecimento da carioteca, reorganização do nucléolo e divisão do citoplasma completando a divisão meiótica, totalizando 4 células filhas haplóides.

10 Comparando Mitose com Meiose

11 ATIVIDADE CADERNO: PORTFÓLIO: Atividade 03
USANDO OS CONCEITOS DE MITOSE E MEIOSE APRENDIDOS NAS ÚLTIMAS AULAS, EXPLIQUE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS ESPERMATOZÓIDES. EXPLIQUE TAMBÉM COMO ELES ADQUIREM CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS À NATAÇÃO DESTE GAMENTA. PORTFÓLIO: Atividade 03 Escreva em EXATAMENTE 20 linhas a formação de uma célula haploide e suas funções. Evidencie o momento da separação dos cromossomos homólogos e não esqueça de mencionar qual é o processo que proporciona todos esses acontecimentos.


Carregar ppt "Divisões Celulares Mitose – 1 célula dá origem a 2 células com o mesmo nº de cromossomos da célula inicial. É o tipo de divisão utilizada para a reprodução."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google