A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO. A ALEGRIA DE ENSINAR Livro : A ALEGRIA DE ENSINAR RUBEM ALVES Um corpo com asas Crônica: “Um corpo com asas”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO. A ALEGRIA DE ENSINAR Livro : A ALEGRIA DE ENSINAR RUBEM ALVES Um corpo com asas Crônica: “Um corpo com asas”"— Transcrição da apresentação:

1 DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO

2 A ALEGRIA DE ENSINAR Livro : A ALEGRIA DE ENSINAR RUBEM ALVES Um corpo com asas Crônica: “Um corpo com asas”

3 Atividade em dupla: LEITURA COMPARTILHADA DO TEXTO de Délia Lerner: “Ler Escrever na Escola: O Real, o Possível e o Necessário” Destacar no texto a importância do trabalho com PROJETO. A leitura clareou o conceito de PROJETO e ajudou a definir a importância do trabalho com o mesmo..

4 SISTEMATIZAÇÃO: REGISTROS SOBRE OS DESTAQUES DO TEXTO.

5 NÓS TAMBÉM PRECISAMOS RESPIRAR UM POUQUINHO...

6 Uma lembrança... um carinho... um desejo de deixar você FELIZ...

7 - Propósitos comunicativos claros - quem irá receber, o que escrevem, para quem escrever... - Projeto didático – sequência de atividades que culminam num produto final. - Não exagerar na interdisciplinaridade. Ter foco. - O projeto ajuda a fazer a transposição didática – garantir o uso social da leitura e escrita. - O projeto é uma oportunidade de aprendizado de coisas novas. Não oferecer desafios impossíveis. - O produto final não precisa ser um “mega” evento. -Ter um tempo previsto de duração. Gestão do tempo coletiva. - Motivação do tema. - Importância da escrita no dia-a-dia da sala de aula, não só na realização dos projetos. - Planejar o projeto – prever etapas. - Apresentar o propósito do projeto aos alunos, repertoriar, ler, planejar situações de escrita, revisar, produto final.

8 - É uma forma organizada de se propor atividades, tem sequência, produto final e um destinatário definido. - É uma modalidade organizativa com objetivo, tempo e conteúdos definidos que culminam num produto final. - Os projetos são sequências de atividades atreladas a um tema, onde podem ser trabalhadas várias disciplinas, tendo o produto final. - Trabalham assuntos determinados e podem abordar uma ou mais disciplinas. - Projetos são oportunidades de articulação entre os propósitos didáticos (o que pretende ensinar) e os propósitos comunicativos (produto final do projeto). - Projetos devem ter um sentido atual para os alunos. - Proporciona uma nova relação entre o tempo e saber. - Desenvolve estratégias de autocontrole da leitura e da escrita por parte dos alunos. - Todos os integrantes orientam suas ações para a finalidade compartilhada.

9 POR QUE TRABALHAR COM PROJETOS DIDÁTICOS NA ÁREA DE LÍNGUA? - Garantir o uso social da leitura e escrita. - Oportunizar o aprendizado de coisas novas e ampliar o repertório. - Para ter uma direção, planejamento específico, para saber o que será feito, como e quanto tempo. - Refletir sobre a língua. - Garantir a familiarização com diferentes gêneros textuais. - É uma oportunidade de aproximar os alunos, por meio de uma temática comum e que faça sentido. - Favorece o ganho da autonomia e o parcelamento do tempo. - Problemas desafiadores para a aquisição das estratégias necessárias para revisar e aperfeiçoar seus próprios trabalhos. - Conteúdos lingüísticos estejam voltados também aos comportamentos e procedimentos leitores. - Os projetos são produtivos, mas não substituem as outras modalidades organizativas.

10 CONVERSAMOS E REGISTRAMOS OS NOSSOS PROPÓSITOS COMUNICATIVOS. NÃO FALTARAM IDEIAS, SUGESTÕES... ACHO QUE SAÍMOS DESSE ENCONTRO COM BASTANTE DISPOSIÇÃO PARA INICIAR O “ PROJETO: PRODUÇÃO DO FOLDER” ANGÉLICA E MARIA CÉLIA


Carregar ppt "DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO. A ALEGRIA DE ENSINAR Livro : A ALEGRIA DE ENSINAR RUBEM ALVES Um corpo com asas Crônica: “Um corpo com asas”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google