A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto MEGA SOL _2 Alunos: João A Escrever aqui Escalão Zénite Alunos: JOÃO ANTUNES MARCO MACEIRAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto MEGA SOL _2 Alunos: João A Escrever aqui Escalão Zénite Alunos: JOÃO ANTUNES MARCO MACEIRAS."— Transcrição da apresentação:

1 A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto MEGA SOL _2 Alunos: João A Escrever aqui Escalão Zénite Alunos: JOÃO ANTUNES MARCO MACEIRAS PEDRO SOUSA Professor: JOSÉ BARATA ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DO FUNDÃO A participação no concurso do ano anterior deixou- nos a todos um pouco frustrados devido a uma soldadura mal realizada com a consequente perda de água. Essa perda de água apenas se manifestava a temperaturas bastante altas – aprox. 67 ºC. Logo ali, fizemos o propósito de concorrer este ano. Para além disso, as mesmas motivações. O (re)conhecimento da dependência energética do País, agora com melhores ventos a soprar do lado das energias renováveis, e o reconhecimento também de que a energia solar tem enormes potencialidades..

2 ACTIVIDADES foto ACTIVIDADES ESCALÃO Escalão Apogeu As diversas etapas foram seguindo o seu curso. - Encomendar as tubagens do circuito hidráulico. - Construir o circuito hidráulico – sempre com muita atenção às soldaduras – 5 tubos de cobre de Ø 10 mm, unidos nos topos por tubos de cobre de Ø 20 mm. - A chapa absorsora (cobre de 1 mm de espessura) foi realizada a partir de um “retalho” descoberto na antiga Oficina de Mecânica. Como não dava as medidas pretendidas teve de ser emendada. - Idealizar os materiais do “caixote” que construímos recorrendo aos materiais existentes na oficina. Decidimo-nos a desenvolver um protótipo em torno da mesma ideia base do ano anterior, aperfeiçoando alguns pormenores. 1ª grande opção: Refletimos que, diminuindo a massa total de água em jogo, a temperatura devia subir. Efectivamente: Q = mCΔθ. Então, sendo C um parâmetro constante, dependente apenas do material escolhido para a chapa absorsora, para a mesma quantidade de calor absorvida, diminuindo m, Δθ seria maior. Evidentemente, a diminuição do diâmetro das tubagens tem as suas implicações na velocidade de circulação do líquido. Mas decidimos experimentar.

3 ACTIVIDADES foto ACTIVIDADES ESCALÃO Escolhemos um vidro temperado de 4 mm de espessura. Aplicámo-lo com uma borracha apropriada, de forma a promover uma boa estanqueidade, evitando perdas de calor. As tubagens exteriores de ligação foram também devidamente isoladas. Neste momento, falta-nos apenas arrematar o invólucro. Estamos quase quase a iniciar os testes. Dedicámos algum cuidado na selecção e aplicação dos isolamentos: - RoofMate - Espuma de poliuretano - Lã de vidro - Corticite Escalão Apogeu


Carregar ppt "A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto MEGA SOL _2 Alunos: João A Escrever aqui Escalão Zénite Alunos: JOÃO ANTUNES MARCO MACEIRAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google