A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Célula Microscópica Célula Macroscópica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Célula Microscópica Célula Macroscópica"— Transcrição da apresentação:

1 Célula Microscópica Célula Macroscópica
Fonte: Célula Microscópica Célula Macroscópica Fonte:

2 5.0 A Estrutura Celular 5.1 Membrana Plasmática:
Em geral, todas as células apresentam uma estrutura básica com três componentes fundamentais: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. 5.1 Membrana Plasmática: Membrana Plasmática: É uma barreira que delimita a célula e a separa do ambiente externo, embora permita trocas entre a célula e o meio em que ela se encontra. Ela garante proteção a célula e participa de processos de transportes de substâncias entre a célula e o meio externo e de comunicação co outras células. Fonte:

3 5.2 Citoplasma: É a parte do interior da célula que é preenchida por um material gelatinoso, o hialoplasma, no qual ocorre grande parte das reações químicas presentes na célula. No Citoplasma, também se localiza o citoesqueleto – longas fibras extremamente finas, que dão o formato mais definido a célula – além de diversas estruturas que auxiliam no funcionamento celular, as organelas, que variam dependendo do tipo de célula. Fonte:

4 5.3 Núcleo: É a parte do interior da célula em que se localiza o material genético, que é constituído por DNA (ácido desoxirribonucléico), RNA (ácido ribonucléico) e organizado em cromossomos. Ao microscópio eletrônico é possível observar o núcleo e uma membrana que o delimita, denominada carioteca ou envoltório nuclear. Fonte:

5 6.0 Célula Procariótica As células procarióticas são Essa célula está presente somente nas bactérias e cianobactérias, organismo denominadas procarióticos mais simples que as eucarióticas, e nelas o material genético encontra-se disperso no citoplasma. A célula procariótica apresenta uma estrutura rígida, a qual envolve a membrana plasmática, denominada parede celular, que protege e da forma a célula.

6 As células procarióticas apresentam um único tipo de organela, pequenas e globulares, denominadas ribossomos, as quais tem uma importante função nas células: a síntese protéica. Fonte:

7 7.0 Célula Eucariótica Os organismos que apresentam células cujo o núcleo é delimitado pela carioteca são denominados de eucarióticos. Eles compõem a maioria dos seres vivos, como protozoários, algas, plantas, fungos e animais. Fonte:

8 Retículo Endoplasmático.
Como podemos observar, além da membrana citoplasmática e do núcleo, há muitas estruturas no citoplasma da célula eucariótica. Veja quais são essas organelas: Retículo Endoplasmático. Granuloso Liso Complexo Golgiense. Lisossomos . Mitocôndrias.

9 7.1 Retículo Endoplasmático:
É o conjunto de membranas que formam canais achatados, pelos quais é feita a distribuição de substancias pelo citoplasma, onde algumas também podem ser produzidas. Há dois tipos de retículo endoplasmático: Granuloso em que ocorre a síntese de proteínas, possui ribossomos aderidos a membrana. Liso em que ocorre a síntese de lipídeos e de carboidratos, não possui ribossomo.

10 Imagem: RER = Retículo Endoplasmático Rugoso ou Granuloso.
Fonte: RER = Retículo Endoplasmático Rugoso ou Granuloso. REL = Retículo Endoplasmático Liso

11 7.2 Complexo Golgiense: Sistema de bolsas achatadas e empilhadas, especializadas em armazenar, em embalar e em secretar as substancias produzidas pela célula. Nas extremidades do complexo, essas substancias são liberadas por pequenas “bolsas” que se desprendem.

12 Imagens: Fonte: Fonte:

13 7.3 Lisossomos: São vesículas que contêm substâncias responsáveis pelas digestão dentro da célula. Essa digestão pode ser de partícula ou de substâncias que penetram na célula, ou ainda de partes envelhecidas da célula que perderam sua função.

14 Imagens. Lisossomo agindo.
Fonte: Lisossomo agindo. Imagens. Fonte:

15 7.4 Mitocôndrias: São organelas esféricas ou alongadas formadas por duas membranas, uma externa e outra interna, com varias dobras, as cristas mitocondriais. Em seu interior ocorre parte da respiração celular, uma importante etapa do metabolismo celular, responsável por transformar energia dos alimentos em outra forma de energia para a célula. Esse processo pode ser resumido em: Glicose + Gás Oxigênio Gás Carbônico + Água + Energia

16 Imagens: Fonte: Fonte:

17 8.0 Célula Vegetal Plantas e animais são seres vivos bem diferentes, não é mesmo? A célula vegetal apresenta algumas organelas e estruturas diferentes das células animais. Maquete de uma Célula Vegetal.

18 A única organela que não está presente nas células animais é o centríolo. Quando as células vegetais se dividem, as fibras que comandam a divisão se formam mesmo sem centríolos. Outras organelas são: parede celular, plastos e vacúolo. 8.1 Parede Celular: É uma membrana que recobre a membrana plasmática e, diferente da célula procariótica, é formada por celulose, uma substancia bastante resistente que atua na proteção e na sustentação da célula. Fonte:

19 8.2 Plastos: São vesículas revestidas por membranas que armazenam substancias nutritivas e alguns pigmentos.Os pigmentos podem ter cores distintas, identificando o tipo de plasto e sua função. O mais conhecido dos plastos é o CLOROPLASTO, cujo o pigmento é a clorofila, responsável pela coloração verde de plantas e de algas. A clorofila tem a capacidade de captar a energia luminosa do Sol. Assim, é no cloroplastos que acontece o processo de fotossíntese, responsável pela nutrição do vegetal.

20 Imagens: Cloroplastos com a pigmentação verde(clorofila).
Fonte: Cloroplastos. Fonte:

21 8.3 Vacúolo: Embora as células animais possam apresentar alguns vacúolos, eles não são bem menores do que os das celulas vegetais. Nestas células, o vacúolo central pode ocupar a maior parte do citoplasma. Em seu interior ficam, em geral, armazenadas substâncias importantes para a célula, como água e os sais minerais.

22 Imagens: Fonte: Fonte:

23 FIM FIM


Carregar ppt "Célula Microscópica Célula Macroscópica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google