A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Língua Inglesa no Currículo 27/05/2011 DER Bragança Paulista PCOP Denise A.Foelkel Pignatari.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Língua Inglesa no Currículo 27/05/2011 DER Bragança Paulista PCOP Denise A.Foelkel Pignatari."— Transcrição da apresentação:

1 Língua Inglesa no Currículo 27/05/2011 DER Bragança Paulista PCOP Denise A.Foelkel Pignatari

2 “It is the supreme art of the teacher to awaken joy in creative expression and knowledge.” Albert Einstein 1940

3 CURRÍCULO OFICIAL CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS MATEMÁTICA CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

4 EIXOS DA ÁREA: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias CONTEXTUALIZAÇÃO (sincrônica, diacrônica e interativa) INTERTEXTUALIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE

5 CONCEPÇÃO DA DISCIPLINA CONTRIBUI DECISIVAMENTE PARA A FORMAÇÃO MAIS AMPLA DO INDIVÍDUO. CONTRIBUI PARA A CONSTRUÇÃO DA COMPETÊNCIA DISCURSIVA.

6 O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA NO CONTEXTO ESCOLAR.

7 HISTÓRICO INCLUSÃO DO ENSINO DE LEM NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: 1855 (Francês e Inglês, em caráter obrigatório e de Italiano em caráter facultativo). 1930 REPRESENTOU UM IMPULSO NO ENSINO DE INGLÊS NO BRASIL DEVIDO ÀS TENSÕES POLÍTICAS NO MUNDO QUE VIERAM A CULMINAR NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL..

8 ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS ORIENTAÇÃO DE ÊNFASE ESTRUTURALISTA ORIENTAÇÃO DE ÊNFASE COMUNICATIVA

9 ORIENTAÇÃO DE ÊNFASE ESTRUTURALISTA SABER Ampliação do repertório de estruturas gramaticais analisadas em textos escritos Ferdinand de Saussure “A língua, distinta da fala, é um objeto que se pode estudar separadamente” O conhecimento da língua enquanto sistema de regras. Explicitações de regras Procedimentos trabalhados à exaustão

10 EXEMPLIFICANDO... 1. Complete with I, You, He or She. a. I am a student b. You are my boss. c. He is my boyfriend d. She is my daughter

11 ORIENTAÇÃO DE ÊNFASE COMUNICATIVA FAZER distinguir entre “aprender o quê” e “aprender como”. uma ênfase no aprender a comunicar- se através da interação com a língua-alvo; David Nunan “...Temos de discernir entre o conhecimento de várias regras gramaticais e a capacidade de usá- las eficiente e apropriadamente para a comunicação...”

12 EXEMPLIFICANDO... Hi John, are you coming to the party tonight ? Sure, Carol. I wouldn’t miss a chance to make new friends and a have good time.

13 Orientação Metodológica do Currículo Oficial da SEE/SP

14 ORIENTAÇÃO DE ÊNFASE NO LETRAMENTO SABER FAZER Língua é meio e não o fim. Relações entre “forma” e “uso” Promover autonomia intelectual e maior capacidade de reflexão dos aprendizes Foco = Gêneros Textuais

15 Considerações da Oficina Pedagógica: A maior contribuição do material proposto pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo está em permitir um encadeamento de conteúdos e vivências, por meio de diferentes gêneros discursivos, de acordo com os níveis de desenvolvimento de cada série.

16 Tendo em vista que a maioria dos professores de LEM não trabalhava com livros didáticos, os conteúdos acabavam se repetindo em séries diferentes. Desse modo, os cadernos do professor e do aluno constituem-se como um importante apoio para o trabalho do professor, ao apresentar uma sequência de conteúdos relevantes e condizentes com as necessidades dos alunos nos Ensinos Fundamental e Médio.

17 O Currículo da Disciplina LEM – Inglês visa a desenvolver no aluno principalmente as competências leitora e escritora, por meio do trabalho com diferentes gêneros textuais que circulam no entorno social. Mas, o professor também pode – e deve - criar mais contextos para a aprendizagem e o desenvolvimento das competências de ouvir e falar a língua- alvo.

18 Currículo do Estado de São Paulo  Princípios centrais: A escola que aprende O currículo como espaço de cultura. As competências como eixo da aprendizagem; A prioridade da competência de leitura e de escrita; A articulação das competências para aprender e A contextualização no mundo do trabalho.

19 Objetivo da LEM no Currículo Construção de um conhecimento sistêmico sobre a organização textual e sobre como e quando utilizar a linguagem em situações de comunicação.  Conhecimento contextualizado.  Formação mais ampla do indivíduo, possibilitando o contato do educando com outros modos de sentir, viver e expressar-se.

20 Ensinando Inglês em nossas escolas 1. Competência Comunicativa 2. Compreensão oral 3. Produção de Significados e de oralidade 4. Promover situações de aprendizagem que geram motivação nos alunos em continuar aprendendo a língua. 5. Promover a Competência Leitora 6. Promover situações de uso da língua em contextos reais 7. Proporcionar uma aula significativa, que permita ao aluno construir seu conhecimento e consolidar sua aprendizagem.

21 Conteúdos dos Cadernos dos Professores

22 5ª SÉRIE EF 1º Bimestre Primeiros contatos 2º Bimestre A língua estrangeira ao nosso redor 3º Bimestre A escola 4º Bimestre Diferentes lares

23 6ª SÉRIE EF 1º Bimestre Meu bairro, minha comunidade 2º Bimestre Inglês e Esportes 3º Bimestre Lazer na cidade 4º Bimestre Meu perfil, minhas preferências

24 7ª SÉRIE EF 1º Bimestre Comemorações ao redor do mundo 2º Bimestre Rotinas de jovens em diferentes lugares do mundo. 3º Bimestre Hábitos de alimentação 4º Bimestre Infância e adolescência ontem e hoje

25 8ª SÉRIE EF 1º Bimestre Biografias de pessoas marcantes 2º Bimestre Inventores famosos 3º Bimestre Narrativas pessoais 4º Bimestre O mundo ao meu redor

26 1ª SÉRIE EM 1º Bimestre A língua inglesa pelo mundo: interações culturais 2º Bimestre Jornal 3º Bimestre Caderno de entretenimento (informações sobre cultura e entretenimento) 4º Bimestre Leads

27 2ª SÉRIE EM 1º Bimestre Filmes e programas de TV 3º Bimestre Cinema e Preconceito 2º Bimestre Propagandas e peças publicitárias 4º Bimestre Cinema e Literatura

28 3ª SÉRIE EM 1º Bimestre Trabalho voluntário como experiência profissional 2º Bimestre Primeiro emprego 3º Bimestre Profissões do século XXI 4º Bimestre Construção do Currículo

29 LEITURA EM INGLÊS Nós lemos para: Saber o que acontece no mundo

30 Buscar entretenimento

31 Aprender a usar equipamentos

32 Identificar rótulos e datas de validade

33 Trocar ideias e informações

34 Estratégias de leitura: Ativação de conhecimentos prévios; Identificação do gênero textual; Levantamento de inferências; Busca de palavras cognatas; Dedução do significado de palavras desconhecidas; Uso do dicionário.

35 Como identificar o gênero? De onde o texto foi tirado? Como você sabe? Sobre o que o texto fala? Como você sabe? Quem escreveu o texto? Quem é o leitor desse tipo de texto? Como o texto está organizado?

36 Ex: Situação de Aprendizagem 2 – 2ª série EM/1º Bimestre 2009 Reviews and Synopses

37 Screenwriter Paul Haggis directs his first film in which race problems lead to the confrontation of a group of strangers in Los Angeles. Terrence Howard plays Cameron, an African-American television producer. One night, when returning home from a party, Cameron and his wife are stopped by Officer Ryan (Matt Dillon), who humiliates them while his partner, Officer (Ryan Phillippe), watches and disapproves his behavior.

38 Brendan Fraser is Rick, a lawyer who is married to Jean (Sandra Bullock). She fears and hates people who are different from her. Consequently she hates the two Afro- American men who carjack her car. Anthony, one of the carjackers, hates white people as much as Jean hates black people. Daniel (Michael Pena) is a careful locksmith who finds out that, because he is not a white American, many costumers do not trust him. All these sub-plots (and a few others) come together in a film that makes us think about intolerance.

39 Usando algumas estratégias

40 Palavras em verde: nomes próprios Palavras em vermelho: cognatos

41 Screenwriter Paul Haggis directs his first film in which race problems lead to the confrontation of a group of strangers in Los Angeles. Terrence Howard plays Cameron, an African-American television producer. One night, when returning home from a party, Cameron and his wife are stopped by Officer Ryan (Matt Dillon), who humillates them while his partner, Oficcer (Ryan Phillippe), watches and disapproves his behavior.

42 Brendan Fraser is Rick, a lawyer who is married to Jean (Sandra Bullock). She fears and hates people who are different from her. Consequently she hates the two Afro-American men who carjack her car. Anthony, one of the carjackers, hates white people as much as Jean hates black people. Daniel (Michael Pena) is a careful locksmith who finds out that, because he is not a white American, many costumers do not trust him. All these sub-plots (and a few others) come together in a film that makes us think about intolerance.

43 “A leitura é a atribuição de um significado ao texto escrito: 20% de informações visuais, provenientes do texto; 80% de informações que provêm do leitor; o resto é informação sonora...” (Jean Foucambert, em A leitura em questão, 1994, p. 8).

44 CONCLUSÃO ALTERAÇÃO SIGNIFICATIVA NO CONCEITO DE CONTEÚDO EM LEM. A NOVO ORIENTAÇÃO CONSEGUE ESTABELECER UMA RELATIVA CONTINUIDADE ENTRE O ENSINO FUNDAMENTAL E O ENSINO MÉDIO. IR ALÉM DAS PERSPECTIVAS REDUCIONISTAS DE ENSINO. “O aprendizado de uma língua é mais lexical do que sintático”

45 Programa Jovens Embaixadores É uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos — em parceria com os setores público e privado em ambos países — que beneficia, com uma viagem de três semanas nos Estados Unidos, alunos brasileiros da rede pública que são exemplos em suas comunidades. O principal objetivo do programa é valorizar e promover o fortalecimento da educação pública por meio desses jovens, transformando-os em modelos para seus colegas e a comunidade.

46 Bibliografia DOLZ, Joaquim e PASQUIER, Auguste. Um decálogo para ensinar a escrever. HOLAWAY,Jullie e TINOCO,Cristiane. Activities from Scratch. LEVENTHAL, Lilian. Inglês é teen. Disal Editora, 2009 PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: TERCEIRO E QUARTO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL – LÍNGUA ESTRANGEIRA. Brasília, MEC/SEF,1998 SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio, São Paulo: SE, 2008. “...A aprendizagem de Língua Estrangeira representa outra possibilidade de se agir no mundo pelo discurso além daquela que a língua materna oferece...”


Carregar ppt "Língua Inglesa no Currículo 27/05/2011 DER Bragança Paulista PCOP Denise A.Foelkel Pignatari."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google