A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INSTRUMENTO PÉRFURO-CONTUNDENTE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INSTRUMENTO PÉRFURO-CONTUNDENTE"— Transcrição da apresentação:

1 INSTRUMENTO PÉRFURO-CONTUNDENTE
MECANISMO DE AÇÃO: Age “amassando” e afastando os tecidos por ação de sua ponta. São objetos de extremidade romba, mas de diâmetro pequeno, sendo o projétil de arma de fogo o paradigma. FERIMENTO: Pérfuro- contuso.

2 INSTRUMENTO PÉRFURO-CONTUNDENTE
CARACTERÍSTICAS DAS LESÕES: Apresentam bordos irregulares, com grande predomínio da profundidade sobre a superfície, podendo ser penetrante ou transfixante. As lesões mais típicas são aquelas produzidas por PAF (balas). A bala, agindo por impulsão e rotação sobre seu próprio eixo, determina a formação de um orifício e de zonas de contorno junto à pele. A forma dessas zonas de contorno depende da distância do tiro.

3 INSTRUMENTO PÉRFURO-CONTUNDENTE
- Zona de contusão e enxugo: É caracterizada por uma aréola apergaminhada, escura, de poucos milímetros de largura, que circunda o bordo do orifício, resultante do impacto e da pressão rotatória feita pelo projétil contra a pele. Quando o projétil passa pela pele, por ela ser elástica, ela deforma-se e envolve-o, friccionando-se contra ele, limpando-o e retirando da sua superfície ferrugem, óleo e fumaça. É circular nos tiros perpendiculares e ovalar nos tiros oblíquos.

4 INSTRUMENTO PÉRFURO-CONTUNDENTE

5 INSTRUMENTO PÉRFURO-CONTUNDENTE
- Zona de equimose: Trata-se de uma aréola violácea, originada durante a passagem do projétil através da pele, quando pequenos vasos sanguíneos são rompidos, formando equimoses em torno do orifício. Somente podem ser produzidas enquanto a vítima está com vida.

6 INSTRUMENTO PÉRFURO-CONTUNDENTE
- Zona de tatuagem: Resulta da penetração de resíduos e grãos de pólvora incandescente na pele, não sendo removíveis com uma lavagem. Forma um anel de coloração uniformemente escura margeando o orifício de entrada.

7 INSTRUMENTO PÉRFURO-CONTUNDENTE

8 INSTRUMENTO PÉRFURO-CONTUNDENTE
- Zona de esfumaçamento: Resulta do depósito de fumaça e de partículas de carvão que se acumulam sobre o epiderma, sem penetrá-lo. Isso permite que ela seja facilmente removida por lavagem da pele. A presença de vestes evita a sua formação na pele.

9 INSTRUMENTO PÉRFURO-CONTUNDENTE

10 INSTRUMENTO PÉRFURO-CONTUNDENTE
- Zona de queimadura ou de chamuscamento: Resulta da ação do calor e dos gases quentes que saem pelo cano da arma, queimando os pelos e o epiderma. Na pele, a queimadura apresenta-se apergaminhada. Nos pêlos, esses se mostram crestados e quebradiços.

11 INSTRUMENTO PÉRFURO-CONTUNDENTE
ORIFÍCIO DE ENTRADA O orifício de entrada de um projétil de arma de fogo (PAF) apresenta características diferentes segundo a distância do disparo. São geralmente referidas três situações quanto à distância do disparo.

12 INSTRUMENTO PÉRFURO-CONTUNDENTE

13 INSTRUMENTO PÉRFURO-CONTUNDENTE
- Tiro encostado: Todos os elementos resultantes do disparo alcançam o alvo. Nesse caso, o cano da arma fica intimamente encostado no alvo. O ferimento de entrada caracteriza-se por ser um orifício de bordas denteadas e evertidas, sendo esse último elemento decorrente da força expansiva dos gases. Assim, o diâmetro da lesão é maior que o do projétil, com bordas voltadas para fora, decorrentes da explosão dos tecidos subcutâneos. Isso ocorre principalmente em tiros encostados com plano ósseo logo abaixo, devido ao refluxo dos gases do disparo ao penetrar no ferimento e interceptar o osso. Nesses ferimentos, não estão presentes nem a zona de tatuagem nem a zona de esfumaçamento, pois todos os elementos do disparo penetram no ferimento.

14 INSTRUMENTO PÉRFURO-CONTUNDENTE
- Tiro encostado: Nos tiros dados no crânio, pode-se encontrar halo fuliginoso na camada externa do osso (Sinal de Benassi) e, eventualmente, identificar na pele o desenho da boca e da massa de mira do cano da arma, produzido pelo seu aquecimento (Sinal de Werkgaertner). A presença de pólvora na porção inicial do trajeto torna o orifício enegrecido, com aspecto de “buraco de mina”.

15 INSTRUMENTO PÉRFURO-CONTUNDENTE

16 INSTRUMENTO PÉRFURO-CONTUNDENTE

17 INSTRUMENTO PÉRFURO-CONTUNDENTE

18 INSTRUMENTO PÉRFURO-CONTUNDENTE
- Tiro à queima roupa ou à curta distância: Geralmente, até 50 cm. O alvo é atingido pelos gases aquecidos do disparo e pela chama resultante da queima da pólvora. Ocorre quando o calor, a fumaça e os grânulos de pólvora em combustão alcançam a pele. Essa nuvem de elementos forma um cone com a base voltada para o alvo. Tal base será maior quanto mais afastado do alvo for disparado o projétil. Podem estar visíveis as zonas de contusão e enxugo, equimose, tatuagem, esfumaçamento e queimadura.

19 INSTRUMENTO PÉRFURO-CONTUNDENTE

20 INSTRUMENTO PÉRFURO-CONTUNDENTE
- Tiro à distância: O alvo é atingido apenas pelo projétil. Nesse caso, a boca de fogo fica a mais de 50 cm do alvo. Forma-se um orifício de bordos invertidos, com orla de contusão e enxugo e orla equimótica. Diferentemente do tiro encostado, no tiro à distância, devido à retração dos tecidos, as dimensões do orifício de entrada são menores que o calibre do projétil.

21 INSTRUMENTO PÉRFURO-CONTUNDENTE

22 INSTRUMENTO PÉRFURO-CONTUNDENTE
- Tiro à distância: Quando o projétil penetra no crânio, produz um orifício de entrada com características peculiares. Na lâmina externa do osso, formar-se-á um orifício circular e regular, enquanto na lâmina interna teremos a formação de um ferimento maior, irregular, estrelado, com fraturas em bisel. Unindo os dois orifícios, teremos a formação de um tronco de cone, com a base voltada para a face interna do osso (Sinal do Funil de Bonnet).

23 INSTRUMENTO PÉRFURO-CONTUNDENTE

24 INSTRUMENTO PÉRFURO-CONTUNDENTE
ORIFÍCIO DE SAÍDA O orifício de saída de um projétil de arma de fogo (PAF) não depende da distância do tiro. A bala, ao atravessar o corpo, arrasta consigo tecidos e é deformada, aumentando seu diâmetro. Por isso, o orifício de saída é maior que o de entrada, tendo os bordos irregulares e evertidos, muitas vezes em forma estrelada. Não apresenta as zonas de tatuagem, esfumaçamento, enxugo e queimadura.

25 INSTRUMENTO PÉRFURO-CONTUNDENTE

26 INSTRUMENTO PÉRFURO-CONTUNDENTE

27 INSTRUMENTO PÉRFURO-CONTUNDENTE
TRAJETO Unindo os orifícios de entrada e saída por linhas retas, curvas ou anguladas está o trajeto. Não havendo saída, o trajeto termina onde se encontra o projétil. Cada orifício de entrada pode determinar um trajeto único ou múltiplo, conforme o projétil permaneça íntegro ou se fragmente. O projétil pode atravessar um membro ou víscera, tendo um trajeto transfixante.

28 INSTRUMENTO PÉRFURO-CONTUNDENTE
CAUSA JURÍDICA A causa jurídica mais comum é o homicídio, seguida pelo suicídio e acidente Os suicidas têm pontos de eleição: região temporal, conduto auditivo, cavidade oral e região precordial. O número de disparos é importante. Em regra, o suicídio costuma ser efetuado com tiro único.


Carregar ppt "INSTRUMENTO PÉRFURO-CONTUNDENTE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google