A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gráficos Estatísticos. Gráficos A representação gráfica das séries estatísticas tem por finalidade dar uma idéia, a mais imediata possível, permitindo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gráficos Estatísticos. Gráficos A representação gráfica das séries estatísticas tem por finalidade dar uma idéia, a mais imediata possível, permitindo."— Transcrição da apresentação:

1 Gráficos Estatísticos

2 Gráficos A representação gráfica das séries estatísticas tem por finalidade dar uma idéia, a mais imediata possível, permitindo chegar-se a conclusões sobre a evolução do fenômeno ou sobre como se relacionam os valores da série. Não há apenas uma maneira de representar graficamente uma série estatística. Contudo, os elementos simplicidade, clareza e veracidade devem ser considerados quando da elaboração de um gráfico. Os principais tipos de gráficos são:

3 Gráfico em Colunas: É a representação de uma série estatística por meio de retângulos, dispostos verticalmente (em colunas). Esses retângulos têm a mesma base e as alturas são proporcionais aos respectivos dados.

4 Obs: Podemos também fazer o gráfico em colunas em 3 dimensões.

5 Gráficos em Barras: É semelhante ao gráfico em colunas, porém os retângulos são dispostos horizontalmente. Os retângulos têm a mesma altura e os comprimentos são proporcionais aos respectivos dados.

6 Obs: Podemos também fazer o gráfico em barras em 3 dimensões.

7 Gráficos em Setores Ou Pizza:É a representação gráfica de uma série estatística, em círculos, por meios de setores. É utilizado principalmente quando se pretende comparar cada valor da série com o total. Para construí-lo, divide-se o círculo em setores, cujas áreas serão proporcionadas aos valores da série. Essa divisão poderá ser obtida pela solução da regra de três.

8 Obs: Podemos também fazer o gráfico pizza em 3 dimensões.

9 Gráfico Polar:É a representação de uma série por meio de um polígono. É o gráfico ideal para representar séries temporais cíclicas, como por exemplo, a variação da precipitação pluviométrica ao longo do ano.Para sua construção divide-se uma circunferência em tantos arcos quanto forem os dados a representar. Pelos pontos de divisas traçam-se raios, em cada raio é representado um valor da série, marcando-se um ponto cuja distância ao centro é diretamente proporcional a esse valor. A seguir unem-se os pontos.

10 Gráfico em Curva ou em Linha: Sua construção é feita colocando- se no eixo vertical (y) a mensuração da variável em estudo e na abscissa (x), as unidades da variável numa ordem crescente. Este tipo de gráfico permite representar séries longas, o que auxilia detectar suas flutuações tanto quanto analisar tendências.

11 Obs: Podemos também fazer o gráfico em curvas em 3 dimensões.

12 Cartograma: É a representação por intermédio de uma carta geográfica. Este gráfico é empregado quando o objetivo é o de figurar os dados estatísticos diretamente relacionados com áreas geográficas ou políticas. Cartograma - Produção de petróleo, segundo regiões geográficas (milhões b/d)

13 Pictograma:É a apresentação de uma série estatística por meio de símbolos representativos do fenômeno. O pictograma constitui um dos processos gráficos que melhor fala ao público, pela sua forma ao mesmo tempo atraente e sugestiva. A representação gráfica consta de figuras. Pictograma das frutas preferidas pelas pessoas


Carregar ppt "Gráficos Estatísticos. Gráficos A representação gráfica das séries estatísticas tem por finalidade dar uma idéia, a mais imediata possível, permitindo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google