A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONFERÊNCIA NACIONAL RVA – Artigos: 16 – 17 - 18 Subsídio PPT - 017 Encontro - 17.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONFERÊNCIA NACIONAL RVA – Artigos: 16 – 17 - 18 Subsídio PPT - 017 Encontro - 17."— Transcrição da apresentação:

1 CONFERÊNCIA NACIONAL RVA – Artigos: 16 – 17 - 18 Subsídio PPT - 017 Encontro - 17

2 Artigo 16 Atividades típicas

3 §1 – Todas as formas de apostolado estão abertas para os Cooperadores. Entre elas, segundo Dom Bosco, são preferíveis:

4 a catequese e a formação cristã; A animação de grupos e movimentos juvenis e familiares; A colaboração em centros educativos e escolares;

5 O serviço social entre os pobres; O empenho na comunicação social, que cria cultura e propaga modelos de vida entre o povo;

6 A cooperação na pastoral vocacional e a promoção da própria Associação; O trabalho missionário e a colaboração no diálogo ecumênico.

7 Os Cooperadores, além disso, são disponíveis para realizar iniciativas novas exigidas pelas urgências do território.

8 § 2 – O Cooperador realiza validamente seu empenho apostólico também com a oração e com os meios materiais, envolvendo outras pessoas, e oferecendo generosamente os próprios sofrimentos e enfermidades.

9 Artigo 17 Estruturas nas quais operar

10 §1 – Boa parte das atividades dos Cooperadores desenvolve nas diversas estruturas em que a condição secular oferece maiores possibilidades de inserção:

11 Nas civis, culturais, sócio-econômicas e políticas, particularmente quando incidem fortemente sobre a educação da Juventude e sobre a vida das Famílias;

12 Nas eclesiais, oferecendo responsavelmente a colaboração “ aos Bispos e aos Párocos”, especialmente nas comunidades pastorais;

13 Nas animadas pelos Salesianos de Dom Bosco, SDB, pelas Filhas de Maria Auxiliadora, FMA, ou por outros Grupos da Família Salesiana, especialmente nos Oratórios, Centros Juvenis e Escolas.

14 Artigo 18 Solidários com as Igrejas Locais

15 §1 – A atividade apostólica dos Salesianos Cooperadores tem dimensão eclesial. Com o testemunho pessoal e as diversas atividades de apostolado, contribuem para a vida da sua Igreja Particular, Diocese e Paróquia, e para sua edificação como comunidade de fé, oração, amor fraterno e empenho missionário.

16 §2 – A exemplo de Dom Bosco, promovem o amor e a fidelidade ao Papa e aos Bispos, e favorecem a adesão ao seu magistério e diretrizes pastorais.

17 O relacionamento com os Párocos e Sacerdotes, com os religiosos(as) e outros Leigos(as), é marcado por cordial solidariedade e espírito de participação ativa nos Planos de Pastoral, especialmente nos juvenis, populares e vocacionais.

18 O Salesiano Cooperador chamado pela Igreja para um ministério exerce-o com generosa doação.

19 Partilhando questões:

20 Questão 01 Cite algumas atividades típicas de apostolado aberta aos Salesianos Cooperadores, sugeridas por Dom Bosco.

21 Questão 02 Cite outras maneiras de empenhos apostólicos que podem sem exercidos pelos (as) Salesianos (as) Cooperadores (as)

22 Questão 03 Como deve ser o relacionamento dos (das) Salesianos (as) Cooperadores (as) com os Párocos e Sacerdotes, com os religiosos(as) e outros Leigos (as)?

23 Partilhando respostas:

24 Resposta 01 a catequese e a formação cristã; A animação de grupos e movimentos juvenis e familiares; A colaboração em centros educativos e escolares;

25 O serviço social entre os pobres; O empenho na comunicação social, que cria cultura e propaga modelos de vida entre o povo; A cooperação na pastoral vocacional e a promoção da própria Associação; O trabalho missionário e a colaboração no diálogo ecumênico.

26 Resposta 02 § 2 – O Cooperador realiza validamente seu empenho apostólico também com a oração e com os meios materiais, envolvendo outras pessoas, e oferecendo generosamente os próprios sofrimentos e enfermidades.

27 Resposta 03 O relacionamento com os Párocos e Sacerdotes, com os religiosos(as) e outros Leigos(as), é marcado por cordial solidariedade e espírito de participação ativa nos Planos de Pastoral, especialmente nos juvenis, populares e vocacionais.

28 Providências pós Encontro 1 – Recomendar o estudo do RVA, artigos 16, 17 e 18, paginas: 38 a 40. 2 – Comunicar próximo Encontro: Mamãe Margarida, Subsídio PPT – 018 e texto 018 – T

29 Obedientes a Dom Bosco, sejamos amáveis e fiéis para com o Papa, os Bispos, os Párocos e superiores da Família Salesiana. Antonio Rodrigues da Silva Pasta da Formação


Carregar ppt "CONFERÊNCIA NACIONAL RVA – Artigos: 16 – 17 - 18 Subsídio PPT - 017 Encontro - 17."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google