A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula VIII Núcleo - Introdução.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula VIII Núcleo - Introdução."— Transcrição da apresentação:

1 Aula VIII Núcleo - Introdução

2 Função do núcleo Componentes:
Responsável pelo controle das atividades da célula. Componentes: Carioteca ou membrana nuclear Cariolinfa Nucléolo Material genético (DNA)

3 Experimento de Balbiani
A. crenulata A. mediterranea

4 Características O envoltório nuclear é uma especialização do RER, com quem pode ter continuidade; Apresenta-se sob a forma de membrana dupla, interrompida por poros (ANULLI); Está presente nas células eucariontes e ausente nas procariontes.

5 Estrutura

6 Estrutura

7 Estrutura

8 Cariolinfa Material fluido que ocupa o interior do núcleo, apresenta composição química muito parecida com o citosol.

9 Nucléolo É um corpúsculo que tem ao microscópio eletrônico um aspecto esponjoso. Não possui membrana, ficando mergulhado diretamente no nucleoplasma. É visível somente no núcleo interfásico. É rico em RNA ribossômico e tem origem a partir da zona SAT dos cromossomos.

10

11

12 Material Genético

13 Material Genético Histonas

14 Cromossomos Zona SAT 2ª constricção Centromero ou cinetócoro Cromonema
Cromomeros

15 Cromossomos Metacêntrico Acrocêntrico Telocêntrico Sub-metacêntrico

16 Cariótipo

17 Explorando conceitos GENE
As moléculas de DNA cromossômico contêm instruções para a fabricação de todas as proteínas do organismo. Cada segmento de DNA que contém instrução para uma proteína é chamado gene.

18 Explorando conceitos GENOMA
Cada espécie apresenta características próprias, em última análise determinadas por seu conjunto de genes. O conjunto de genes típico da espécie é o genoma. Na espécie humana, por exemplo, o genoma está distribuído entre 23 tipos de cromossomo. Cada pessoa possui, em suas células, 23 pares de cromossomos, portanto, dois genomas completos em cada célula.

19 Explorando conceitos CROMOSSOMOS HOMÓLOGOS
O núcleo do óvulo humano, contém 23 cromossomos, e o núcleo do espermatozóide, outros 23, correspondentes aos do óvulo. O zigoto contém, portanto, 23 pares de cromossomos. Os membros de cada par, um proveniente da mãe e outro do pai, são chamados cromossomos homólogos. Os cromossomos de um mesmo par de homólogos são morfologicamente semelhantes, isto é, apresentam mesmo tamanho e forma. Quanto aos genes, os cromossomos, embora bastante semelhantes, não são exatamente iguais.


Carregar ppt "Aula VIII Núcleo - Introdução."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google