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ABORDAGENS/CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

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Apresentação em tema: "ABORDAGENS/CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA"— Transcrição da apresentação:

1 ABORDAGENS/CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

2 Abordagens Pedagógicas
Surgem da década de 80 influenciadas por discussões na área educacional com o intuito de romper com o modelo hegemônico do esporte com caráter alienante apregoado às aulas de educação física. As principais são: Desenvolvimentista Construtivista- interacionista Crítico- superadora Sistêmica Critico-emancipatória Saúde renovada

3 1. ABORDAGEM DESENVOLVIMENTISTA
Principal autor no Brasil: Go Tani – ”Educação Fisica escolar – Fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista”. Baseia-se em abordagens associativas da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem motora, propondo uma classificação hierárquica dos movimentos dos seres humanos. Dirigida para crianças de 4 a 14 anos O movimento é o principal meio e fim da educação física. OBJETIVO: Oferecer ao aluno condições de desenvolver seu comportamento motor através da diversidade e complexidade de movimentos

4 1. ABORDAGEM DESENVOLVIMENTISTA
Acredita que a melhor capacidade de controlar o movimento contribui no conhecimento próprio e aplicação do movimento Baseado no desenvolvimento motor e aprendizagem motora. Privilegia a aprendizagem do movimento, embora possa estar ocorrendo outras aprendizagens em decorrência das habilidades motoras. O desenvolvimento cognitivo pode ocorrer como sub-produto não sendo objetivo prioritário

5 1. ABORDAGEM DESENVOLVIMENTISTA
Go Tani (1988) acredita que por existir uma seqüência nos processos de crescimento, desenvolvimento e de aprendizagem motora, as crianças devem ser orientadas de acordo com estas características, pois somente desta forma as reais necessidades e expectativas serão alcançadas. De outra forma à motivação e o interesse pela educação física estariam comprometidos.

6 1. ABORDAGEM DESENVOLVIMENTISTA
Avaliação: é feita através do desempenho motor. A identificação do erro é fundamental para aquisição de habilidades de acordo com as etapas de aquisição de habilidades motoras básicas. Principais Críticas: Não se refere ao contexto sócio-cultural, O desenvolvimento dos domínios afetivo, cognitivos e sociais são feitos ocasionalmente e não intencionalmente

7 2. ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA-INTERACIONALISTA
Joao Batista Freire: “Educação de corpo inteiro” Se opõe ao mecanicismo. Valoriza as ações e produções dos alunos O movimento é utilizado como meio para atingir domínios cognitivos. Respeita as experiências vividas pelos alunos e as diferenças individuais e culturais Resgata a cultura de brincadeiras e jogos propostas pelos alunos.

8 2. ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA-INTERACIONALISTA
O jogo é considerado o principal modo de ensinar. Utilização de materiais alternativos: OBJETIVO: Construir conhecimento a partir da interação do aluno com o meio, resolvendo problemas. Construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo.

9 2. ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA-INTERACIONALISTA
Avaliação: Enfatiza a auto-avaliação Comportamento social através de análises qualitativas Principais Críticas: A educação física poderia servir de base para outras disciplinas perdendo sua identidade própria; Conteúdos podem não ter relação com a prática do movimento em si.

10 3. ABORDAGEM CRÍTICO-SUPERADORA
Coletivo de Autores: “Metodologia do ensino da educação física”. Projeto político-pedagógico pois encaminha propostas de intervenção e possibilita uma reflexão sobre a ação dos homens na realidade. Enfatiza a justiça social durante a sua prática. Cultura corporal (jogo, esporte, ginástica, capoeira e dança): utiliza o movimento como forma de linguagem; relacionados a realidade dos alunos.

11 3. ABORDAGEM CRÍTICO-SUPERADORA
“Valoriza a cultura corporal em forma de temas que expressem significados/sentidos correlacionados a intencionalidade/objetivos do homem relacionados aos objetivos/intenções da sociedade” (COLETIVO DE AUTORES, 1992). O ensinar deve criar possibilidades de produção crítica, sobre a assimilação destes conhecimentos, valorizando a questão da contextualização dos fatos e do resgate histórico OBJETIVO: Baseado na justiça social. Valorizar a questão da contextualização dos fatos e do resgate histórico. Transformar a sociedade.

12 3. ABORDAGEM CRÍTICO-SUPERADORA
Avaliação: Critica a avaliação por estimular uma discriminação aos interesses da classe trabalhadora. A avaliação segundo esta proposta apenas tem atendido as normas legais selecionando alunos para apresentações e competições. Principais Críticas: Falta de propostas práticas. Leva os objetivos da Educação física para níveis abstratos, deixando a atividade motora em terceiro plano. Não interpreta o ser humano na sua individualidade e subjetividade mas sim por classes (Classe dominante x Classe trabalhadora).

13 5. CRITICO-EMANCIPATÓRIA
Elenor Kunz: “Transformação didático-pedagógica do esporte” Esporte e transformações didático-pedagógicas. OBJETIVO: Formar cidadãos críticos e emancipados

14 5. CRITICO-EMANCIPATÓRIA
Acabar com o autoritarismo e dar lugar a emancipação. Kunz (1994): “é preciso que o aluno sofra um tipo de coerção do professor, ou seja, em certos momentos dificultar as ações do aluno, para que o mesmo sinta-se não esclarecido e com isso desperte do estado de menoridade inicial, e assim busque uma condição emancipada”

15 5. CRITICO-EMANCIPATÓRIA
Ensino de três competências: Objetiva: conhecimentos e informações . Social: relação homem e sociedade. Comunicativa: comunicação através do movimento. Avaliação: auto-avaliação

16 5. ABORDAGEM SAÚDE RENOVADA.
Centrada na aptidão física relacionada à saúde. Destina-se mais ao ensino médio, tendo a preocupação de levar os educandos a perpetuarem um estilo de vida ativo e saudável. Não importa o potencial genético ou grau de habilidades motoras, o programa deve ser para todos os alunos, priorizando-se aqueles que mais necessitarem. Dar significado à prática para um auxílio na escolha dos hábitos de vida, tornando-se ativos quando adultos.

17 5. ABORDAGEM SAÚDE RENOVADA.
Planejamento seqüencial e progressivo. OBJETIVOS: informar, mudar atitudes e promover exercícios regulares para a aptidão física e a saúde bem como redefinir o papel dos programas de Educação Física Escolar como meio de promoção da saúde.

18 5. ABORDAGEM SAÚDE RENOVADA.
AVALIAÇÃO: testes de aptidão física, mas que sejam destinados a diagnosticar deficiências e avaliar o processo individual, evitando-se a comparação entre os alunos ou servir para atribuição de notas, pois um teste de aptidão física não avalia se o aluno é participativo, interessado e se tem consciência corporal, por exemplo. Principais Críticas: Pode existir comparação ao mecanicismo quando mal analisada.

19 Educação Física: uma Abordagem Desenvolvimentista
Abordagens Desenvolvimentista Construtivista Crítica – superadora Sistêmica Biológica renovada Principais autores Go Tani João Batista Freire Coletivo de Autores Mauro Betti Markus V. Nahas; Dartagnam P. Guedes Obras e publicações Educação Física: uma Abordagem Desenvolvimentista Educação Física de Corpo Inteiro Metodologia do Ensino da Educação Física Educação Física e Sociedade Fundamentos da Aptidão Física relacionada à Saúde Finalidades Objetivos Desenvolvimento motor Construção do Conhecimento Transformação Social Hablidades motora e Transformação Social Promoção da prática e manutenção da Aptidão Física Temática principal Aprendizagem Motora Cultura Popular Lúdica Cultura Corporal Estilo de Vida Ativo

20 Estratégias metodológicas
Abordagens Desenvolvimentista Construtivista Crítica – superadora Sistêmica Biológica renovada Conteúdos Habilidades Básicas, Jogo, Esporte, Dança Brincadeiras Populares, Jogo Simbólico e de Regras Conhecimento sobre o Jogo, esporte, dança, ginástica Vivência Corporal: do Jogo, do Esporte, da Dança, da Ginástica Programas de atividades físicas: escolares; comunidade Estratégias metodológicas Aprendizagem do movimento, sobre e através dele Resgatar o conhecimento do Aluno Reflexão e Articulação com o Projeto Político Pedagógico Tematização Motivação e incentivo para adesão de um estilo de vida ativo Avaliação Privilegia a Habilidade, Observação Sistematizada Não punitiva, Auto-avaliação Avaliação baseada no fazer coletivo Observação Sistematizada testes de aptidão física


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