A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Henry Moseley J.L.Meyer ( ) A.B.Chancourtois ( ) ANTOINE LAVOISIER ( )

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Henry Moseley J.L.Meyer ( ) A.B.Chancourtois ( ) ANTOINE LAVOISIER ( )"— Transcrição da apresentação:

1 Contribuição de vários cientistas para a construção da tabela periódica:
Henry Moseley J.L.Meyer ( ) A.B.Chancourtois ( ) ANTOINE LAVOISIER ( ) Glenn Seaborg (1912 – 1999) Dimitri Mendeleyev ( ) J.A.R.Newlands ( ) J.W.Döbereiner ( )

2 ANTOINE LAVOISIER Ordenou e sistematizou um conjunto de observações e hipóteses que deu origem à química científica; Publicou em 1789 o “Tratado elementar da química”; Construiu uma tabela com 32 elementos;

3 As tríades de J. W. Dobereiner
Organizou os elementos por propriedades semelhantes em grupos de três – “Tríades”; Cloro, bromo e iodo: a tríade da primeira tentativa. A massa atómica do elemento central da “tríade” era a média das massa atómicas dos outros dois elementos.

4 O “parafuso telúrico” de A. Beguyen de Chancourtois
Colocou os elementos químicos por ordem crescente das suas massas atómicas, numa linha espiralada de quarenta e cinco graus traçada sobre a superfície lateral de um cilindro; Verificou que os elementos químicos com propriedades semelhantes se situavam sobre a mesma geratriz do cilindro; Limitações: Mistura substâncias simples e substâncias compostos; Representação gráfica é muito complicada; Só é valido para elementos com número atómico inferior a 40.

5 As oitavas de Jonh Newlands
Agrupou os elementos em sete grupos de sete elementos, por ordem crescente das suas massas atómicas; Dó 1 Hidrogénio Dó 8 Flúor Ré 2 Lítio Ré 9 Sódio Mi 3 Berílio Mi 10 Magnésio Fá 4 Boro Fá 11 Alumínio Sol 5 Carbono Sol 12 Silício Lá 6 Nitrogénio Lá 13 Fosfato Si 7 Oxigénio Si14 Enxofre “ O oitavo elemento é uma espécie de repetição do primeiro, como a oitava nota de uma oitava de uma música” Estabeleceu uma relação entre as propriedades dos elementos e a sua massa atómica. A este tipo de repetição com propriedades semelhantes chamou-se periodicidade, e é esta a origem do nome da “tabela periódica”.

6 Limitações: Em determinadas colunas onde estão elementos com propriedades semelhantes, encontram-se alguns erradamente colocados; O telúrio (Te) foi colocado antes do iodo, contudo, a sua massa atómica relativa é maior;

7 As curvas de Lothar Meyer
Mentor do volume atómico; Mostrou a relação entre os volumes atómicos e as massas atómicas relativas – curva de Meyer; Limitações: Não fez distinção entre elemento e compostos simples, pelo que: Não corrigiu as massas atómicas relativas; Não previu as propriedades dos elementos que ocupariam os lugares vazios.

8 Classificação periódica de Dimitri Mendeleyev
Colocou os elementos por ordem crescente das suas massa atómicas, distribuindo-os em 8 colunas verticais e 12 linhas horizontais; Verificou que as propriedades variavam periodicamente à medida que aumentava a sua massa atómica; Admitiu que o peso atómico de alguns elementos não estava correcto; Deixou lugares vagos para os elementos que ainda estavam por descobrir.

9 Lei periódica de Moseley
Demonstrou que a carga do núcleo do átomo é característica de um elemento químico; Reordenou os elementos químicos por ordem crescente dos seus números atómicos; Tabela Periódica H He Li Be B C N O F Ne Na Mg Al Si P S Cl Ar K Ca Sc Ti V Cr Mn Fe Co Ni Cu Zn Ga Ge As Se Br Kr Rb Sr Y Zr Nb Mo Tc Ru Rh Pd Ag Cd In Sn Sb Te I Xe Cs Ba La Hf Ta W Re Os Ir Pt Au Hg Tl Pb Bi Po At Rn Fr Ra Ac Unq Unp Unh Uns Uno Une Uun Uuu “Quando os elementos são agrupados por ordem crescente de número atómico (Z) observa-se a repetição periódica de várias propriedades.”

10 A série de actinídeos de Glenn Seaborg
Descobriu todos os elementos transurânicos, do número atómico 94 até ao 102, tendo reconfigurando a tabela periódica e colocado a série dos actinídeos debaixo da série dos lantanídeos. Lantanídeos Ce Pr Nd Pm Sm Eu Gd Tb Dy Ho Er Tm Yb Lu Actinídeos Th Pa U Np Pu Am Cm Bk Cf Es Fm Md No Lr

11 Tabela Periodica Atual
A série de actinídeos de Glenn Seaborg

12 Tabela Periodica Atual

13 Tabela Periodica Atual
À medida que percorremos um período, as propriedades físicas variam regularmente, uniformemente Num grupo,(famílias),os elementos apresentam propriedades químicas semelhantes

14 Tabela Periodica Atual
Períodos: horizontal indica o nº de níveis eletrônico Grupos/Famílias:Veltical:1,2,13,14,15,16,17,18 nº de elétrons no últimoo nível

15 Tabela Periodica Atual
A tabela atual é constituída por 18 famílias. Cada uma delas agrupa elementos com propriedades químicas semelhantes, devido ao fato de apresentarem a mesma configuração eletrônica na camada de valência. Como podemos observar no exemplo a seguir :

16 Tabela Periodica Atual
Família IA = todos os elementos apresentam 1 elétron na camada de valência.

17 Tabela Periodica Atual
Existem, atualmente, duas maneiras de identificar as famílias ou grupos. A mais comum é indicar cada família por um algarismo romano, seguido de letras A e B, por exemplo, IA, IIA, VB. Essas letras A e B indicam a posição do elétron mais energético nos subníveis. No final da década passada, a IUPAC propôs outra maneira: as famílias seriam indicadas por algarismos arábicos de 1 a 18, eliminando-se as letras A e B.

18 Tabela Periodica Atual
Os elementos que constituem essas famílias são denominados elementos representativos, e seus elétrons mais energéticos estão situados em subníveis s ou p. Nas famílias A, o número da família indica a quantidade de elétrons na camada de valência . Elas recebem ainda nomes característicos.

19 Tabela Periodica Atual
Os elementos dessas famílias são denominados genericamente elementos de transição. Uma parte deles ocupa o bloco central da tabela periódica, de IIIB até IIB (10 colunas), e apresenta seu elétron mais energético em subníveis d.

20 Tabela Periodica Atual
Exemplo: Ferro (Fe) / Z = 26 1s²2s²2p63s²3p6 4s²3d6 Família: 8B

21 Tabela Periodica Atual
Observe ao lado a imagem mostra o subnível ocupado pelo elétron mais energético dos elementos da tabela periódica

22 Tabela Periodica Atual

23 Tabela Periodica Atual

24 Tabela Periodica Atual
Metais: Apresentam brilho quando polidos; Sob temperatura ambiente, apresentam-se no estado sólido, a única exceção é o mercúrio, um metal líquido; São bons condutores de calor e eletricidade; São resistentes maleáveis e dúcteis

25 Tabela Periodica Atual
Não metais/ ametais Existem nos estados sólidos (iodo, enxofre, fósforo, carbono) e gasoso (nitrogênio, oxigênio, flúor); a exceção é o bromo, um não-metal líquido; não apresentam brilho, são exceções o iodo e o carbono sob a forma de diamante; não conduzem bem o calor a eletricidade, com exceção do carbono sob a forma de grafite; Geralmente possuem mais de 4 elétrons na última camada eletrônica, o que lhes dá tendência a ganhar elétrons, transformando-se em íons negativos (ânions)

26 Tabela Periodica Atual
Gases Nobres Elementos químicos que dificilmente se combinam com outros elementos – hélio, neônio, argônio, criptônio, xenônio e radônio. Possuem a última camada eletrônica completa, ou seja, 8 elétrons. A única exceção é o hélio, que possui uma única camada, a camada K, que está completa com 2 elétrons.

27 Tabela Periodica Atual
Hidrogênio Apresenta propriedades muito particulares e muito diferentes em relação aos outros elementos. Por exemplo, tem apenas 1 elétron na camada K (sua única camada) quando todos os outros elementos têm 2.

28 Tabela Periodica Atual
São as propriedades que variam em função dos números atômicos dos elementos. Podem ser de dois tipos: Aperiódicas: são as propriedades cujos valores aumentam ou diminuem continuamente com o aumento do número atômico. Periódicas: são as propriedades que oscilam em valores mínimos e máximos, repetidos regularmente com o aumento do número atômico Propriedades dos Elementos

29 Tabela Periodica Atual
Raio atômico. É a distância que vai do núcleo do átomo até o seu elétron mais externo

30 Tabela Periodica Atual
Para comparar o tamanho dos átomos, devemos levar em conta dois fatores: Número de níveis (camadas): quanto maior o número de níveis, maior será o tamanho do átomo. Caso os átomos comparados apresentem o mesmo número de níveis (camadas), devemos usar outro critério. Número de prótons: o átomo que apresenta maior número de prótons exerce uma maior atração sobre seus elétrons, o que ocasiona uma redução no seu tamanho.

31 Tabela Periodica Atual

32 Tabela Periodica Atual
Energia de ionização É a energia necessária para remover um ou mais elétrons de um átomo isolado no estado gasoso. X (g) + Energia → X+(g) + e-

33 Tabela Periodica Atual
Quanto maior o tamanho do átomo, menor será a energia de ionização.

34 Tabela Periodica Atual
Eletronegatividade A força de atração exercida sobre os elétrons de uma ligação.

35 Tabela Periodica Atual

36 Tabela Periodica Atual
Eletropositividade É a propriedade pela qual o átomo apresenta maior tendência a perder elétrons. Evidentemente, esta propriedade é o inverso da eletronegatividade.

37 Tabela Periodica Atual

38 Tabela Periodica Atual
Afinidade eletrônica Afinidade eletrônica ou eletroafinidade é a medida da capacidade de um átomo em receber um ou mais elétrons. Essa capacidade se refere a átomos isolados A energia envolvida na afinidade eletrônica pode ser medida nas mesmas unidades do potencial de ionização. Geralmente, a unidade utilizada é o elétron-volt. Os átomos dos halogênios têm grandes valores negativos de afinidade eletrônica.De fato, esses átomos recebem elétrons com muita facilidade, e os ânions por eles formados (F-, Cl-, Br-, I-) têm estabilidade muito grande. Em oposição, os átomos dos gases nobres (grupo 18 ou VIIIA) têm valores positivos de afinidade eletrônica, revelando sua dificuldade em receber elétrons e formar ânions.

39 Tabela Periodica Atual

40 Tabela Periodica Atual
Densidade É a relação existente entre a massa e volume de uma amostra de elemento

41 Tabela Periodica Atual

42 Tabela Periodica Atual
Ponto de Fusão e Ebulição PONTO DE FUSÃO: É temperatura na qual uma substância passa do estado sólido para o estado líquido. PONTO DE EBULIÇÃO: É temperatura na qual uma substância passa do estado líquido para o estado gasoso.

43 Tabela Periodica Atual


Carregar ppt "Henry Moseley J.L.Meyer ( ) A.B.Chancourtois ( ) ANTOINE LAVOISIER ( )"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google