A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda."— Transcrição da apresentação:

1 SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda inserí-lo crítico e questionador na sociedade.

2 MEC/SEF Essa preocupação em busca de mudanças na Educação Física Escolar, podemos observar nos documentos do MEC (PCN, 1998), afirmando que a tarefa da disciplina é garantir o acesso dos alunos às práticas da cultura corporal, contribuir para a construção de um estilo pessoal de praticá-las e oferecer instrumentos para que sejam capazes de apreciá-las criticamente.

3 SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além dos aspectos de informação e mudança de atitudes dos alunos com hábitos saudáveis

4 Mais utilizada com alunos de ensino médio, devemos utilizar atividades que não trabalhe com os mais habilidosos somente. E sim com todos os alunos, portanto, devemos utilizar atividades variadas, pensando no conhecimento e uso de hábitos saudáveis

5 As atividades não devem ser limitadas apenas em esportes e jogos.
Pensar em atividades que melhore a qualidade de vida dos alunos e que não seja uma atividade excludente.

6 OUTROS ASPECTOS DESSA ABORDAGEM
TRABALHAR A APTIDÃO FÍSICA REFLEXÃO ACERCA DA CULTURA CORPORAL ESTIMULAR A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NO SEU DIA A DIA

7 CONCEPÇÃO SISTÊMICA Utiliza da ciência, juntamente com a educação para observar o mundo em termos de relação e integração

8 Sistemas sociais Organização de um formigueiro, de uma colméia e até mesmo de uma família humana.

9 Estruturação sistêmica abalado
Quando um elemento é dissecado a propriedade sistêmica é destruido, portanto, a ciência e a educação atuais não poderão trabalhar com a idéia de transmitir um produto acabado, pois o pensamento sistêmico é pensar o processo _ a inter-relação, a interação e os opostos são unificados através da oscilação

10 A visão sistêmica propiciará uma educação cujo valor maior é o humano, em suas relações com outros seres e em sua interação com o ambiente.

11 3 Dimensões da visão sistêmica
1- Ver sistemicamente o mundo é ver e pensar a complexidade do mundo. É ver e pensar as relações existentes em todos os níveis da natureza e buscar sempre a compreensão dos acontecimentos (físicos, biológicos e sociais)

12 2- É também ver sempre o dinamismo da situação reconhecendo que o mundo está em processo e que isso nos leva a conviver com situações que não podemos prever e com acontecimentos – físicos, biológicos ou sociais.

13 3- É ainda reconhecer que não existem realidades objetivas: vamos constituindo as realidades – físicas, biológicas e sociais – à medida que interagimos com o mundo. Com situações consideradas desejaveis.

14 NA ÁREA PEDAGÓGICA, AS DIFICULDADES DO ALUNO SERÃO VISTAS SEMPRE EM RELAÇÃO COM CONTEXTO EM QUE SE MANIFESTAM EM CONJUNTO - EQUIPE ESCOLAR, PROFESSORES, FAMÍLIA TRABALHANDO AS RELAÇÕES ENTRE OS ENVOLVIDOS

15 Parâmetros curriculares nacionais
LDB – E. F. como componente curricularda Educação Básica, cuja a oferta deverá estar integrada à proposta pedagógica da Escola… Não obrigatória nas escolas e sim mais uma alternativa às propostas curriculares dos Estados e Municípios.

16 3 BLOCOS DE AÇÃO 1-) Esportes; jogos; lutas e ginásticas
2-) Atividades rítmicas e expressivas 3-) Conhecimento sobre o corpo

17 A distribuição dos conteúdos deve ser diversificada e adequada às possibilidades e necessidades de cada contexto

18 CRÍTICO SUPERADORA Enfatiza a interdependência que os temas da Educação Física com os problemas sócio-políticos atuais. TAIS COMO:

19 ECOLOGIA – SAÚDE-PÚBLICA – RELAÇÕES SOCIAS NO TRABALHO – PRECONCEITOS SOCIAIS E RACIAIS- DISTRIBUIÇÃO DO SOLO URBANO - DISTRIBUIÇÃO DE RENDA E DÍVIDA EXTERNA.

20 COMO FAZER NA PRÁTICA? Os conteúdos devem ser buscados dentro da prática social, a fim de que se possam viabilizar a leitura da realidade, obtendo contudo, as mudanças sociais.

21 ABORDAGEM CULTURAL Principal característica dessa abordagem é pelo fato de conceder aos participantes a não exclusão do caráter biológico. Partindo do cervo cultural do aluno, pois os movimentos corporais extrapolam a influência da escola.

22 PORTANTO; ENSINAR UMA PRÁTICA ESPORTIVA É MUITO MAIS QUE O ENSINAMENTO DE REGRAS, TÉCNICAS E TÁTICAS DAQUELE ESPORTE. É PRECISO CONTEXTUALIZAR ESSA PRÁTICA.

23 O professor tem o papel de agente cultural, pois atua no sentido de implantar no movimento humano os ditames (aviso) de uma determinada cultura.

24 ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS
De acordo com pesquisas, os conteúdos mais comumente utilizados nas aulas são divididos da seguinte maneira, Pellegrinotti (1995).

25 JOGOS, DANÇA E ATIVIDADAES RÍTMICAS
Para as primeiras séries do ensino fundamental ATIVIDADES ESPORTIVAS COMO CONTEÚDO MAIS ESPECÍFICO Abrangendo os valores educativos e isso acontece com alunos de 5ª à 8ª série

26 ALUNOS DA 8ª série AO ENSINO MÉDIO tem outras preocupações decorrentes da necessidade de trabalho, preparação para o vestibular e início da adolescência. Para tanto, a Educação Física Escolar terá que lidar com conceitos da corporeidade e com informações que poderão servir para como direcionamento ao longo da vida.

27 COMPROMISSO DO ESPORTE COM A SOCIEDADE.
ATIVIDADES FISICO-ESPORTIVAS DA MODA. FORMAS CORRETAS DE SE EXERCITAR. UTILIZAÇÃO DOS APARELHOS PÚBLICOS DE LAZER E GINÁSTICA.


Carregar ppt "SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google