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Análise Orientada a Objetos UML - Unified Modeling Language

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Apresentação em tema: "Análise Orientada a Objetos UML - Unified Modeling Language"— Transcrição da apresentação:

1 Análise Orientada a Objetos UML - Unified Modeling Language
Prof. Marcio Gonçalves Análise Orientada a Objetos UML - Unified Modeling Language

2 Apresentação UML - Unified Modeling Language
2 UML - Unified Modeling Language UML é uma linguagem para Visualização, Especificação, Construção e Documentação dos elementos de um sistema de software

3 Apresentação UML - Unified Modeling Language
3 UML - Unified Modeling Language Autores: Booch, Rumbaugh e Jacobson Reconhecendo a dificuldade em padronizar o processo de desenvolvimento, decidiram orientar o esforço numa linguagem de modelagem que pudesse suportar todo o ciclo de vida do desenvolvimento de software

4 Apresentação UML - Unified Modeling Language
4 UML - Unified Modeling Language É um Standard OMG desde 1997 1ª versão padronizada – v Janeiro de 1997 Últimas versões - v 1.4 (Setembro de 2001) - v 1.5 (Março de 2003) Existem diversas ferramentas para esta linguagem de modelagem

5 Apresentação Objetivos da UML
5 Objetivos da UML Modelar sistemas usando conceitos orientados a objetos Estabelecer uma ligação explicita entre artefatos conceituais (figuras) e executáveis (programas)

6 Apresentação Objetivos da UML
6 Objetivos da UML Criar uma linguagem de modelagem adequada, à manipulação humana e ao mesmo tempo à manipulação por máquinas criação de ferramentas de desenho geração de código ....

7 Características gerais da UML
Apresentação 7 Características gerais da UML É independente do domínio de aplicação É independente do processo ou metodologia de desenvolvimento É independente das linguagens de programação

8 Características gerais da UML
Apresentação 8 Características gerais da UML É independente das ferramentas de modelagem Apresenta mecanismos potentes de extensão (estereótipos) Agrega um conjunto de diferentes diagramas (9 tipos diferentes)

9 Os diagramas da UML Um diagrama é uma visão de um modelo
9 Um diagrama é uma visão de um modelo Fornece uma representação parcial do sistema e é semanticamente consistente com outras visões complementares Em UML existem 9 diagramas padronizados Um modelo é uma descrição completa de um sistema numa determinada perspectiva

10 Os diagramas da UML Use Case Diagrams Scenario State Modelo 10
Diagramas de Casos de Uso Scenario Colaboração State Componentes Component Distribuição Objetos Estados Sequência Classes Atividades Modelo

11 Os diagramas da UML Diagrama de casos de uso
11 Diagrama de casos de uso representa a visão do sistema na perspectiva dos seu utilizadores mostra um conjunto de atores externos e a sua ligação aos casos de uso fornecidos pelo sistema um caso de uso é uma funcionalidade oferecida pelo sistema

12 Os diagramas da UML Diagrama de classes
12 Diagrama de classes especifica a estrutura estática do sistema segundo a abordagem orientada por objetos mostra a estrutura de classes e como estas se relacionam

13 Os diagramas da UML Diagrama de objetos
13 Diagrama de objetos variante do diagrama de classes representa um exemplo do diagrama de classes num determinado instante da execução do sistema

14 Os diagramas da UML Diagrama de estados
14 Diagrama de estados complemento da descrição de uma classe - mostra todos os estados possíveis que os objetos dessa classe podem ter, assim como os eventos que causam a transição entre estados

15 Os diagramas da UML Diagrama de sequência
15 Diagrama de sequência mostra a colaboração dinâmica entre objetos, através da representação da troca de mensagens entre estes (interação) ao longo do tempo

16 Os diagramas da UML Diagrama de colaboração
16 Diagrama de colaboração é uma alternativa ao anterior (sequência), porém com outra perspectiva – ênfase aos objetos e o seus relacionamentos

17 Os diagramas da UML Diagrama de atividades
17 Diagrama de atividades mostra um fluxo sequencial de atividades executadas numa operação pode ser usado para mostrar a sequência de atividades num caso de uso

18 Os diagramas da UML Diagrama de componentes
18 Diagrama de componentes mostra a estrutura física do código, representada através de componentes, que podem ser código fonte, binários ou executáveis indica quais as classes que são implementadas pelo componente e quais as suas dependências

19 Os diagramas da UML Diagrama de implantação
19 Diagrama de implantação mostra a estrutura da arquitetura física (Hardware e Software) representa nós (computadores e outros dispositivos) e as suas ligações dentro de cada nó existem componentes executáveis e objetos, que constituem o software executável

20 As visões da UML 20 Visões representam as diferentes perspectivas que descrevem um sistema: funcional (estrutura estática e dinâmica) não funcional (sincronismo, arquitetura física, ...) organizacional (organização do trabalho, mapeamento com código)

21 As visões da UML 21 Em UML um sistema é representado por 5 “visões” diferentes as quais descrevem o sistema de 5 perspectivas diferentes e complementares

22 As visões da UML Visão de Vista de Vista de Visão Lógica Vista Lógica
22 As visões da UML Visão de Vista de Vista de Visão Lógica Vista Lógica Vista Lógica Implementação implementação implementação Visão do Vista do Utilizador utilizador Visão de Vista de Vista de Visão de Vista de Vista de Processos Processos Processos Implantação Distribuição Distribuição

23 As visões da UML Visão do utilizador (Caso de Uso)
23 Visão do utilizador (Caso de Uso) representa o sistema na perspectiva dos utilizadores (atores) casos de uso descrevem cenários de utilização do sistema a partir da perspectiva do utilizador final

24 As visões da UML Visão Lógica (ou estrutural)
24 Visão Lógica (ou estrutural) Modelo da estrutura estática do sistema (classes, objetos e relacionamentos) Os dados e a funcionalidade do sistema é vista a partir de dentro do sistema

25 As visões da UML Visão de processos (comportamento)
25 Visão de processos (comportamento) Representa os aspectos dinâmicos ou comportamentais do sistema Descreve também as interações ou colaborações entre vários elementos estruturais descritos nas visão do utilizador e na visão estrutural

26 As visões da UML Visão de implementação
26 Visão de implementação Os aspectos estruturais e comportamentais do sistema são representados como serão construídos Visão de implantação (ambiental) Representa a arquitetura física com computadores e outros dispositivos

27 Diagrama de casos de uso
27 Um diagrama de casos de uso (use-cases) descreve cenários de utilização do sistema na perspectiva dos seus utilizadores Diagrama que permite dar uma visão global e de alto nível do sistema

28 Diagrama de casos de uso
28 Elementos do diagrama casos de uso - descrevem funcionalidades do sistema atores - representam pessoas ou dispositivos que desempenham um papel no funcionamento do sistema

29 Diagrama de casos de uso
29

30 Diagrama de classes 30 Mostram a estrutura de classes e como estas se relacionam, isto é, descrevem a estrutura estática do sistema a ser modelado Capturam o vocabulário do sistema Construídos e refinados ao longo do desenvolvimento

31 Diagrama de classes Objetivos
31 Objetivos Identificar e modelar conceitos no sistema Especificar colaborações Especificar esquemas lógicos de bases de dados

32 Diagrama de classes 32

33 Diagrama de objetos 33 Descreve um conjunto de instâncias compatíveis com um diagrama de classes Permite ilustrar os detalhes de um sistema em determinado momento, descrevendo para tal possíveis configurações Objetivos ilustrar estruturas de dados/objetos especificar snapshots

34 Diagrama de objetos 34

35 Diagrama de Seqüência 35 Ilustra interações entre objetos num determinado período de tempo Captura comportamento dinâmico Objetivos modelar fluxo de controle ilustrar situações típicas

36 Diagrama de Seqüência 36

37 Diagrama de Colaboração
37 Ilustra interações entre objetos com ênfase para a representação das ligações entre os objetos O tempo não é um elemento explícito Captura comportamento dinâmico Objetivos modelar fluxo de controle ilustrar a coordenação da estrutura de objetos e do controle

38 Diagrama de Colaboração
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39 Diagrama de Estados 39 Descreve a sequência de estados que um objeto ou uma interação pode passar ao longo da sua existência, em resposta a estímulos recebidos, conjuntamente com as suas respostas e ações captura comportamento dinâmico (orientado por eventos)

40 Diagrama de Estados Objetivos modelar o ciclo de vida do objeto
40 Objetivos modelar o ciclo de vida do objeto modelar objetos reativos (user interfaces, dispositivos, etc.)

41 Diagrama de Estados 41

42 Diagrama de Atividades
42 Caso particular de diagrama de transição de estados, no qual os estados são substituídos por ações e/ou atividades e as transições são desencadeadas devido à conclusão de ações nos estados originais Diagrama de Atividades – representa os fluxos conduzidos por processamento interno

43 Diagrama de Atividades
43 captura comportamento dinâmico (orientado por atividades) Objetivos: – modelar fluxos de trabalho de negócio (business workflows) – modelar operações

44 Diagrama de Atividades
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45 Diagrama de Componentes
45 Captura a estrutura física da implementação, descrevendo as dependências entre componentes de software Construído como parte da especificação da arquitetura

46 Diagrama de Componentes
46 Objetivos organizar código fonte construir uma versão executável especificar uma base de dados física

47 Diagrama de Componentes
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48 Diagrama de Implantação
48 Descreve a topologia do Hardware e do Software do sistema Construído como parte da especificação da arquitetura Objetivos especificar a distribuição dos componentes identificar entraves de performance

49 Diagrama de Implantação
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