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ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I

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Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Aula 1- Introdução À Gestão De Pessoas

2 Conteúdo Programático desta aula (ESCALADA)
Descrever o conceito de gestão de pessoas; Compreender a importância da área de RH para as organizações e para os trabalhadores; Explicar as características da administração de recursos humanos; Reconhecer os subsistemas que compõem o sistema de recursos humanos; Listar os principais serviços prestados pela área de recursos humanos.

3 O CONTEXTO DA GESTÃO DE PESSOAS
É formado por pessoas e organizações. As pessoas dependem das organizações onde trabalham para atingir seus objetivos pessoais e individuais. De outro lado, as organizações dependem direta e irremediavelmente das pessoas para operar, produzir seus bens e serviços, atender seus clientes, competir nos Mercados e atingir seus objetivos globais e estratégicos.

4 OBJETIVOS DA GESTÃO DE PESSOAS/ARH
Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão; Proporcionar competitividade à organização; Proporcionar à organização funcionários bem treinados e bem motivados; Aumentar a auto-atualização e a satisfação dos empregados no trabalho; Desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho; Administrar a mudança: Saber lidar com as mudanças, ser ágil; Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.

5 AS MUDANÇAS E TRANSFORMAÇÕES
NA FUNÇÃO DE RH No mundo de hoje, as preocupações das organizações se voltam para a globalização, pessoas, cliente, produtos/serviços, conhecimento, resultados e tecnologia. As mudanças e transformações na área de RH são intensas e predomina a importância do capital humano e intelectual. Os novos papéis da função de RH são definidos em quatro eixos: estratégias de RH, infra-estrutura, contribuição dos funcionários e mudança organizacional.

6 Operacional e Burocrático Estratégico
De Para Operacional e Burocrático Estratégico Policiamento e Controle Parceria e Compromisso Curto Prazo e Imediato Longo Prazo Administrativo Consultivo Foco na Função Foco no Negócio Foco Interno e Introvertido Foco Externo e no Cliente Reativo e Solucionador de Problemas Proativo e Preventivo Foco nos Resultados e nos Fins Foco na Atividade e nos meios

7 GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
MISSÃO : 1º) Promover o desenvolvimento das organizações através do desenvolvimento das pessoas; 2º) Promover o desenvolvimento das pessoas, através do desenvolvimento das organizações.

8 OBJETOS DE ESTUDO: Os funcionários das organizações; Todas os demais temas que relacionem as pessoas às organizações.

9 POSIÇÃO DA ARH NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL:
Nível gerencial: na maioria das empresas; Como um de seus Departamentos. Nível de diretoria: geralmente, nas grandes organizações. RH atua em nível de direção.

10 ESTÁGIOS DE EVOLUÇÃO DA ARH:
1º ESTÁGIO: CHEFIA DE PESSOAL; 2º ESTÁGIO: GERÊNCIA DE PESSOAL; 3º ESTÁGIO: GERÊNCIA DE RELAÇÕES INDUSTRIAIS; 4º ESTÁGIO: GERÊNCIA/DIRETORIA DE RH.

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12 SUBSISTEMAS DA GRH: Recrutamento e Seleção - Suprir a empresa com os RHs necessários ao seu pleno funcionamento

13 Treinamento e Desenvolvimento - Desenvolver os RHs para atendimento pleno de suas funções, bem como futuras funções decorrentes da evolução na dinâmica organizacional

14 Administração de Cargos e Salários - Estabelecer as funções e remunerar os RHs, buscando um equilíbrio com o mercado;

15 Administração de Benefícios - Integrar (social e funcionalmente) os RHs, além da concessão de produtos ou serviços que visem o bem-estar dos empregados.

16 Segurança e Medicina do Trabalho - Assegurar a integridade física dos RHs e mental dos empregados.

17 Relações Trabalhistas e Sindicais - Manter um relacionamento harmonioso entre a empresa, funcionários,sindicatos e o Estado;

18 Planejamento de Recursos Humanos - Estimar as necessidades futuras de mão-de-obra das empresas, bem como as necessidades futuras de seus funcionários em relação às suas carreiras.

19 Administração de Pessoal - Cumprir as obrigações legais trabalhistas e as decorrentes dos contratos individuais e dos instrumentos coletivos de trabalho.

20 SERVIÇOS PRESTADOS PELA ARH:
Suprir a empresa com os RHs necessários; Desenvolver os RHs; Reter os RHs; Integrar (social e funcionalmente) os RHs; Assegurar a integridade física dos RHs; Remunerar os RHs;

21 Recompensar os RHs pelos desempenhos excepcionais;
Recompensar os RHs pela aquisição de competências e habilidades necessárias; Incentivar e mobilizar os RHs para o alcance dos objetos organizacionais; Assegurar o melhor aproveitamento possível do potencial dos RHs;

22 Cumprir as leis trabalhistas, os contratos individuais de trabalho, as convenções e os acordos coletivos de trabalho e as sentenças normativas; Manter um relacionamento harmonioso entre a empresa, funcionários, sindicatos e o Estado; Gerenciar o desempenho dos RHs; Assegurar um bom clima organizacional.

23 CARACTERÍSTICAS DA ARH:
É uma especialidade da Administração; Uma atividade de contatos intensos e exposta; Atividade meio; Seus profissionais atuam em diversos ramos; Contingencial; Interdisciplinar.

24 RESUMINDO Descrever o conceito de gestão de pessoas; Compreender a importância da área de RH para as organizações e para os trabalhadores; Explicar as características da administração de recursos humanos; Reconhecer os subsistemas que compõem o sistema de recursos humanos; Listar os principais serviços prestados pela área de recursos humanos.

25 ATÉ A PRÓXIMA AULA!


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