A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nathalie Sigrist Design de Moda -3º Semestre – Estilo A - Manhã História da Indumentária III Profª Maria Cláudia Bonadio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nathalie Sigrist Design de Moda -3º Semestre – Estilo A - Manhã História da Indumentária III Profª Maria Cláudia Bonadio."— Transcrição da apresentação:

1 Nathalie Sigrist Design de Moda -3º Semestre – Estilo A - Manhã História da Indumentária III Profª Maria Cláudia Bonadio

2 Estilo de Vida: Jovem Moderna Designer Sustentável Simples Elegante Sofisticada

3 Tema: A função cria a Indumentária. Moda e Guerra: “É preciso se adaptar as circunstâncias atuais criando um simples que seja belo.” Jeanne Lanvin (2004, VEILLON, pag. 47) “A moda, (...) reside na simplicidade.” Presidente da Câmara Sindical da Costura de Nice “Permanecer simples, sem ostentação, eis a palavra de ordem.” “O luxo se atenua, substituído pelo necessário.” (2004, VEILLON, pag. 49)

4 “A gasolina, de que os alemães têm grande necessidade para alimentar sua máquina de guerra, é o primeiro produto a ser racionado. Com isso a população é obrigada a improvisar com os recursos disponíveis e se adaptar à situação. Sem automóveis, a bicicleta se torna o meio de locomoção mais difundido em toda a França. Em virtude das circunstâncias, ganha um lugar de honra.” (2004, VEILLON, pag. 55) “Em suma, a necessidade impôs uma moda, a da bicicleta, que, por outro lado, ao longo de quatro anos, colocou para as mulheres um problema espinhoso: o do traje mais adequado a vestir.” (2004, VEILLON, pag. 56) “...bolsa a tiracolo e sacolas no bagageiro são parte indispensável do equipamento.” (2004, VEILLON, pag. 57) Devido ao rigoroso inverno, alguns prefeitos passam a aceitar o uso de calça comprida por parte das mulheres, contanto que “sejam acompanhadas por uma bicicleta.”

5 1940 1950 1954

6 “Em consequência da falta de botões e de alfinetes ingleses, coleiras de cachorro fechavam os tailleurs e agora os vestidos...As restrições sofridas pelo parisienses foram estampadas num cachecol. Assim: Segunda – sem carne. Terça – sem álcool. Quarta – sem manteiga. Quinta – sem peixe. Sexta – sem carne. Sábado – sem álcool. Mas domingo: sempre o amor!” Schiaparelli (2004, VEILLON, pag. 66)

7

8 FOTO BONECA E BIKE Saia- Calça regulável (o cadarço pode torná-la uma skinny); Gorro de Lã; Cachecol (estampado com as restrições); Bicicleta com luzes de LED (que podem mudar de cor para combinar com a roupa usada); Encaixe para iPad e iPhone com película espelhada e saída para fones (protegendo os aparelhos, que podem ser usados com GPS e iPod, ainda serve como espelho) Maleta embutida; Manete com “munhequeira” de tricô (protege do frio e combina com a calça);

9 Para aquelas que julgavam a bicicleta incompatível com o seu status, existia a bicicleta-táxi. “Artistas elegantes demais para amarfanharem seus vestidos na bicicleta, ou que não têm o hábito de se cansarem ao se deslocarem (...), além de tudo, cúmulo do refinamento, combinar seu traje à bicicleta-táxi que pegam.” “Enviem-me a cabine azul, a que combina tão bem com meu vestido.”

10 Bicicletas-Táxi, 1940 França

11

12 FOTO BONECA TÁXI E BIKE TAXI Vestido longo dupla-face (reaproveitamento da mesma peça pela falta de materiais disponíveis) “dobrado” para cima preso por uma “coleira” (fechamento proposto por Schiaparelli na falta de botões e alfinetes);; Meia de lã; Mini-casaco, com gola de pêlos artificiais; Roupa combinando com o táxi; Evento mais sofisticado; Bicicleta-Táxi com cabine e painel com iPad/iPhone e luzes LED que mudam de cor no interior do carro (podendo combinar com a roupa.

13 “As parisienses ricas dispõe de um meio de transporte por muito tempo desdenhado pela alta sociedade: o metrô.” Em função do toque-de-recolher, imposto pelos ocupantes alemães, o último metrô torna-se uma obsessão, obrigando todos a ficar de olho no relógio. Alguns ainda afirmam que essa seria a causa do desaparecimento dos vestidos longos, dentro dos quais é tão desconfortável correr. “A moda sugere vestidos que não toquem o chão, pois é importante não perder o trem das 23 horas, sob pena de se passar a noite na delegacia de polícia.”

14 Relógio Tissot, com imagem de Hitler e Mussolini Cartier, 1940

15

16 FOTO BONECA E RELÓGIO Saia dupla-face (reaproveitamento da mesma peça pela falta de materiais disponíveis) em que a barra pode ser levantada e presa por uma “coleira”, encurtando a saia; Mini-casaco e botas, com “faixa” de pêlos artificiais aplicados; Meia de lã; Relógio (preocupação em não perder a hora “toque-de-recolher”) com pulseira transparente e luzes de LED no visor, que mudam de cor (para combinar com a roupa usada)

17 Velotaxi, Alemanha Bicicleta Chanel Imagens de Referência Propaganda Restrição Relógios coloridos Bolsa Ecológica ‘No War Needed’

18 “Ditada pelas circunstâncias, surge uma nova forma de viver, que tende a modificar os hábitos de vestuário em curso para impor um estilo apropriado a época (...) O frio e a falta de transporte são imperativos que a moda deve levar em conta. Vencer a bruma gelada e permanecer elegante (...) O metrô e sobretudo a bicicleta se impõe como necessidade. Roupas práticas aparecem (...) e acabam por dominar porque na vida o que vale é a lei da maioria.”

19

20 Bibliografia


Carregar ppt "Nathalie Sigrist Design de Moda -3º Semestre – Estilo A - Manhã História da Indumentária III Profª Maria Cláudia Bonadio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google