A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sondagem à Percussão. O que é Sondagem ? Procedimento Geotécnico para conhecimento das características do Subsolo. Perfuração de Diâmetro de 2 ½, coletando-se.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sondagem à Percussão. O que é Sondagem ? Procedimento Geotécnico para conhecimento das características do Subsolo. Perfuração de Diâmetro de 2 ½, coletando-se."— Transcrição da apresentação:

1 Sondagem à Percussão

2 O que é Sondagem ? Procedimento Geotécnico para conhecimento das características do Subsolo. Perfuração de Diâmetro de 2 ½, coletando-se os dados relativos a cada metro de perfuração. Coleta de amostra do Solo.

3 O que é Sondagem ? Quando associada ao ensaio de Penetração Dinâmica do tipo S.P.T. (Standard Penetration Test), mede a resistência do solo ao longo da profundidade perfurada.

4 O que é Sondagem ? Ao realizar a sondagem, pretende-se conhecer o tipo de solo atravessado, através do recolhimento de amostra. A resistência (N) oferecida pelo solo à cravação do amostrador padrão, a cada metro perfurado.

5 O que é Sondagem ? O nível dágua ou níveis dágua, quando encontrados durante a perfuração, devem ser anotados. A amostra é coletada com a cravação de um amostrador padrão para o S.P.T. através da queda livre de um peso de 65 Kg, caindo de uma altura de 0,75 m.

6 Normas de Referência

7 Principal –NBR Execução de Sondagens de Simples reconhecimento dos solos.

8 Normas de Referência Complementares –NBR Identificação e descrição de amostras de solos obtidas em sondagens de simples reconhecimentos dos solos. –NBR Rochas e solos - Terminologia –NBR Rochas e solos - Simbologia –NBR Programação de sondagens de simples reconhecimento dos solos para fundações de edifícios - Procedimentos

9 Aplicação

10 Investigações do Solo Implantação de novas obras Estudo e projeto de novas fundações Estudo de estabilidade de taludes Estudos Geotécnicos diversos

11 Objetivos da Sondagem

12 Determinação da capacidade de suporte de carga do solo –A carga de trabalho deve ser menor que a capacidade de carga do solo. Verificação quanto a possibilidade de recalques total e diferencial –Devem ser compatíveis com a estrutura de modo que a mesma não seja danificada pelo movimento das fundações.

13 Objetivos da Sondagem Segurança –nos estudos dos efeitos da estrutura e das operações necessárias, contra as construções vizinhas.

14 Custos O quanto é crítico?

15 Custos Abaixar custos !! Como? –As sondagens representam entre 0,5% e 1,0 % do custo total de uma obra.

16 Custos Abaixar custos !! Como? –A porcentagem mais baixa refere-se aos grandes projetos, sem condições críticas de fundação. –A porcentagem mais alta refere-se aos projetos menores ou com condições desfavoráveis de fundação.

17 Custos Abaixar custos !! Como? –Simplesmente realizando a Sondagem !!!!!!

18 Custos Abaixando o custo..... –Normalmente quando este trabalho não é realizado, o projetista acaba por Superdimensionar as fundações, ou seja, haverá o desperdício de material e tempo com escavações desnecessárias.

19 Custos Abaixando o custo..... –Evita-se Retrabalho e novos gastos quando a estrutura já estiver pronta... Pois a ocorrência de danos, sem um estudo eficiente é muito grande.

20 Custos Portanto O custo é automaticamente absorvido na execução de fundações mais enxutas.

21 Número & Locação

22 Dependem: –Características e condições geotécnicas do subsolo. –Tem que ser suficientes em número para fornecer um quadro, o melhor possível, das camadas do subsolo.

23 Número & Locação Área Construída m² m² > 2400 m² Nº Sondagens 1 cada 200 m² 1 cada 400 m² (que exceder 1200 m² De acordo com o plano de construção

24 Número & Locação Até 200 m² m² 2 Furos 3 Furos Casos Especiais

25 Número & Locação Não há planta dos Edifícios –O número de sondagens será fixado de forma que a distância máxima entre elas seja de 100 m com o mínimo de 3 furos. Estudos preliminares –As sondagens são igualmente distribuídas

26 Número & Locação Fase de projeto –Pode-se locar os furos conforme critérios estruturais. Número de sondagens maior que três –As sondagens NÃO podem ser distribuídas ao longo do mesmo alinhamento.

27 Processo de Perfuração

28 A perfuração é iniciada com trado Cavadeira até a profundidade de 1m. Trado Cavadeira

29 Processo de Perfuração Nas operações Subsequentes utiliza-se o Trado Espiral, até que se torne inoperante ou até encontrar o nível de água. Trado Espiral

30 Processo de Perfuração Nas operações subsequentes é utilizado o trépano de lavagem. Trépano de Lavagem

31 Processo de Perfuração Na Lavagem, eleva-se a composição de perfuração em 30 cm, e a sua queda deve ser acompanhada de movimentos de Rotação Alternados.

32 Processo de Perfuração Quando se atingir a cota de ensaio, a composição deve ser elevada em 20 cm do fundo do furo, e manter a lavagem até que os detritos sejam removidos.

33 Processo de Perfuração Cota de ensaio. Monta-se o Amostrador Padrão e as hastes.

34 Processo de Perfuração Anota-se na haste que sobra para fora do furo os 45 cm do Amostrador em 3 estágios de 15 cm. 45 cm 30 cm 15 cm

35 Processo de Perfuração Coloca-se a cabeça de bater Monta-se o Peso (sem bater !! )

36 Processo de Perfuração Levanta-se o Peso até 75 cm. Deixa-se cair livremente. Conta-se o número de batidas a cada 15 cm do Amostrador.

37 Processo de Perfuração Coleta-se a amostra do Bico Amostradorem um copinho plástico com tampa e devidamente identificado.

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

59

60

61

62

63

64

65


Carregar ppt "Sondagem à Percussão. O que é Sondagem ? Procedimento Geotécnico para conhecimento das características do Subsolo. Perfuração de Diâmetro de 2 ½, coletando-se."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google