A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicanálise Lacaniana

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicanálise Lacaniana"— Transcrição da apresentação:

1 Psicanálise Lacaniana
Julio Cheda Vidalvina Nantes Viki Dória

2 Visão do homem - “Uma vaca sabe ser uma vaca”, um homem não sabe o que é até ser inserido na cultura e apresentado ao conhecimento e principalmente à linguagem. Sua herança é cultural, não biológica. O ser humano é diferenciado quando comparado com animais, pois possui seus instintos mais plásticos e moldáveis, bem como suas zonas erógenas e pulsões; - Um dos itens mais marcantes e surpreendendes na raça humana é o fato de que podemos ter condutas contrárias às exigências pulsionais, podemos não comer quando estamos com fome, não fazer sexo quando estamos com vontade e outros; - O projeto humano de busca de felicidade (realização de todos desejos) está fadado ao fracasso, pois em busca de uma identidade ele deve inserir-se na sociedade e, ao fazer isso, paga o preço da infelicidade ou do sofrimento psíquico devido às condições sociais que ampliam as restrições ao gozo;

3 - Seu inconsciente é composto pelas associações linguísticas e suas construções de significantes para cada palavra, que após serem encadeadas formam linhas de pensamento à nível consciente e inconsciente; - Diferente dos animais que sabem exatamente o que lhes falta, o homem sente a necessidade de preencher seu vazio mas não sabe como. É justamente nesta busca de decifração desse vazio que surgem os desejos, que supostamente podem “acertar” o que estamos buscando para chegar à plenitude do gozo.

4 Visão de Mundo - A sociedade é constituida por meio da transmissão de legados e histórias, que são repassadas por gerações predecessoras aos mais jovens. O pensamento e a linguagem são fundamentais. - O grande dificultador é que não há um reconhecimento da importância de tais histórias visto que o homem não consegue entender dentro de si as representações dela, quanto mais passá-las à terceiros. Isso faz com que o homem seja inserido na sociedade e não possua uma “bula” legível para organizar o que está recebendo; - Existem algumas heranças que são transmitidas silenciosamente, ou seja, em plano inconsciente. Estas são as expectativas de pais sobre filhos, que demonstram quais projetos e sonhos a criança deverá seguir. Por um lado isto facilita a compreensão das normas e condutas sociais, mas por outro restringe o indivíduo à apenas aquelas alternativas, façam-o feliz ou não; - Sem uma apropriação ativa dos legados deixados ao sujeito, não há como redirecionar a rota que lhe foi prescrita pela herança e assim, instituir-se participante deste legado e poder construir sua própria herança de vida.

5 Teoria do desenvolvimento
- O desenvolvimento do ser humano é iniciado pelo “Estádio do espelho”, proposto por Lacan como o primeiro momento onde a criança tenta elaborar as imagens deflagradas nos primórdios de sua relação com o mundo. Vale lembrar que este espelho é representado pela mãe, que refletirá a criança em toda sua magnetude e iniciará o processo de tradução dos acontecimentos internos e externos da realidade da criança; - Em seus primeiros momentos a criança não consegue diferenciar o Eu/outro ou objeto/Eu, não se interessando por sua imagem no espelho pois a mesma é parte de si, indiferenciada do resto do universo à sua volta. Este é um momento de narcisísmo intenso na criança; - O momento que a criança decodifica que no espelho reside uma imagem que ele tomará como “outro” denuncia um avanço importantíssimo em sua construção interna. Iniciam-se então as representações cênicas, onde a criança vê os diferentes objetos à sua volta porém não compreende suas intenções ou consegue direcionar qual desejo é de quem.

6 - Quando a criança está no estádio final, consegue reconhecer-se no espelho e sabe que aquela é sua mera reflexão. Compreende de forma realista e completa a diferença entre Eu/outro e então torna-se aberta à uma nova transformação, sua representação de coisas passa a ser uma representação por palavras. - Neste momento a criança já reconhecendo o outro, é capaz de reconhecer seu pai. Este representa a interdição e a imposição de leis, que desvinculará a criança da mãe. Este processo possibilita que a criança crie seu próprio espaço, ou seja, desalienar-se-á da mãe; - Este estabelecimento relacional tríade é importante para demonstrar à criança que ela não é soberana e onipotente, desfazendo assim suas ilusões narcísicas. É neste processo que ela pode compreender o contexto de relações entre os objetos e ela; - A criança entende então que não é uma entidade isolada e seu existir baseia-se na relação com o outro, seu inconsciente é construido neste contexto interrelacional com os objetos existentes em sua realidade; - Sintetizando podemos dizer que o sujeito (segundo Lacan) é constituído na e pela linguagem, bem como na rede de relações à qual está imerso, que também é construída pela linguagem. É ela quem elabora o inconsciente e suas representações, os diálogos, no discurso e em todo o existir humano.

7 Métodos e Técnicas - Baseia-se no método psicanalítico clássico, porém diverge em alguns aspectos; - O foco do processo de análise é baseado na linguagem do indivíduo, mais especificamente seus signos, significados e significantes; Signo: É o elemento em si, o símbolo deste Significante: É a imagem acústica da palavra, sua representação material Significado: É o conceito da palavra, baseado nas percepções do indivíduo - O tempo de análise não é lógico (cronológico); - A teoria Lacaniana baseia-se mais em uma psicanálise do “Eu” à uma psicanálise do insconciente.

8 Bibliografia CARRARA, KESTER. Introdução à psicologia da Educação, Ed. Avercamp, 2004. LACAN. J; Da psicose paranóica em suas relações com a personalidade, Ed. Forensi Universitária: Rio de Janeiro, 1987.


Carregar ppt "Psicanálise Lacaniana"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google