A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR Departamento de Matemática e Estatística – DME Campus Universitário de Ji-Paraná Programa Institucional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR Departamento de Matemática e Estatística – DME Campus Universitário de Ji-Paraná Programa Institucional."— Transcrição da apresentação:

1 Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR Departamento de Matemática e Estatística – DME Campus Universitário de Ji-Paraná Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID PIBID – Matemática da UNISUL: O desafio da implementação e os primeiros resultados. Adriana Mendonça Destro Dalmo Gomes de Carvalho Apresentação: Franciele Dallabrida

2 Introdução O trabalho apresenta a experiência do desafio vivenciado pelos membros do PIBID durante seu primeiro ano de implementação na UNISUL. O Ministério da Educação orienta para uma qualificação da formação inicial e continuada, através de práticas docentes com caráter inovador que se caracterizam nas propostas de programas como o PIBID. PIBID- Matemática com expectativa de mudar o mito de matemática para poucos e melhorar índices da rede pública de ensino.

3 Objetivos Este trabalho tem como objetivo principal, mostrar o desafio da implantação do conjunto de propostas desse ousado programa nas escolas de educação básica. Expor as atividades desenvolvidas pelos bolsistas na escola em conjunto com os professores supervisores. Apresentar os primeiros resultados obtidos no primeiro ano de implantação.

4 Metodologia Acompanhamento do trabalho realizado na escola;
Análise das discussões em grupos de temas diversos relacionados com educação matemática; Síntese e reflexão dos relatórios apresentados semestralmente pelos bolsistas; E apreciação dos resultados apresentados pelos bolsistas em eventos.

5 Descrição das Atividades
Dado início as atividades nas escolas, dois meses depois, os bolsistas de Matemática participaram do I Workshop do PIBID de Matemática, realizado na Universidade. E ao longo do ano realizaram: Grupos de estudo Interdisciplinares; Monitoria compartilhada ou contra turno; Oficinas pedagógicas; Oficinas de multimídia; E publicaram seus relatos em outros dois eventos da instituição.

6 Considerações finais Foi satisfatório ter conseguido que diversas atividades propostas fossem desenvolvidas contando com a coerência dos bolsistas na escola, trabalhando de forma integrada com o meio. Participar do processo da gestão escolar com certeza será um diferencial para este profissional ao atuar efetivamente como professor, após a sua formação inicial. Os bolsistas ao desenvolverem atividades diversificadas de ensino têm garantido um diferencial para o programa nas escolas ao promoverem atividades com jogos didáticos, oficinas pedagógicas e informatizadas, dentre tantas outras.

7 Ao ver os bolsistas atuarem como professores, tomando conhecimento das diferentes atividades desenvolvidas pela escola, mostra o quanto são importantes programas dessa magnitude para integrar os futuros professores ao cotidiano da escola. Também tem proporcionado aos futuros professores participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar para que esses profissionais busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino aprendizagem.

8 Referências bibliográficas
TRIGO, C. E. C.; NUNES, W. V. Educação Matemática e Extensão: Uma experiência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, na Baixada Fluminense. In: Anais (CD-ROM) do V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas-RS - Brasil, 20 a 23 de Outubro de 2010. KHIDIR, K. S.; SILVA, R. A. As Contribuições do PIBID no Processo de Formação de Professores de Matemática. In: Anais (CD-ROM) do V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas-RS - Brasil, 20 a 23 de Outubro de 2010.

9 Agradecimentos


Carregar ppt "Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR Departamento de Matemática e Estatística – DME Campus Universitário de Ji-Paraná Programa Institucional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google