A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. MSc. Cláudio Cabral

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. MSc. Cláudio Cabral"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. MSc. Cláudio Cabral
LAYOUT Prof. MSc. Cláudio Cabral

2 LAYOUT – Conceito Trata do arranjo físico e funcional dos bens (e processos) de uma empresa de forma a se obter maior produtividade e economia. Além da produtividade e economia, o objetivo do Layout é facilitar o fluxo de pessoas e materiais. Preocupa-se também com as condições humanas de trabalho

3 Layout -Objetivos Boa aparência e Conforto Economia nas Operações
Facilitar Fluxo de Pessoas e materiais Otimização do Uso do espaço disponível Permitir uma Futura Expansão Facilitar o Controle da Produção Otimizar o fluxo da produção e os processos Minimizar o movimento de pessoas e materiais.

4 Layout – identificação de problemas
Fluxo confuso de trabalho; Grande acumulação de pessoas e documentos; Dificuldade de acesso por má arrumação dos bens; Projeto deficiente de locais de trabalho; Perda de tempo no deslocamento de materiais.

5 Layout- objetivos/soluções
Fluxo de informações e trabalho eficientes; Melhorar o uso da área disponível; Facilitar a supervisão e a coordenação; Melhorar as condições de trabalho para as pessoas (iluminação, temperatura, ruídos,etc.); Aumentar a flexibilidade em função de novas demandas; Motivar a equipe.

6 Tipos de Layout Layout posicional- por localização fixa do bem. Usado para montagens complexas; Layout funcional- agrupam-se as operações pelo mesmo tipo de processo; Layout linear – por linha de produção. Bens localizados na sequência da produção.

7 Uso do Layout Uso do Layout Posicional: para alto custo de movimentação , para produção de poucas unidades por tipo, as máquinas são simples. Uso do Layout Funcional: grande variedade de produtos, grande variação no tempo de produção, demanda intermitente. Uso do Layout Linear: para grande quantidade de peças, alguma padronização, demanda constante, manutenção do fluxo da operação.

8 Layout – Princípios Princípio da economia do movimento: reduzir a distância entre os colaboradores e ferramentas. Princípio do fluxo progressivo: maior continuidade do movimento entre uma operação e a seguinte, tanto para pessoas quanto para equipamentos. Princípio da flexibilidade: propiciar rearranjos econômicos em função de novas demandas. Princípio da integração: integração entre os diversos fatores de um processo de trabalho.

9 Layout- Etapas do projeto
Levantamento- familiarização com o negócio, o plano de organização e os principais procedimentos adotados. Deve haver uma análise crítica para verificar desafios para alcance dos objetivos e defasagens. Planejamento da solução: planejar de forma criteriosa o Layout a ser implantado e negociar com os usuários as melhores soluções para cada grupo. Implantação: após aprovação pelos usuários deve-se implementar o Layout. Deve-se preparar o pessoal da operação(ões) envolvida(s) e identificar todos os equipamentos para localizá-los após a mudança. Controle dos Resultados: acompanhar por pequeno período a mudança, para verificar a necessidade de ajustes.

10 Layout- Recomendações
Funções inter-relacionadas devem ficar próximas Aproximar as pessoas com contatos freqüentes Serviços centrais e equipamentos muito utilizados devem ficar próximos aos usuários O trabalho deve seguir um fluxo contínuo. Mobiliário deve ficar em linha reta. Posições angulares devem ser restritas à supervisão. Chefia em posição que facilite a supervisão. Salas particulares somente quando justificadas (alta direção ou assuntos confidenciais).

11 Layout- Recomendações
Isolar as áreas com ruídos; Áreas com contato de público devem ficar próximas à entrada; O trânsito até a chefia não deve perturbar o trabalho Espaço adequado às necessidades de trabalho e conforto; Usar áreas grandes e contínuas quando possível (maior sinergia entre as equipes); A iluminação deve atingir o posto de trabalho por trás, acima e ligeiramente à esquerda (se o funcionário for destro).

12 Conclusão O Layou é importante ferramenta na Análise Organizacional e deve ser revisto quando necessário para melhorar a produtividade. O Layout deve ser adequado ao negócio, operação, espaço disponível e até à cultura da empresa.

13 Obrigado Até a próxima aula


Carregar ppt "Prof. MSc. Cláudio Cabral"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google