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1 Atividades Próxima aula trazer o esboço da pesquisa para os clientes; 1ª Avaliação (História do Livro O Segredo de Luisa) – 29/03/2012 Datas para a entrega.

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1 1 Atividades Próxima aula trazer o esboço da pesquisa para os clientes; 1ª Avaliação (História do Livro O Segredo de Luisa) – 29/03/2012 Datas para a entrega da pesquisa e análise dos dados: Pesquisas e Análises: Clientes, Concorrentes e Fornecedores: 09 pontos – 12/04/2012 Identidade visual do negócio: 06 pontos – 26/04/2012

2 2 Nívea Cordeiro 2012 MERCADO FORNECEDOR CCE: Busca de informações Persistência

3 3 Objetivo = propiciar condições para que você: Quantifique os fornecedores situados em sua cidade ou região de atuação; Elabore um roteiro para avaliar seus fornecedores; Conheça melhor o que cada um dos diferentes fornecedores pode lhe proporcionar (visando as parcerias).

4 4 De acordo com o SEBRAE, o mercado fornecedor compreende todas as pessoas e empresas que irão fornecer as matérias-primas e equipamentos utilizados para a fabricação ou venda de bens e serviços. SEBRAE?!?

5 5 Mercado Fornecedor Pessoas Empresas

6 6 Relações de fornecedores podem ser encontradas em catálogos telefônicos e de feiras, sindicatos e no próprio SEBRAE. Outra fonte rica de informações é a Internet. Mantenha um cadastro atualizado desses fornecedores. Pesquise, pessoalmente ou por telefone, questões como: preço, qualidade, condições de pagamento e o prazo médio de entrega. Essas informações serão úteis para determinar o investimento inicial e as despesas do negócio.

7 7 Preenchendo o quadro de estudo dos fornecedores, você terá uma melhor visão de quem são e de como atuam seus fornecedores.

8 8 Tipos de fornecedores que podem influenciar no sucesso do seu negócio:

9 9 Equipamentos, ferramentas, móveis, utensílios; Matérias-primas, produtos, insumos, mercadorias e serviços; Embalagens, mão-de-obra; Energia; Tecnologia, Informação;.

10 10 O que deve ser observado nos fornecedores: Se trabalham com ME/EPP; São flexíveis quanto aos prazos de pagamento; Concedem descontos para pagamentos a vista; Costumam cumprir com seus prazos de entrega; Qual a qualidade dos produtos oferecidos;

11 11 Método para coleta de informações: Qualitativo = procure analisar pelo menos três empresas para cada um dos insumos necessários;

12 12 Mesmo escolhendo um entre vários fornecedores, é importante manter contato com todos, ou pelo menos com os principais, pois não é possível prever quando um fornecedor enfrentará dificuldades; Dicas do SEBRAE:

13 13 Ao adquirir matérias-primas, insumos ou mercadorias faça um estudo de verificação da capacidade técnica dos fornecedores. Todo fornecedor deve ser capaz de suprir o material ou as mercadorias desejadas, na qualidade exigida, dentro do prazo estipulado e com o preço combinado; Dicas do SEBRAE:

14 14 A tomada e a comparação de preços facilitam a coleta de informações sobre aquilo que se deseja adquirir, aumentando as chances de se tomar decisões mais acertadas; Dicas do SEBRAE:

15 15 Verifique se é exigida quantidade mínima de compra e lembre-se de evitar intermediários, sempre que possível. Dicas do SEBRAE:

16 16 Faça quadros comparativos:

17 17 Produtos e serviços oferecidos Principais fornecedores

18 18 Planilha para análise de fornecedores:

19 19 FornecedoresProdutoPontos Fortes Pontos Fracos Empresa 1 Empresa 2 Empresa 3 Produto A Empresa 1 Empresa 2 Empresa 3 Produto B Empresa 1 Empresa 2 Empresa 3 Produto C

20 20 Avalie atribuindo Notas de 0 a 10:

21 21 Fornecedor/ Produto PreçoCondições de Pagamento Prazo de entrega Localização (estado e/ou município) Empresa 1 Empresa 2

22 22 As Duas Pulgas *Max Gehringer* Muitas empresas caíram e caem na armadilha das mudanças drásticas de coisas que não precisam de alteração, apenas aprimoramento. O que lembra a história de duas pulgas.

23 23 Duas pulgas estavam conversando e então uma comentou com a outra: - Sabe qual é o nosso problema? Nós não voamos, só sabemos saltar. Daí nossa chance de sobrevivência quando somos percebidas pelo cachorro é zero. É por isso que existem muito mais moscas do que pulgas.

24 24 Elas então contrataram uma mosca como consultora, entraram num programa de reengenharia de vôo e saíram voando. Passado algum tempo, a primeira pulga falou para a outra:

25 25 - Quer saber? Voar não é o suficiente, porque ficamos grudadas ao corpo do cachorro e nosso tempo de reação é bem menor do que a velocidade da coçada dele. Temos de aprender a fazer como as abelhas, que sugam o néctar e levantam vôo rapidamente.

26 26 Elas então contrataram o serviço de consultoria de uma abelha, que lhes ensinou a técnica do chega- suga-voa. Funcionou, mas não resolveu... A primeira pulga explicou porquê:

27 27 - Nossa bolsa para armazenar sangue é pequena, por isso temos de ficar muito tempo sugando. Escapar, a gente até escapa, mas não estamos nos alimentando direito. Temos de aprender como os pernilongos fazem para se alimentar com aquela rapidez.

28 28 E então um pernilongo lhes prestou uma consultoria para incrementar o tamanho do abdômen. Resolvido, mas por poucos minutos.... Como tinham ficado maiores, a aproximação delas era facilmente percebida pelo cachorro, e elas eram espantadas antes mesmo de pousar.

29 29 Foi aí que encontraram uma saltitante pulguinha, que lhes perguntou: Ué, vocês estão enormes! Fizeram plástica? - Não, reengenharia. Agora somos pulgas adaptadas aos desafios do século XXI. Voamos, picamos e podemos armazenar mais alimento.

30 30 - E por que é que estão com cara de famintas? - Isso é temporário. Já estamos fazendo consultoria com um morcego, que vai nos ensinar a técnica do radar. E você? - Ah, eu vou bem, obrigada. Forte e sadia.

31 31 Mas as pulgonas não quiseram dar a pata a torcer, e perguntara m à pulguinha: - Mas você não está preocupada com o futuro? Não pensou em uma reengenharia? - Quem disse que não? Contratei uma lesma como consultora.

32 32 - Mas o que as lesmas têm a ver com pulgas. quiseram saber as pulgonas... - Tudo. Eu tinha o mesmo problema que vocês duas.

33 33 Mas, em vez de dizer para a lesma o que eu queria, deixei que ela avaliasse a situação e me sugerisse a melhor solução. E ela passou três dias ali, quietinha, só observando o cachorro e então ela me disse:

34 34 "Não mude nada. Apenas sente na nuca do cachorro. É o único lugar que a pata dele não alcança".

35 35 MORAL: Você não precisa de uma reengenharia radical para ser mais eficiente. Muitas vezes, a GRANDE MUDANÇA é uma simples questão de reposicionamento.

36 36 Boa noite!!!!


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