Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouYago Rosas Alterado mais de 10 anos atrás
1
Atividades Próxima aula trazer o esboço da pesquisa para os clientes;
1ª Avaliação (História do Livro “O Segredo de Luisa) – 29/03/2012 Datas para a entrega da pesquisa e análise dos dados: Pesquisas e Análises: Clientes, Concorrentes e Fornecedores: 09 pontos – 12/04/2012 Identidade visual do negócio: 06 pontos – 26/04/2012
2
MERCADO FORNECEDOR CCE: Busca de informações Persistência
Nívea Cordeiro 2012
3
Objetivo = propiciar condições para que você:
Quantifique os fornecedores situados em sua cidade ou região de atuação; Elabore um roteiro para avaliar seus fornecedores; Conheça melhor o que cada um dos diferentes fornecedores pode lhe proporcionar (visando as parcerias).
4
De acordo com o SEBRAE, o mercado fornecedor compreende todas as pessoas e empresas que irão fornecer as matérias-primas e equipamentos utilizados para a fabricação ou venda de bens e serviços. SEBRAE?!?
5
Mercado Fornecedor Pessoas Empresas
6
Relações de fornecedores podem ser encontradas em catálogos telefônicos e de feiras, sindicatos e no próprio SEBRAE Outra fonte rica de informações é a Internet. Mantenha um cadastro atualizado desses fornecedores. Pesquise, pessoalmente ou por telefone, questões como: preço, qualidade, condições de pagamento e o prazo médio de entrega. Essas informações serão úteis para determinar o investimento inicial e as despesas do negócio.
7
Preenchendo o quadro de estudo dos fornecedores, você terá uma melhor visão de quem são e de como atuam seus fornecedores.
8
Tipos de fornecedores que podem influenciar no sucesso do seu negócio:
9
Equipamentos, ferramentas, móveis, utensílios;
Matérias-primas, produtos, insumos, mercadorias e serviços; Embalagens, mão-de-obra; Energia; Tecnologia, Informação;.
10
O que deve ser observado nos fornecedores:
Se trabalham com ME/EPP; São flexíveis quanto aos prazos de pagamento; Concedem descontos para pagamentos a vista; Costumam cumprir com seus prazos de entrega; Qual a qualidade dos produtos oferecidos;
11
Método para coleta de informações: Qualitativo = procure analisar pelo menos três empresas para cada um dos insumos necessários;
12
Dicas do SEBRAE: Mesmo escolhendo um entre vários fornecedores, é importante manter contato com todos, ou pelo menos com os principais, pois não é possível prever quando um fornecedor enfrentará dificuldades;
13
Dicas do SEBRAE: Ao adquirir matérias-primas, insumos ou mercadorias faça um estudo de verificação da capacidade técnica dos fornecedores. Todo fornecedor deve ser capaz de suprir o material ou as mercadorias desejadas, na qualidade exigida, dentro do prazo estipulado e com o preço combinado;
14
Dicas do SEBRAE: A tomada e a comparação de preços facilitam a coleta de informações sobre aquilo que se deseja adquirir, aumentando as chances de se tomar decisões mais acertadas;
15
Dicas do SEBRAE: Verifique se é exigida quantidade mínima de compra e lembre-se de evitar intermediários, sempre que possível.
16
Faça quadros comparativos:
17
Produtos e serviços oferecidos Principais fornecedores
18
Planilha para análise de fornecedores:
19
Fornecedores Produto Pontos Fortes Pontos Fracos Empresa 1 Empresa 2 Empresa 3 Produto A Produto B Produto C
20
Avalie atribuindo Notas de 0 a 10:
21
Condições de Pagamento Localização (estado e/ou município)
Fornecedor/ Produto Preço Condições de Pagamento Prazo de entrega Localização (estado e/ou município) Empresa 1 Empresa 2
22
As Duas Pulgas *Max Gehringer*
Muitas empresas caíram e caem na armadilha das mudanças drásticas de coisas que não precisam de alteração, apenas aprimoramento. O que lembra a história de duas pulgas.
23
Duas pulgas estavam conversando e então uma comentou com a outra: - Sabe qual é o nosso problema? Nós não voamos, só sabemos saltar. Daí nossa chance de sobrevivência quando somos percebidas pelo cachorro é zero. É por isso que existem muito mais moscas do que pulgas.
24
Elas então contrataram uma mosca como consultora, entraram num programa de reengenharia de vôo e saíram voando. Passado algum tempo, a primeira pulga falou para a outra:
25
- Quer saber? Voar não é o suficiente, porque ficamos grudadas ao corpo do cachorro e nosso tempo de reação é bem menor do que a velocidade da coçada dele. Temos de aprender a fazer como as abelhas, que sugam o néctar e levantam vôo rapidamente.
26
Elas então contrataram o serviço de consultoria de uma abelha, que lhes ensinou a técnica do chega-suga-voa. Funcionou, mas não resolveu... A primeira pulga explicou porquê:
27
- Nossa bolsa para armazenar sangue é pequena, por isso temos de ficar muito tempo sugando.
Escapar, a gente até escapa, mas não estamos nos alimentando direito. Temos de aprender como os pernilongos fazem para se alimentar com aquela rapidez.
28
E então um pernilongo lhes prestou uma consultoria para incrementar o tamanho do abdômen.
Resolvido, mas por poucos minutos.... Como tinham ficado maiores, a aproximação delas era facilmente percebida pelo cachorro, e elas eram espantadas antes mesmo de pousar.
29
Foi aí que encontraram uma saltitante pulguinha, que lhes perguntou:
Ué, vocês estão enormes! Fizeram plástica? - Não, reengenharia. Agora somos pulgas adaptadas aos desafios do século XXI. Voamos, picamos e podemos armazenar mais alimento.
30
- E por que é que estão com cara de famintas. - Isso é temporário
- E por que é que estão com cara de famintas? - Isso é temporário. Já estamos fazendo consultoria com um morcego, que vai nos ensinar a técnica do radar. E você? - Ah, eu vou bem, obrigada. Forte e sadia.
31
Mas as pulgonas não quiseram dar a pata a torcer, e perguntara m à pulguinha: - Mas você não está preocupada com o futuro? Não pensou em uma reengenharia? - Quem disse que não? Contratei uma lesma como consultora.
32
- Mas o que as lesmas têm a ver com pulgas. quiseram saber as pulgonas
- Mas o que as lesmas têm a ver com pulgas. quiseram saber as pulgonas... - Tudo. Eu tinha o mesmo problema que vocês duas.
33
Mas, em vez de dizer para a lesma o que eu queria, deixei que ela avaliasse a situação e me sugerisse a melhor solução. E ela passou três dias ali, quietinha, só observando o cachorro e então ela me disse:
34
"Não mude nada. Apenas sente na nuca do cachorro. É o único lugar que a pata dele não alcança".
35
MORAL: Você não precisa de uma reengenharia radical para ser mais eficiente.
Muitas vezes, a GRANDE MUDANÇA é uma simples questão de reposicionamento.
36
Boa noite!!!!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.