A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Evolução Política e Econômica Provincial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Evolução Política e Econômica Provincial"— Transcrição da apresentação:

1 Evolução Política e Econômica Provincial

2 O período provincial do Paraná durou 36 anos
O período provincial do Paraná durou 36 anos. ( 19 de dezembro de 1853 a 15 de Novembro de 1889) presidentes governaram a Província do Paraná. No período do Império era comum usar a presidência de pequenas províncias como “escolas de formação” de políticos, que usavam essa experiência como trampolim para conseguir melhores cargos.

3 Alguns autores dividem o Período Provincial da seguinte forma:
De 1853 até a Guerra do Paraguai ( De até 1889 (Proclamação da República) No primeiro período, os políticos nomeados como presidentes de província eram nascidos em outros estados. No segundo período, observa-se um aumento da autonomia provincial, já que a maioria dos presidentes eram paranaenses.

4 O primeiro presidente do Paraná foi o baiano Zacarias de Góes de Vasconcelos. Uma das maiores preocupações de Vasconcelos eram as estradas que ligavam Curitiba ao litoral. (ligação do planalto com o litoral, onde há o porto de embarque.) Durante seu governo, Curitiba foi nomeada capital da província. (Paranaguá e Guarapuava também estavam no páreo)

5 Os argumentos a favor de Curitiba foram expostas pelo próprio Goés de Vasconcelos:
I – Curitiba fica mais ao centro da província, em posição avantajada em relação a Paranaguá, que se comunica praticamente só com as vilas do litoral. II – Curitiba é o município mais populoso, portanto com o maior número de eleitores. III - A localização de Curitiba torna mais fácil a distribuição da justiça, bem como facilita a administração da província. IV – Guarapuava estava muito afastada, localizada em território pouco explorado e próxima dos países estrangeiros vizinhos.

6 Outros marcos do governo de Góes e Vasconcelos são:
* A divisão da província em três comarcas: Curitiba, Paranaguá e Castro. * A criação de uma Companhia Policial (proporcionar mais segurança) Início da construção da Estrada da Graciosa – que liga Curitiba a Antonina Organização de escolas primárias e a criação das cadeiras de francês, latim e inglês no Liceu Paranaense.

7 Estrada da Graciosa

8

9

10

11

12

13

14

15

16


Carregar ppt "Evolução Política e Econômica Provincial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google