Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouJoaquim Domingues Alterado mais de 10 anos atrás
1
1 Atividades 1ª Avaliação (História do Livro O Segredo de Luisa) – 29/03/2012 Datas para a entrega da pesquisa e análise dos dados: –Pesquisas e Análises: Clientes, Concorrentes e Fornecedores: 09 pontos – 12/04/2012 –Identidade visual do negócio: 06 pontos – 26/04/2012
2
FLUXOGRAMA: Uma Ferramenta para Projetar os Processos
3
De acordo com o SEBRAE o processo operacional é o momento de registrar como a empresa irá funcionar.
4
Deve-se pensar em como serão feitas as várias atividades, descrevendo, etapa por etapa, como será: - a fabricação dos produtos; - a venda de mercadorias; - a prestação dos serviços e, até mesmo, - as rotinas administrativas.
5
Identifique… Quais os trabalhos que serão realizados; Quem serão os responsáveis; Quais os materiais e equipamentos necessários. Para isso, elabore um roteiro com essas informações.
6
Você deverá fazer o mesmo para as diversas atividades da sua empresa. Veja, a seguir, o exemplo de um dos processos de uma indústria de pães (panificadora).
7
Fluxograma da produção de pãezinhos por equipamentos ou por operações
8
Ingredientes Massadeira Mistura Cilindro Textura Balança Pesagem Divisora Divisão Modeladora Modelagem Assadeiras Carrinhos Carrinhos Forno Cozimento
9
Além de mostrar os diferentes equipamentos envolvidos na produção de paezinhos, mostra as principais operações que integram a fabricação dos mesmos e mesmo tempo mostra:
10
- a mão de obra necessária, - as atividades de controle, - cada etapa do processo, - o espaço físico necessário; - matérias-primas; - materiais secundários; - embalagens; - layout (maneira como vai organizar o espaço da produção) necessário. A este desencadeamento de operações denominamos fluxograma.
11
No planejamento dos processos que compõem uma empresa, o fluxograma é uma ferramenta muito importante, pois constitui-se num método para descrever um processo, usando símbolos, linhas e palavras.
12
Como vocês viram, eles possibilitam apresentar graficamente as atividades e a seqüência de um conjunto de etapas que se combinam formando um processo.
13
Porém, só a descrição de algumas operações essenciais não é suficiente para esclarecer um processo mais amplo. Por isso, ao elaborar um fluxograma, devemos usar alguns símbolos padronizados que são:
14
Que símbolo vocês usariam para representar?
15
O início de um processo. A elipse
16
Os diversos passos que existem numa rotina. A identificação da operação é registrada no interior do símbolo. O Quadrado
17
É usada para indicar o sentido e a seqüência das fases do processo. É utilizada também para movimentar de um símbolo a outro. Indica o sentido do fluxo. A Seta
18
Significa decisão a ser tomada e determina o caminho a seguir entre os vários possíveis. A identificação das alternativas. O Losango
19
O fim de um processo. A elipse
20
Vocês sabem o que são processos de produção?
21
Os processos de produção são criados a partir da organização das etapas necessárias à fabricação dos produtos, conformem determinem os projetos.
22
Por meio do fluxograma torna-se mais fácil apresentar as principais operações que integram os processos de produção de sua empresa.
23
Cuidado: se o processo de produção não for bem elaborado, os processos se mostrarão ineficientes e os clientes verão isso como: erros, defeitos, falhas, não-conformidades, pois ocorrerão devoluções dos produtos, perda de tempo, rentabilidades etc.
24
Vamos montar o fluxograma de um processo de produção de caixas de papelão?
25
ETAPASATIVIDADES 1.Riscar os moldes sobre a folha de papelão, uma a uma. 2. Verificar se o risco está dentro dos padrões; 2.1 Sim: ir para o passo 3; 2.2 Não: voltar para o passo 1. RESPONSÁVEL Modelador INÍCIO RISCAR RISC O OK?
26
ETAPASATIVIDADES 3. De posse da tesoura de corte, cortar as folhas de Papelão uma a uma, de cima para baixo, da esquerda para a direita. 4. Verificar se o corte está dentro dos padrões; 4.1 Sim: ir para o passo 5; 4.2 Não: voltar para o passo 3. RESPONSÁVEL Cortador CORTAR CORT E OK?
27
ETAPASATIVIDADES 5. De posse das folhas de papelão cortadas, dobrar uma a uma com o auxílio do gabarito de dobra. 6. Verificar se a dobra está dentro dos padrões. 6.1 Sim: ir para o passo 7; 6.2 Não: voltar para o passo 5. RESPONSÁVEL Dobrador DOBRAR DOBR A OK?
28
ETAPASATIVIDADES 7. Armazenar as caixas dobradas na prateleira. 8. Verificar se a armazenagem está dentro dos padrões. 8.1 Sim: fim; 8.2 Não: voltar para o passo 7. RESPONSÁVEL Auxiliar ARMAZENAR OK? FIM
29
Vejamos alguns exemplos: La Baguett
30
Processos Operacionais SIM Início Chegada do Cliente Abordagem ao Cliente Entrega do pedido Cliente faz o pedido Encaminha até a mesa/balcão Seleção do pedido É para levar ? NÃO SIM O cliente quer algo a mais? Encaminha o cliente ao caixa Agradece pela preferência NÃO Fim Pesagem Ingredientes Mistura Cilindro Fermentação Divisão Modelagem Resfriamento Carrinhos Forno Comercialização Assadeiras
31
Vejamos alguns exemplos: Fazenda Santa Mônica
32
INÍCIO Colocar alimento no coxo dos animais OK Verificar e corrigir o erro Não Conduzir o rebanho até a área de ordenha Sim Executar a ordenha durante a alimentação OK Verificar e corrigir o erro Não 1 1 OK Armazenar o leite no tanque de resfriamento Reconduzir o rebanho de volta à pastagem Realizar a limpeza e higienização do local OK Verificar e corrigir o erro FIM Sim Não
33
Vejamos alguns exemplos: Royale Cerimonial
35
Agora..... monte o fluxograma de seus processos (fabricação, serviços etc)
36
Para encerrar….
37
Para encerrar.....
38
O colunista Sydney Harris (EUA) acompanhava um amigo à banca de jornal. O amigo cumprimentou o jornaleiro amavelmente, mas como retorno recebeu um tratamento rude e grosseiro. TRANSFORMAÇÃO
39
Pegando o jornal que foi atirado em sua direção, o amigo de Sydney sorriu atenciosamente e desejou ao jornaleiro um bom final de semana.
40
Quando os dois amigos desciam pela rua, o colunista perguntou: - Ele sempre te trata com tanta grosseria? - Sim, infelizmente é sempre assim.
41
- E você é sempre tão atencioso e amável com ele? - Sim, sou. - Por que você é tão educado, já que ele é tão rude com você?
42
- Porque não quero que ele decida como eu devo agir. Nós somos nossos "próprios donos".
43
Não devemos nos curvar diante de qualquer vento que sopra, nem estar à mercê do mau humor, da mesquinharia, da impaciência e da raiva dos outros.
44
Não são os ambientes que nos transformam, e sim nós que transformamos os ambientes!
45
Até amanhã!
46
Um bom descanso para vocês!!!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.