A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ÉPOCA CLÁSSICA: A Grécia das cidades

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ÉPOCA CLÁSSICA: A Grécia das cidades"— Transcrição da apresentação:

1 A ÉPOCA CLÁSSICA: A Grécia das cidades
A ÉPOCA CLÁSSICA: A Grécia das cidades. Do auge a decadência - VI e IV a. C. Período caracterizado pelo desenvolvimento das cidades-Estado gregas que atingiram seu poderio máximo. Época de grandes vitórias militares, da consolidação da democracia, de extraordinárias realizações artístico-culturais. Nessa fase, porém, as cidade gregas se viram envolvidas em grandes conflitos: contra os Persas (Guerras Médicas) e entre si.

2 Com as reformas implementadas por Clistenes 510 a
Com as reformas implementadas por Clistenes 510 a. C – legislador ateniense – Atenas transformou-se na mais poderosa das cidades gregas, o que foi ampliado no governo de Péricles ( a.C). Nesse período os planos imperialistas dos persas ameaçavam o esplendor Grego e Dario – imperador Persa – iniciou o conflito denominado GUERRAS MÉDICAS (ou pérsicas) em 490 a. C. Para que os gregos pudessem vencer os persas foi criada a Confederação de Delos.

3

4 A Confederação ou Liga de Delos foi uma aliança militar entre as cidades gregas – liderada por Atenas – para vencer os Persas. Todos tinham que contribuir em prol da guerra: armas, navios, ouro, alimentos, etc e os Atenienses administrariam esses recursos. Com o fim das Guerras Médicas e a vitória dos gregos, Atenas continuou exigindo das demais cidades o pagamento desses recursos o que provocou muitos conflitos como por exemplo Esparta: tem inicio a Guerra do Peloponeso.

5 Para vencer Atenas, Esparta formou a Liga do Peloponeso, mas após sua vitória sobre os atenienses, os espartanos agiram da mesma forma que seu antigo inimigo, provocando a ira de seus aliados. Tebas então vence Esparta e passa a exercer o domínio político sobre o território grego (que durou apenas 9 anos). Esse constantes conflitos internos acabaram por ENFRAQUECER toda a Grécia, que acabou sendo dominada pelos Macedônicos em 338a. C.

6


Carregar ppt "A ÉPOCA CLÁSSICA: A Grécia das cidades"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google