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Copyright - Instituto de Pesquisas em Neuroeducação - Todos os direitos reservados Inteligência Ética e Moral A Neurociência no desenvolvimento da Susan.

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1 Copyright - Instituto de Pesquisas em Neuroeducação - Todos os direitos reservados Inteligência Ética e Moral A Neurociência no desenvolvimento da Susan Leibig Neuroeducadora

2 Copyright - Instituto de Pesquisas em Neuroeducação - Todos os direitos reservados Consciência Autogênica e a amplitude da percepção sensorial Consciência Autogênica e a amplitude da percepção sensorial Ref: Prof. Dr. Victor J. F. Mattos

3 Copyright - Instituto de Pesquisas em Neuroeducação - Todos os direitos reservados É a capacidade de elaboração cognitiva da mente humana. O QUE É INTELIGÊNCIA?

4 Copyright - Instituto de Pesquisas em Neuroeducação - Todos os direitos reservados Hereditariedade Meio Ambiente Alimentação Bases funcionais da Inteligência Inteligência

5 Copyright - Instituto de Pesquisas em Neuroeducação - Todos os direitos reservados Natureza da Inteligência. Biogenética. Adquirida Natureza da Inteligência. Biogenética. Adquirida

6 Copyright - Instituto de Pesquisas em Neuroeducação - Todos os direitos reservados Inteligências Múltiplas Howard Gardner Inteligências Múltiplas Howard Gardner Gardner identificou nove tipos distintos de inteligências e vem pesquisando outras mais. Afirma que todo ser humano nasce com todas as inteligências e que elas são moldadas pelos estímulos recebidos para se desenvolverem. Isto torna as pessoas diferentes umas das outras, com graus variados de cada inteligência e com maneiras diferentes de as – combinar e organizar. Ressalta que, embora independentes, raramente funcionam isoladamente.

7 Copyright - Instituto de Pesquisas em Neuroeducação - Todos os direitos reservados INTELIGÊNCIA EMOCIONAL Daniel Golleman É o equilíbrio das ações e atitudes de um indivíduo, através do qual ele aprende a manter autocontrole sobre suas emoções, utilizando ponderação e discernimento nas diversas situações ocorridas em seu dia-a-dia. Ser inteligente emocionalmente requer as seguintes aptidões básicas de autoconhecimento: conhecer as próprias emoções, saber lidar com elas, motivar-se, reconhecer as emoções dos outros e lidar com relacionamentos.

8 Copyright - Instituto de Pesquisas em Neuroeducação - Todos os direitos reservados É a capacidade de distinguir entre o vício e a virtude e, por propósito, escolher a prática das virtudes, mantendo a subordinação às regras - formais e informais - estabelecidas pelo grupo, no intento de excelência na prática do exercício do livre-arbítrio. Inteligência Ética e Moral Susan Leibig

9 Copyright - Instituto de Pesquisas em Neuroeducação - Todos os direitos reservados Camadas do Córtex Cerebral Camadas do Córtex Cerebral Ref: Prof. Dr. Victor J. F. Mattos

10 Copyright - Instituto de Pesquisas em Neuroeducação - Todos os direitos reservados Mapeamento Cerebral das Emoções Morais (ressonância magnética funcional) Mapeamento Cerebral das Emoções Morais (ressonância magnética funcional) Presença da função do juízo moral Ausência da função do juízo moral Ref: Oliveira e Moll - Maio de 2004

11 Copyright - Instituto de Pesquisas em Neuroeducação - Todos os direitos reservados A baixa Inteligência Ética e Moral leva o indivíduo a desenvolver: Timidez ética Preguiça moral

12 Copyright - Instituto de Pesquisas em Neuroeducação - Todos os direitos reservados Acontece quando a pessoa: a.Desconhece o conteúdo filosófico do exercício do livre arbítrio, faltando parâmetros e fundamentos para desenvolver os sensos ético-morais e criar um motivo para praticá-los. b. Conhece a relação direitos/deveres de forma viesada e apresenta distorções no seu entendimento. c. Conhece e sabe exercitar o livre arbítrio, porém, permissivamente coloca-se fora e além das regras, acreditando-se acima delas. Crê que regras e virtudes são para as outras pessoas, diferentes e inferiores a ele/ela. Timidez ética

13 Copyright - Instituto de Pesquisas em Neuroeducação - Todos os direitos reservados Neste tipo de pessoa falta a têmpera moral que é a capacidade de se esforçar continuadamente por um longo período de tempo, sem esmorecer, para atingir um objetivo. Suas metas são efêmeras, fogo de palha. Espera que os outros facilitem sua vida ao máximo e quando se depara com dificuldades, sente-se vítima das circunstâncias. Com o passar do tempo torna-se folgada e improdutiva. Auto-realização para ela é fazer nada! Preguiça moral

14 Copyright - Instituto de Pesquisas em Neuroeducação - Todos os direitos reservados O que fazer para desenvolver a Inteligência Ética e Moral?

15 Copyright - Instituto de Pesquisas em Neuroeducação - Todos os direitos reservados Estabelece que o direito é uma conquista alcançada pelo cumprimento do dever. Senso do Dever

16 Copyright - Instituto de Pesquisas em Neuroeducação - Todos os direitos reservados Capacidade de responder moralmente pelos atos praticados e de assumir o peso moral de um compromisso e os danos à dignidade pessoal, se houver negligência. Senso de Responsabilidade

17 Copyright - Instituto de Pesquisas em Neuroeducação - Todos os direitos reservados Capacidade de efetivar o cumprimento dos deveres pessoais assumidos, sem falhas ou desculpas. Senso de Comprometimento

18 Copyright - Instituto de Pesquisas em Neuroeducação - Todos os direitos reservados Diz respeito à liberdade de movimento e de expressão pessoal. Subordina o indivíduo às regras do meio ambiente, estabelecendo como limite de expansão da liberdade pessoal o das demais pessoas. Senso de Limite

19 Copyright - Instituto de Pesquisas em Neuroeducação - Todos os direitos reservados Capacidade de avaliar antes de agir sobre as possíveis consequências de cada comportamento e se responsabilizar pelos resultados dos atos cometidos. Senso de Consequência dos atos praticados

20 Copyright - Instituto de Pesquisas em Neuroeducação - Todos os direitos reservados Capacidade de levar em consideração a satisfação das necessidades pessoais e as dos terceiros envolvidos na situação, praticando o senso de justiça na decisão do que fazer. Senso de Consideração

21 Copyright - Instituto de Pesquisas em Neuroeducação - Todos os direitos reservados Capacidade de distinguir entre o certo e o errado, de maneira imparcial, em cada momento da vida. É a prática da ausência da arbitrariedade. Senso de Justiça

22 Copyright - Instituto de Pesquisas em Neuroeducação - Todos os direitos reservados Perguntas? Perguntas? Dúvidas... Dúvidas...

23 Copyright - Instituto de Pesquisas em Neuroeducação - Todos os direitos reservados Susan Leibig Instituto de Pesquisas em Neuroeducação Rua Sergipe, 441 – cj Higienópolis CEP: São Paulo - SP Fone: (11)


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