Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Administração e Empreendedorismo
2
O ato de “administrar” uma empresa consiste em um sonho de milhares de brasileiros
3
Para tanto, é necessário ser um empreendedor, ou melhor
Para tanto, é necessário ser um empreendedor, ou melhor.... Usar as características do comportamento empreendedor.
4
é uma livre tradução da palavra entrepreneurship
Empreendedorismo é uma livre tradução da palavra entrepreneurship “entrepreneur é um substantivo de empreendedor, empresário” (Baêta, 1998)
5
“Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões” (Filion, 1991)
6
VISÃO CENTRAL Externa Interna Visões complementares Visões emergentes
Filion, 1991
7
Idéias de produtos ou de serviços que se quer lançar
Visão Emergente Idéias de produtos ou de serviços que se quer lançar
8
É o primeiro momento de uma visão emergente
O empreendedor, ao possuir uma idéia, lança seu olhar para o futuro, objetivando identificar as imagens que irá perseguir. É o primeiro momento de uma visão emergente
9
Visão Central INTERNA EXTERNA
Resultado de uma ou mais visões emergentes
10
Visões Complementares
As atividades de gestão definidas para sustentar a realização da visão central
11
Elementos de sustentação da Visão
Relações Liderança Energia Visão de Mundo Elementos de sustentação da Visão
12
Visão de Mundo É a maneira pela qual o indivíduo vê o mundo real.
É o que é percebido como significativo, por meio de atitudes, valores e intenções.
13
Auto-imagem Experiências - Conceito de si
“As pessoas só realizam algo quando se julgam capazes de fazê-lo” (Filion,1991) Auto-imagem Experiências - Conceito de si
14
Energia Diz respeito à quantidade e qualidade do tempo que o empreendedor estará disposto a investir à medida que desenvolve atividades na empresa.
15
Liderança Resulta da visão de mundo, da energia e da rede de relações, mas, paralelamente exerce influência sobre esses três elementos.
16
Relações Primárias Secundárias Terciárias
17
Relações Primárias Ligadas aos familiares próximos com quem mantém vínculos: afetivos, intelectuais, esportivos... Dizem respeito ao conceito de si.
18
Relações Secundárias A partir de atividades bem definidas: clubes sociais, grupos religiosos, negócios e política.
19
Relações Terciárias São escolhidas para satisfazerem uma necessidade bem definida; Contato com a área de interesse
20
É preciso lembrar que vocês:
Ou estarão administrando um negócio próprio..... ou de outrem.
21
Razões diversas levam uma pessoa a querer montar seu próprio negócio....
22
Motivos que levam as pessoas a terem seu próprio negócio
Percentual Experiência anterior como empresário 54,7% Desejo de ser empresário 23,3% Negócio da família 22,1% Potencial do mercado 18,1% Estar desempregado 15,9% Disponibilidade de capital 13,5% Insatisfação no emprego 8,3% Fonte: SEBRAE-MG
23
Ocorre que, só a intenção não basta para se criar o próprio negócio.
24
Insucesso empresarial
Causas do Insucesso empresarial
25
Percentual de empresários
Ranking Dificuldades/Razões Percentual de empresários que responderam 1º Falta de capital de giro 42% 2º Falta de clientes 25% 3º Problemas financeiros 21% 4º Maus pagadores 16% 5º Falta de crédito bancário 14% 6º Recessão econômica do país 7º Outra razão 8º Ponto/localização inadequados 8% 9º Falta de conhecimentos gerenciais 7% 10º Problemas com a fiscalização 6% 11º Falta de mão-de-obra qualificada 5% 12º Instalações inadequadas 3% 13º Carga tributária elevada 1%
26
Falta de capital de giro 42% 3º Problemas financeiros 21% 8º
Categorias Ranking Dificuldades/Razões Percentual De empresários Que responderam Falhas Gerenciais 1º Falta de capital de giro 42% 3º Problemas financeiros 21% 8º Ponto/localização inadequados 8% 9º Falta de conhecimentos gerenciais 7% Causas Econômicas Conjunturais 2º Falta de clientes 25% 4º Maus pagadores 16% 6º Recessão econômica do país 14% Logística Empresarial 12º Instalações inadequadas 3% 11º Falta de mão-de-obra qualificada 5% Políticas Pública e arcabouço Legal 5º Falta de crédito bancário 10º Problemas com a fiscalização 6% 13º Carga tributária elevada 1% 7º Outra razão
27
Características do Comportamento Empreendedor
28
Busca de Oportunidades
e Iniciativa
29
Correr Riscos Calculados
30
Exigência de Qualidade e Eficiência
31
Persistência
32
Comprometimento
33
Busca de Informações
34
Estabelecimento de Metas
35
Planejamento e Monitoramento
36
Persuasão
37
Rede de Contatos Nívea, Luciana, Ideraldo… Quem?
38
Independência e Autoconfiança
39
“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.” São Francisco de Assis
40
Assim...
41
.... jamais desperdice uma chance a mais de aprender.
43
“QUANDO NADA PARECE AJUDAR, EU VOU E OLHO O CORTADOR DE PEDRAS, MARTELANDO UMA ROCHA. TALVEZ CEM VEZES SEM QUE UMA RACHADURA APAREÇA. NO ENTANTO, NA CENTÉSIMA PRIMEIRA MARTELADA, A PEDRA SE ABRE EM DUAS, E EU SEI QUE NÃO FOI A ÚLTIMA MARTELADA QUE CONSEGUIU, MAS TODAS AS QUE VIERAM ANTES.”
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.