A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capa da Obra Conceito Conta

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capa da Obra Conceito Conta"— Transcrição da apresentação:

1 Capa da Obra Conceito Conta Nome dado aos componentes patrimoniais (bens, direitos, obrigações e Patrimônio Líquido) e aos elementos de resultado (despesas e receitas). Para que servem? É por meio das contas que a contabilidade consegue desempenhar seu papel de registrar e controlar todos os acontecimentos responsáveis pela gestão do patrimônio.

2 Classificação das Contas
Contas Patrimoniais São aquelas que representam os bens, os direitos, as obrigações e o Patrimônio Líquido. Dividem-se em: Ativas; Passivas.

3 Classificação das Contas
Contas de resultado Aparecem durante o exercício social encerrando-se ao final dele; Não fazem parte do Balanço Patrimonial; Dividem-se em: contas de despesas; contas de receitas.

4 Classificação das Contas
Despesas Decorrem do consumo de bens e da utilização de serviços; Exemplos: energia elétrica, materiais de limpeza, café etc. Receitas Decorrem da venda de bens e da prestação de serviços. Exemplos: Aluguéis ativos; Receitas de serviços; Venda de mercadorias etc.

5 Outras Informações Envolvendo Contas
Impostos Somente o governo pode cobrar impostos. Portanto, as empresas nunca terão receita dessa natureza; Impostos mais comuns: IPTU, ICMS, IR e ISS; Duas contas configurarão na contabilidade: Impostos (para registrar as despesas); Impostos a Pagar (para registrar as obrigações).

6 Outras Informações Envolvendo Contas
Salários Correspondem às remunerações pagas aos empregados, pelos serviços prestados por eles à empresa; Duas contas aparecerão na contabilidade: Salários (conta de despesa, para acumular, mês a mês, a despesa com o salário do pessoal); Salários a Pagar (conta de Obrigação, para registra o compromisso da empresa, enquanto não tiver sido pago).

7 Outras Informações Envolvendo Contas
Seguros A despesa com seguros normalmente é contabilizada na conta de despesa denominada Prêmios de Seguro.

8 Noções de Débito e Crédito
CONTAS PATRIMONIAIS ATIVO = DÉBITO PASSIVO = CRÉDITO Bens (+) Direitos (+) Obrigações (-) Patrimônio Líquido (+) CONTAS DE RESULTADO DÉBITO CRÉDITO Despesas (-) Receitas (+)

9 Função e Funcionamento das Contas
As contas têm por função possibilitar que a contabilidade registre e controle as operações que modifiquem ou que possam vir a modificar a situação patrimonial da empresa. Funcionamento O funcionamento se dá por meio de débitos e créditos nelas lançados.

10 Plano de Contas Conceito
É o conjunto de contas, diretrizes e normas que disciplina as tarefas do setor de contabilidade objetivando a uniformização dos registros contábeis; Deve obedecer às disposições contidas na Lei nº , de 15 de dezembro de 1976 (Lei das Sociedades por Ações).

11 Plano de Contas Elenco de Contas simplificado CONTAS PATRIMONIAS
1. ATIVO 2. PASSIVO 1.1 ATIVO CIRCULANTE Caixa Bancos conta Movimento Clientes Duplicatas a Receber Promissórias a Receber Estoque de Mercadorias Estoque de Material de Expediente 1.2 ATIVO NÃO-CIRCULANTE Duplicatas a Receber Promissórias a Receber 2.1 PASSIVO CIRCULANTE Fornecedores Duplicatas a Pagar Promissórias a Pagar Salários a Pagar Impostos e Taxas a Recolher 2.2. PASSIVO NÃO-CIRCULANTE Duplicatas a Pagar Promissórias a Receber (Continua)

12 Plano de Contas Elenco de Contas simplificado CONTAS PATRIMONIAS
1. ATIVO 2. PASSIVO Computadores Imóveis Instalações Móveis e Utensílios Veículos Fundo de Comércio 2.3 PATRIMÔNIO LÍQUIDO Capital Reservas (-) Prejuízos Acumulados (Continua)

13 Plano de Contas Elenco de Contas simplificado CONTAS DE RESULTADO
3. DESPESAS 4. RECEITAS 3.1 DESPESAS OPERACIONAIS Água e Esgoto Aluguéis Passivos Café e Lanches Combustíveis Descontos Concedidos Despesas Bancárias Despesas (ou Gastos) de Organização Energia Elétrica Fretes e Carretos Impostos e Taxas 4.1 RECEITAS OPERACIONAIS Aluguéis Ativos Descontos Obtidos Juros Ativos Receitas Eventuais Receitas de Serviços (Continua)

14 Plano de Contas Elenco de Contas simplificado CONTAS DE RESULTADO
3. DESPESAS 4. RECEITAS Juros Passivos Material de Expediente Material de Limpeza Serviços de Terceiros Telefones Despesas Eventuais 5. CONTAS DE APURAÇÃO DO RESULTADO 5.1 RESULTADO LÍQUIDO Resultado do Exercício

15 Plano de Contas Informações sobre o Elenco de Contas Simplificado
Código de contas: é o número à esquerda de cada conta e serve para facilitar seu manuseio; Os códigos começam pelos seguintes algarismos: ALGARISMOS CONTAS 1 2 3 4 5 Contas do Ativo Contas do Passivo Contas de Despesas Contas de Receitas Contas de Apuração do Resultado

16 Plano de Contas Informações sobre o Quadro: CONTAS PATRIMONIAIS ATIVO
Estão todas as contas que representam os bens e os direitos, devidamente classificados em dois grupos: ATIVO CIRCULANTE ATIVO NÃO-CIRCULANTE A ordem da disposição das contas, segundo a Lei n.º 6.404/1976, é a ordem decrescente de liquidez dos elementos nelas registrados.

17 Plano de Contas Informações sobre o Quadro: CONTAS DE RESULTADOS
PASSIVO Estão todas as contas que representam as obrigações e o Patrimônio Líquido, devidamente classificados em três grupos: PASSIVO CIRCULANTE PASSIVO NÃO-CIRCULANTE PATRIMÔNIO LÍQUIDO A ordem da disposição das contas, segundo a Lei n.º 6.404/1976, é a ordem decrescente de exigibilidade dos elementos nelas registrados.

18 Plano de Contas Informações sobre o Quadro: CONTAS DE RESULTADOS
Dividem-se em dois grupos: despesas e receitas Operações necessárias para confrontar as despesas e as receitas: somam-se os valores das receitas; somam-se os valores das despesas; confrontam-se esses dois totais.


Carregar ppt "Capa da Obra Conceito Conta"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google