A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Superintendência Socioeducacional Unidades Sociais de Educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Superintendência Socioeducacional Unidades Sociais de Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Superintendência Socioeducacional Unidades Sociais de Educação
Gerência Social Unidades Sociais de Educação Tempo Integral

2 Educação A PMBCN, por meio das Escolas Sociais quer dar respostas concretas aos “sinais dos tempos”, a partir da oferta da Educação Básica às crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Elas querem ser espaços de promoção da justiça social e de enfrentamento às desigualdades. O Projeto Educativo das Escolas Sociais extrapola os muros institucionais, comprometendo-se com a formação humano-cristã e acadêmica dos educandos, recendo redes e construindo pontes para que eles exerçam sua cidadania, enquanto sujeitos de direitos. “... é a convicção dos participantes do 20º. Capítulo Geral de que , ‘a educação é lugar privilegiado de evangelização e promoção humana’. Anunciaram também a aspiração de que ‘nossas instituições sejam mais evangelizadoras e promotoras da justiça’ e proclamaram ‘o direito à educação para todos’ e o desejo de ‘implicar nossa missão marista nesse compromisso’.” Circular do Superior Geral: Tornar Jesus Cristo Conhecido e Amado, p. 15

3 Programa de Educação Básica Gratuita, na perspectiva da Educação Popular
Unidades Executoras: 16 Escolas Sociais Modalidades / Segmentos: Educação Básica: Educação Infantil (em tempo integral) Ensino Fundamental (em tempo integral) Ensino Médio Regular Ensino Médio Profissionalizante Integrado Educação de Jovens e Adultos (Ensino Fundamental e Médio)

4 Educação – Unidades Sociais de Educação
Aprendizado Marista Padre Lancísio Centro Marista de Educação Infantil Circuito da Criança - Creche Irmãozinhos de Maria Centro Marista de Educação Infantil Divino Pai Eterno – CEMADIPE Colégio Marista Aracati Colégio Marista Nossa Senhora da Conceição Colégio Marista Pio XII - Surubim Colégio Marista de São Vicente de Minas Escola Marista Champagnat de Contagem Escola Marista Champagnat de Iguatu Escola Marista Champagnat de Maceió Escola Marista Champagnat de Natal Escola Marista Champagnat de Teresina Escola Marista Champagnat de Terra Vermelha Escola Marista Champagnat de Varginha Escola Marista São Marcelino Champagnat – Colatina Escola Marista Sagrado Coração – Fortaleza/Maraponga

5 Aprendizado Marista Padre Lancísio

6 Instituição: União Brasileira de Educação e Ensino - PMBCN
Diretor: Irmão David Nardi Foco do Atendimento: Programa de Educação Básica Gratuita, na perspectiva da Educação Popular Localização: Rodovia Silvânia/Vianópolis km 06 Comunidades Beneficiadas: Madre Germana I e II, São Conrado, Jd. dos Ipês, Alto Paraíso, Jd. Isaura, Jd. Dom Bosco, Privê das Oliveiras, Aeroporto Sul, Residencial Maria Luiza, Jd. Cascata, Jd. Candim. Público: Colaboradores: UBEE (33) - SEDUC (60) - PREFEITURA (18) Data de Fundação: 25 de abril de 1980

7 Contextualização O Aprendizado Marista Padre Lancísio localizado em Silvânia/GO é uma US da UBEE em parceria com o Governo do Estado de Goiás. Por meio desta parceria, a UBEE colabora com o fortalecimento da Educação Pública, assumindo a gestão escolar, segurança alimentar e formação continuada da comunidade educativa vinculada a Escola Estadual que funciona no Aprendizado Marista Padre Lancísio. A maioria dos educandos são filhos de famílias de bóias-frias, empregadas domésticas e trabalhadores autônomos, sem residência própria ou em péssimas condições de moradia, não tem alimentação adequada e faltam-lhes condições mínimas de saneamento básico e salubridade. Somam-se a isso as condições das mulheres mães, que assumem sozinhas a responsabilidade do núcleo familiar. A Unidade desenvolve sua proposta integrada à Educação Ambiental. Incorpora na organização da Unidade o funcionamento da fazenda.

8 Descrição do Espaço O projeto de ampliação do tempo de atendimento é desenvolvido no espaço da própria escola. Uma escola fazenda com 170 hectares sendo 5000 m2 de área construída e o restante área verde composta por pasto, lavoura, horta e reservas. Para o desenvolvimento das atividades do Currículo Básico existem 15 salas de aulas amplas e arejadas e salas complementares como: Sala de Leitura, Laboratório de Informática, Laboratório de Ciências – Sala Verde, Brinquedoteca, Auditório para 100 pessoas e Sala de Pastoral. Para as atividades do turno de Ampliação da Aprendizagem há um refeitório interno para 06 turmas e um externo para 04 turmas, duas quadras cobertas, um campo gramado, um quiosque coberto para aulas de capoeira e jiu jitsu, um quiosque coberto para aulas de recreação, uma sala de música, uma sala para atividades de artes plásticas e uma sala para aulas de dança e 02 banheiros com 10 chuveiros e 05 vasos cada um.

9 Objetivos e Metas Objetivos da experiência: Oferecer atendimento integral aos estudantes da Educação Infantil – Pré Escola, Ensino Fundamental – anos iniciais e Peti. Oportunizar aos estudantes acesso ao conhecimento, a novas tecnologias, ao esporte, às artes e à cultura. Fortalecer os vínculos entre escola, família e sociedade. Metas: Atender aproximadamente 492 estudantes em tempo integral com atividades desenvolvidas em 9 horas diárias.

10 Sujeitos envolvidos Estudantes de Educação Infantil – Pré - Escola (04 e 05 anos); Ensino Fundamental anos iniciais (06 a 13 anos) e Peti (06 a 15 anos). Os educandos são filhos de famílias de boias frias, empregadas domésticas e trabalhadores autônomos, sem residência própria ou em péssimas condições de moradia, não tem alimentação adequada e faltam-lhes condições mínimas de saneamento básico e salubridade. Somam-se a isso as condições das mães, quase sempre desacompanhadas da figura paterna dos filhos, outro aspecto que vale ressaltar é que muitos atendidos são de origem Norte e Nordeste do Brasil.

11 Integração com a comunidade e Motivação
O Conselho Escolar da unidade é o principal mecanismo de integração comunidade e escola. Este colegiado participa de reuniões mensais, estudos, assembleias, Conselho de Classe, momentos de planejamentos e avaliação. A participação nas reuniões pedagógicas, em média 90% dos pais, também evidencia uma boa relação. Os eventos realizados são apreciados por 100% dos familiares. Motivação para a implementação: As crianças, estando na escola por todo dia, permitem aos pais trabalharem e não se sujeitam ao risco de estarem sozinhas em casa. As refeições que tomam na escola, 05 vezes ao dia, constituem para muitas a maior motivação para irem às aulas ou estarem matriculadas no Aprendizado Marista. As atividades Esportivas e Artísticas e Culturais são para muitos as únicas opções de entretenimento sadio, de lazer e contato com a arte, esporte e cultura.

12 Referencial teórico e conceitos
Projeto Educativo do Brasil Marista: nosso jeito de conceber a Educação Básica/União Marista do Brasil. UMBRASIL, 2012. Diretrizes Curriculares da Educação Infantil ANTUNES, Celso. Relações interpessoais e autoestima: a sala de aula como espaço do crescimento integral. 2ed. Petrópolis: Vozes, 2003. Tendências para Educação Integral. -SP Fundação Itaú Social – CENPEC, 2011 Estatuto da Criança e do Adolescente. Referenciais da Educação Popular. Acreditamos que o estudante aprende, se desenvolve e constrói seu conhecimento. Na escola com tempo ampliado os estudantes têm mais tempo para levantar e confrontar suas hipóteses, todos os momentos têm caráter educativo: a hora do almoço, do lanche e do banho são oportunidade para a aquisição de conteúdos procedimentais e atitudinais, que culminam com o “fazer e o ser”. Em síntese concebemos um mundo em constantes mudanças, constituído por uma sociedade globalizada onde a informação circula em tempo real e o ser humano, em busca do conhecimento, se constrói continuamente. A escola é da e para a comunidade, local de interação entre saberes construídos historicamente. Ambiente onde o educador é o mediador entre o educando e o objeto de estudo, em um processo dinâmico que considera o erro como provisório e o educando sujeito de sua aprendizagem.

13 Descrição da experiência
São estudantes que ficam 9 horas e 30 minutos por dia na unidade escolar. No matutino participam de atividades do Currículo Básico e no vespertino do tempo de ampliação da aprendizagem: acompanhamento pedagógico e oficinas artístico-pedagógicas. As crianças chegam às 7 horas, no transporte público, tomam o café da manhã, estudam até às 9 horas e 50 minutos, param para lanche e recreio, retornam aos estudos às 10 horas e 10 minutos. Às 12 horas participam do momento de convivência que envolve: hábitos alimentares, higiênicos e de lazer. Às 13 horas metade da escola faz acompanhamento pedagógico com aulas de Letramento e Educação Matemática e outro grupo participa das Oficinas de: Recreação, Artes Plásticas, Capoeira, Catira, Coral, Fanfarra, Iniciação Esportiva e Dança. Às 14 horas e 30 minutos param para lanche e recreio e retornam às 15 horas trocando de atividade. Encerramento às 16 horas e 30 minutos.

14 Proposta curricular Projeto Político Pedagógico da Unidade foi construído pelo coletivo de educadores no início da realização do projeto. Posteriormente é revisada anualmente pelo coletivo de educadores que ao lerem o documento assinalam pontos relevantes que permanecem, pontos irrelevantes e que devem ser retirados e por fim o que deve ser acrescentado para o ano seguinte. Em plenária cada grupo faz apresentação dos aspectos a serem modificados. Este trabalho é desenvolvido em um período de 12 horas divididas em três manhãs de estudo e construção do documento. Os temas estruturantes do documento orientador do trabalho estão diretamente associados a uma educação que preza pelo desenvolvimento integral de cada estudante. Explicitados em capítulos e subcapítulos as atividades são descritas em seu inteiro teor com objetivos, conteúdos, metodologias e avaliação.

15 Dimensão avaliativa Indicadores utilizados:
• Resultados das avaliações externas e internas. • Adesão e participação da comunidade. Nível de adesão: • 99% dos estudantes do Currículo Básico participam do tempo de ampliação, os demais não o fazem por residirem no meio rural e por não haver transporte no vespertino são impedidos de participarem. Desafios: • Alta rotatividade de educadores, que acaba por implicar no desenvolvimento por completo da proposta. • Falta de profissionais com formação para atuar nas oficinas artístico-pedagógicas. • Localização da unidade escolar o que faz com que os estudantes fiquem dependentes do transporte escolar. • Alto número de estudantes com Necessidades Educacionais Especiais atendidos em tempo integral. • A situação disfuncional de muitas famílias de educandos. • A instabilidade de convênios.

16 Fatores de sucesso: • Prêmios recebidos em âmbito municipal, estadual e federal. • As notas obtidas em avaliações externas. •A superação da meta do Ideb em 2011. •A procura por vagas. Impacto produzido: • Educandos ao serem transferidos são destaques em suas novas escolas.• Percepção do público sobre a experiência: • Ao final do ano letivo os pais respondem a um questionário avaliando o atendimento realizado. As respostas são computadas em gráficos que apresenta uma grande satisfação. Na parte das observações os pais registram relevantes sugestões. Principais resultados: • Índice de Evasão de 0%. • Índice de aprovação que ultrapassa 97% de aprovados. •Superação da meta do Ideb.

17

18

19 Circuito da Criança - Creche Irmãozinhos de Maria

20 Instituição: União Brasileira de Educação e Ensino - PMBCN
Diretora: Janaína Lidiane da Silva Santos Foco do Atendimento: Programa de Educação Básica Gratuita na Perspectiva da Educação Popular Localização: QNN 30 Área Especial B – Ceilândia – Sul /DF Comunidades Beneficiadas: Setor Habitacional Sol Nascente, Setor Habitacional Pôr do Sol, Guariroba, Ceilândia-Sul, Ceilândia Norte, Setor P. Sul, Setor P. Norte, Samambaia e Taguatinga. Público: Colaboradores: 38 Colaboradores/as Data de Fundação: 06 de março de 2008

21 Contextualização A Creche Irmãozinhos de Maria é uma US da UBEE, localizada em Ceilândia/DF, que tem por objetivo oferecer atendimento em tempo integral na Educação Infantil – Creche e Pré-Escola. Atende a crianças provenientes de famílias em situação de vulnerabilidade social. A realidade do público atendido demonstra que inúmeros educandos encontram-se em situação de risco pessoal e social, convivendo diariamente com as mais diversas formas de violência. A ética, transparência e solidariedade, permeiam o Projeto Educativo da US, em sintonia com a Pedagogia da Presença. Esta Unidade se destaca na região pela excelência no atendimento e por assegurar o principio da Doutrina da Proteção Integral da criança preconizado pelo ECA. A US funciona em espaço físico alugado.

22 Descrição do Espaço e Metas
Salas de aula, pátios, área verde e área externa. Metas: Atendimento integral e gratuito a 117 alunos com o fito de desenvolver e potencializar os aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade, visando a socialização, o equilíbrio harmônico e a formação de virtuosos cidadãos. Desenvolver projetos de apoio sócio familiar que visam o acompanhamento e apoio psicossocial às famílias atendidas, compreendendo o contexto social, no qual as mesmas estão inseridas e identificando suas potencialidades e desafios de vivenciarem plenamente o exercício da cidadania, a garantia de direitos da criança e, a prevenção de situações de risco e violação dos direitos sociais desses sujeitos.

23 Sujeitos envolvidos O atendimento é realizado na cidade de Ceilândia-DF, próximo ao Setor Habitacional Sol Nascente. Atualmente, o maior número de atendidos reside nesta região. De acordo com IBGE, o Setor Habitacional Sol Nascente é a segunda maior favela do Brasil. O que antes era uma pequena invasão tomou contornos de cidade, com uma população de mais de 56 mil habitantes. Socialização de Dados das Famílias Atendidas: 117 educandos/107 Famílias; 68 Famílias são constituídas por mães “chefes de família”; 06 famílias são constituídas por pais solteiros; 33 famílias são constituídas por pais e mães; 30% das mães são domésticas; 50% são diaristas ( sem registro na CTPS); 85% dos pais trabalham sem registro na CTPS.

24 Integração com a comunidade e motivação
Com o fito de estabelecer/fortalecer vínculo com a comunidade, a Unidade participa de encontros de rede, fóruns entre outros eventos, bem como socializa a pauta de eventos Institucionais para garantir a participação da comunidade. Motivação para a implementação: Oferta de educação com qualidade, responsabilidade e coparticipação (escola, família e comunidade).

25 Referencial teórico e conceitos
Referencial teórico (teorias que embasaram a experiência): Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil – Marista; Projeto Educativo Marista; Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil – MEC; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Estatuto da Criança e do Adolescente; Paulo Freire; Jean Piaget; Lev Vygotsky; Gilda Rizzo. Conceitos utilizados Escola; Educação integral em tempo integral.

26 Dimensão avaliativa da experiência
Nível de adesão: Demanda superior a 300% das vagas oferecidas. Desafios: Fortalecimento de Parcerias na região. Fatores de sucesso: Participação da comunidade e familiares; Participação efetiva nas atividades oferecidas. Impacto produzido: Redução de índice de vulnerabilidade social e pessoal; Redução nos índices de violência doméstica e sexual; Famílias envolvidas em espaços de garantia de direitos da criança e do adolescente.

27 Percepção do público sobre a experiência:
Fortalecimento da relação Escola – Família e Comunidade. Principais resultados: Promoção da Aprendizagem e do conhecimento; Valorização da diversidade étnica e cultural; Desenvolvimento dos aspectos cognitivo, afetivo, social, perceptivo-motor através da uma abordagem que reconhece os alunos como seres singulares; Desenvolvimento do senso crítico; Formação de atitudes e valores conscientes e éticos em favor de uma participação correta, solidária e cooperativa; Formação de liderança e cidadania; Valorização da cultura local e da arte popular; Elevação da autoestima; Participação das famílias nas ações desenvolvidas.

28

29


Carregar ppt "Superintendência Socioeducacional Unidades Sociais de Educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google