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“Conhecimento é o melhor investimento que podemos fazer....” Einstein.

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1 “Conhecimento é o melhor investimento que podemos fazer....” Einstein

2 e Sistemas de Informação
Administração e Sistemas de Informação Mauricio Abreu MSc Business Process Management - BPM

3 Agenda Geral Tecnologias: Data Warehouse, Data Mart, Metadado e ODS;
Data / Text / Web Mining; BPM; Portal Corporativo. Agenda Geral

4 Introdução Arquitetura Empresarial Ferramentas Tecnológicas Mineração de Processos Agenda

5 Introdução

6 Crescimento das Vendas
Mundo dos Negócios Negócio Eletrônico Alta Competitividade Agilidade e Flexibilidade Gerenciamento dos Processos de Negócio (BPM) Foco no Cliente Concorrência Acirrada Introdução Fidelização do Cliente Crescimento das Vendas Vantagem Competitiva Sustentável Alto Investimento em TI Instabilidade Insegurança Digital Globalização

7 Primeira Onda – Baseada no Taylorismo
História do BPM Primeira Onda – Baseada no Taylorismo Grande divisão do trabalho; Total controle gerencial do ambiente de trabalho; Contabilidade dos custos baseada em um sistemático estudo de tempos e movimentos. Introdução Segunda Onda – Reengenharia de Processos 1st Wave the first wave of business process management, began in the 1890s and early 1900’s and was dominated by Fredrick Taylor's theory of management - processes were implicit in work practices but were not automated. Taylorism has 3 key components 1 – Greater division of labour - production processes analysed systematically and broken down each worker's job was simplified and preferably reduced to a single, simple task. Greater specialization would lead to greater efficiency, de-skilling that followed simplification of tasks would allow cheaper, unskilled labour to be hired. Greater division of labour would in turn remove the planning, organizing and hiring functions from the shop floor. 2 - Full managerial control of the workplace was to be established for the first time, and managers were to be responsible for the coordination of the production process that greater division of labour had fragmented. 3 - Cost accounting based on systematic time-and-motion study was to be introduced to provide managers with the information they needed in their new roles as the controllers of the workplace. Click – Quote Fredrick Taylor "In our scheme, we do not ask for the initiative of our men. All we want of them is to obey the orders we give them, do what we say, and do it quick." Fredrick Taylor Reengenharia dos Processos Manuais Implementação de Sistemas Específicos MRP, ERP, Pacotes Encomendados Negócios e processos embutidos no código Direcionando para o EAI Varias Arquiteturas, Transferência de mensagens por meios eletrônicos, Adaptadores, Workflow Rudimentar

8 Terceira Onda – Integração em Larga Escala
História do BPM Terceira Onda – Integração em Larga Escala Pensamento Dominante: Facilitar o processo de mudança Aquisições e Fusões; Novos Mercados; Novos Produtos; Novos Competidores; Mudanças na Legislação. Como? Extrair os processos de negócio dos sistemas que estavam rodando. Introdução This is achieved by extracting business logic from the applications, and using process management solutions to control process flow. Peter Lavender – BPM Seminar MBF purchased a Life Insurance company on 22 January this year. New company will be in the MBF building, with new hardware, connected to MBF systems, live on 29 March. This is only 67 days!

9 Processos de Negócio Introdução “Pensando” Processos de Negócio

10 Introdução Processos de Negócio O que é orientação à processo?
Organização funcional Organização por processo Orientação à processo Administração Marketing Produção P&D Administração Marketing Produção P&D Processos Produtivos Introdução Processos de MKT Processos Logística Funções dirigem as atividades organizacionais Processos de Negócio definidos, funções ainda dominam Processos de Negócio dirigem as atividades organizacionais

11 Integração via o BPM Introdução BPM Gestão Automação Workflow
START Check Account Add Account STOP Exists !Exists Apoio a Gestão da Organização Definição dos Requisitos Elaboração do Workflow

12 Visão de Processos de Negócio “Código Genético da Corporação”
Quem detiver o conhecimento sobre o código genético da corporação será capaz de: Entender melhor o funcionamento da mesma; Entender os problemas e apontar correções nos “gens” com anomalias; Definir como controlar a operação. Descobrir este código genético é um primeiro e grande passo no sentido de aperfeiçoar o funcionamento da organização; Infelizmente (ou felizmente) o código está em constante mudança e não pode ser determinado a partir de uma só célula. Introdução

13 Visão de Processos de Negócio
Processos de Atendimento a Clientes Processos de Relação c/ Fornecedores Processos Internos à Organização CLIENTES FORNECEDORES Introdução “A gerência superior deve estar preparada para modificar rapidamente os processos de negócios, mas muito freqüentemente a infra-estrutura de TI não consegue acompanhar a velocidade das mudanças. Tanto a área de negócios, quanto a gerência de TI serão beneficiadas por uma solução flexível para a gerência dos processos de negócios.” Tyler McDaniel, EAI Journal (2001) Source: Hurvitz Group

14 Questões Fundamentais
Método Introdução Modelo Ferramentas Projeto

15 Modelo de Negócio da Organização
Quem? Modelo da Organização Onde? Modelo de Localização Modelo de Interação do Negócio Modelo de Eventos Quando? Modelo Workflow Como? Modelo de Processos Porque? Modelo de Objetivos Introdução O que? Modelo de Objetos de Negócio Quem são as pessoas da organização Como o trabalho é realizado Como os objetivos se ligam aos processos de negócios Produtos / serviços gerados pelos processos

16 Arquitetura Empresarial

17 Arquitetura Empresarial
Business Process Management Vendas Produção Financeiro Recursos Humanos Logística Externo Clientes CRM Arquitetura Empresarial Parceiros SCM ERP Bancos Interno Centros de Distribuição Customizado Transportadores Fonte: BPMI.org

18 Arquitetura Empresarial
ESCOPO DO NEGÓCIO (CONTEXTUAL) MODELO DA EMPRESA (CONCEITUAL) MODELO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (LÓGICO) TECNOLOGIA (FÍSICO) REPRESENTAÇÕES DETALHADAS (IMPLEMENTAÇÃO) DADO FUNÇÃO REDE Definição de Dados Entidade = Campo Relacionamento = Ender. ex. DADOS Modelo Físico de Dados Ent. = Tabelas, Colunas Relac. = Pointers,chaves, etc. Modelo Lógico de Dados Entidade = Ent. de Dados Relacinamento = Relac. de Dados Modelo Conceitual Entidade = Ent. negócio Relacionamento = Fatos da realidade do negócio Lista dos aspectos importantes do negócio Entidade = Classe de objetos do negócio Lista dos Processos que o negócio realiza Processo = Proc. negócio Arquitetura da aplicação I/O = Fluxo de dados P = Função da Aplicação Projeto do sistema I/O = Form. Telas/Dispos. Proc. = Função comput. Programas I/O = Blocos de controle Proc. = Comandos Ling. ex. FUNÇÕES Mod. de Processos do Negócio I/O = Recursos negócio Lista de Locais onde o negócio opera Nó = Grandes Localizações Logística do negócio Nó = Unidade negócio Link = Conexão negócio Arq. Sistema Distribuído Nó = Função do SI (Processador,Armaz.,etc) Link = Linhas de comunic. Arquitetura do sistema Nó = Hardware/Software Link = especificação das linhas de comunicação Arquitetura da rede Nó = Endereço na rede Link = Protocolo ex. REDE “O Que” “Como” “Onde” O I P E1 R E2 E3 Link Processo = Classe de processos do negócio Planejador Proprietário Projetista Construtor Subempreiteiro PESSOAS TEMPO MOTIVAÇÃO Arquitetura de segurança (acesso, senhas, etc.) Usuário = identificação Trabalho = ações válidas ex. ORGANIZAÇÃO Arq. da apresentação Pessoa=usuário / grupo Arq. da interface humana Pessoa = Papel Trabalho = Entregas Modelo Work Flow Usuário=uni. organizacio. Trabalho=produto do trabalho Lista de orgs/agentes importantes do negócio Pessoa = “classe” de agente Lista dos eventos significantes do negócio Tempo = Evento negócio Processando a estrutura Ciclo = ciclo de proces. Tempo = evento sistema Diag. fluxo de controle Ciclo=ciclo compenente Evento = execução Parte interna Ciclo = ciclo de máquina Evento = interrup. de I/O ex. HORÁRIO Plano Principal Lista de estratégias e objeticos do negócio Plano do negócio Fim = objetivos negócio Meio = estratégias negóc. Modelo das regras neg. Projeto das regras Fim = declaração estrut. Meios = declar. ação Especificação das Regras Fins = sub-condiçãos Meios = paços ex. Missão “Quem” “Quando” “Porquê” Fins = Maiores objetivos Meios = C.S.F. Evento maior do negócio Ciclo = Ciclo do negócio Fim = condição Meio = ação Trabalho=formato de tela Workflow Modelos de Processo Arquitetura de Processos de Negócio I n f o r m a ç ã Estratégias de Negócio Direcionadores do Negócio Projeto de Regras de Negócio Objetivos/ Estratégias Regras de Negócio Condições/ Ações BPMG BPMN BPQL BPMI BPMS OMG WFMC ebXML WSDL…….. Arquitetura Empresarial Arquiteturas de TI (direcionadores tecnológicos) Construção WFE BRE Fonte: John A. Zachman, Zachman International Inc.

19 Arquitetura Empresarial
Fonte: Ibid.

20 Elementos do Modelo de BPM
Reduzir o “Gap” entre o negócio e a TI Modelo Modelo e simulação dos processos de negócio cross Gerenciar e Melhorar os processos usando métricas Visibilidade do processo com base na interação Gestão Integrar Arquitetura Empresarial Repositórios Feedback Qualitativo & Quantitativo Integrar o humano com os sistemas com base nos processos de negócio Redução do tempo de ciclo Monitor Monitorar, do início ao fim, os processos de negócio em tempo real Adaptabilidade

21 Quais são os desafios? Arquitetura Empresarial Processo A Processo B
Modelo Gestão Desafio Evoluir de um projeto funcional em forma de silo para um processo cross funcional Sistema A Sistema B Sistema C Desafios Permitir o monitoramento do início ao fim Estrutura em torno do dono do processo cross Arquitetura Empresarial Processo A Processo B Monitor Integrar Desafio Permitir que um workflow cruze as fronteiras de um sistema sem estar ligado a ele Desafio Permitir a visibilidade das KPIs dos processos cross, dos eventos de negócio e dos estados dos processos

22 Mudança em Tempo Real Arquitetura Empresarial Processo
produção, negócios, suprimento, logística, financeiro, transportes, marketing… Fronteira do Sistema Processo Entradas Saídas Regras Eventos Qual a significância dos eventos / dados? Selecionar cenários & empreender ações corretivas dados Arquitetura Empresarial Resposta Detecção Como eu levo o processo para a condição que eu desejo? Em qual condição está o processo? Diagnose eventos condição ou estado Modelo de Detecção, Diagnose e Resposta Processo e Conhecimento baseados em modelos capacitam o raciocínio Otimização do Modelo

23 Um exemplo - Compras Arquitetura Empresarial Processo Completo Status
Confirmação Processo Completo Enviado Arquitetura Empresarial Mecânico Comprador Industrias Acme Vendedor Status Req. Env. Entrega Física Enviado Entregue Rapidão Cargas Entregador

24 Onde estão os Serviços? Arquitetura Empresarial Status Mecânico
Compra eBiz Serviço eBiz Serviço Confirmação Enviado Arquitetura Empresarial Mecânico Comprador Industrias Acme Vendedor eBiz Serviço Status Req. Env. Entrega Física eBiz Serviço Enviado eBiz Serviço Entregue Rapidão Cargas Entregador

25 Onde estão os Serviços no Vendedor?
Compra Processamento da Compra eBiz Serviço eBis Confirmação eBiz Serviço Enviado Arquitetura Empresarial Enviado Evento Req. Env. Aprocação Enviado Entregue

26 Portal de Análise dos Processos e Serviços

27 Ferramentas Tecnológicas

28 Mundo de TI Ferramentas Tecnológicas Novas Tecnologias Informações
WfMC XPDL ASAP WfXML WAPI IF5 OASIS ebXML BPSS CPA CPP Novas Tecnologias ISO / ABNT Informações Pouco Confiáveis Integração Legislações e Regulamentações OMG MDA UML XML MOF BPDM Sarbanes Oxley BPMI BPMN BPML BPQL Ferramentas Tecnológicas Sistemas Legados Padronização W3C WS-CDL WSDL SOAP HTTP OASIS WS-BPEL UDDI WS-CAF WS-RM Deficiência nos projetos Software Livre ou Proprietário Usuários Insatisfeitos BPEL4WS

29 Convergência Tecnológica Acelerada
ERP / DW XML CORBA SOA Internet 1980 1990 2000 2010 LAN Web Office Workflow ? WAN EAI Business Integration J2EE .NET BPM Web-centric Ferramentas Tecnológicas B2B WS EDI Mainframe Client / Server Web/Portal Informação Processos de Negócio Local Global

30 Visão Geral de um Projeto de BPM
Ferramentas Tecnológicas

31 Cinco Componentes do BPM Ambiente de Geração de Código
Ambiente de Integração (EAI) Ambiente de automação Motor de workflow (WFE) Motor de regras de negócio (BRE) Motor de processos Operar Implementar [Portal] [Repositório] Padronização (OMG, BPMG, BPMI) Modelagem dos processos Modelagem das regras de negócio Ambiente de Simulação Ambiente de Desenvolvimento Ferramentas Tecnológicas Executar Gestão dos processos Simulação e otimização Análise dos resultados Relatórios de situação Definir Administração e segurança; Repositório de metadados. Monitorar e Otimizar Fonte: BPMI.org

32 Ciclo de Vida do Processo de Negócio
Ferramentas Tecnológicas M. zur Muehlen: Workflow-based Process Controlling, 2004

33 Captura do Conhecimento
Framework do BPM Mapeamento e Publicação dos Processos de Negócio Captura do Conhecimento Automatização (Proc. Neg.) Prototipação/Sistema Automatizar os processos e aumentar a qualidade e a consistência Integrar Aplicações existentes, reusar os dados corporativos Ferramentas Tecnológicas Aplicativo de Software Empresarial Criar uma nova geração de aplicações de negócio em substituição das aplicações existentes Model Document, describe & capture a business process, resources, metrics & costs. This is where Business Process Engineering starts, and often ends Automate Implement a business process model with a real-time event engine. This is where workflow ends Integrate Connect an automated process to your back-end systems, EDI, ERP and reuse services & components. This is where middleware and enterprise application integration start and end Manage View & interact with work in progress, alerts, exceptions & metrics. Optimize Recognize & react to performance, utilization & bottlenecks and to propose & implement new business scenarios. A successful business is built upon a foundation of business processes that align resources to achieve market goals.Whether delivering goods and services to customers, collaborating with partners, or coordinating employee efforts, sound business processes are unifying threads that bind together the fabric of an enterprise’s products, brand, and value. Business processes are at the heart of an enterprise’s identity; they are the steps taken to create a new product, manufacture an item, assemble multiple parts into a finished good, synthesize a raw material for production, answer a customer inquiry, procure supplies, negotiate a partnership, or deliver a product to market.The point is that each business has unique characteristics that are embedded in the processes. All too often, however, enterprises do not have adequate understanding of or control over their processes.Management might have a model of an ideal process, but the actual execution of that process might be strikingly different, leading toward redundancy, error, gaps, and inefficiency. As a result, businesses without agile control over their processes often impede their own success. Without management, processes quickly become locked up into isolated units. In short, business process management is the ability to have end-to-end visibility and control over all parts of a long-lived, multi-step information request or transaction that spans multiple applications and people in one or more companies. Business process management means harnessing and enhancing the value of business processes however large or small, wherever they reside within the extended enterprise, and whomever they involve.

34 Modelagem de Processos
Ferramentas Tecnológicas

35 Publicação dos Modelos de Processo
Formato de Documento Ferramentas Tecnológicas Formato HTML Publicação

36 Automação dos Processo
Ferramentas Tecnológicas

37 Análise e Modelagem de Processos
Ferramentas Tecnológicas Processo de Negócio Real Modelo de Processo de Negócio

38 Grande Variedade de Ferramentas
Ferramentas Tecnológicas BPEL4WS XML Ferramentas : Metamodelo : Formatos de Troca

39 Iniciativas de Padronização
Object Management Group (OMG) Business Process Management Initiative (BPMI) BPML / BPMN / BPQL Workflow Management Coalition Organization for the Advancement of Structured Information Standards (OASIS) (+ UN/CEFACT) World Wide Web Consortium (W3C) BEA, IBM and Microsoft: BPEL4WS Ferramentas Tecnológicas

40 Padronização – BPMI / OMG
UDDI LDAP DISCO Fonte: BPMI.org Discovery RosettaNet PIPs ebXML CPA EDI OAGIS BODs SWIFT B2B Collaboration Object Management Group (OMG) Model-Driven Architecture (MDA) standards (UML, BPDM, etc.) BPMN UMM Ferramentas Tecnológicas Modeling WS-CDL OASIS standards (ebXML BPSS, WS-CAF, WS-BPEL, etc.) Workflow Management Coalition (WfMC) standards (XPDL, WfXML, ASAP, etc.) Process Definition WSDL ebXML CPP Services Worldwide Web Consortium’s (W3C) transport protocols (HTTP, SOAP, etc) WS-RM SMTP Transport

41 IDEF: Integration DEFinition
O IDEF (Integration DEFinition) é baseado na Técnica de Análise e Projetos estruturados (Structured Analysis and Design Techinique - SADT), que é uma abordagem gráfica para a descrição de um sistema, introduzida por Douglas T. Ross na década de 70. Em 1981 a Força Aérea Americana padronizou e levou ao conhecimento do público um subconjunto do SADT, chamado de IDEF0. A necessidade desta padronização deveu-se ao fato de que a Força Aérea trabalhava com diversas indústrias espaciais e cada uma trabalhava de uma forma. Isto dificultava o controle e a documentação de seus processos. Ferramentas Tecnológicas IDEF0: Modelagem Funcional IDEF1: Modelagem da Informação IDEF1x: Modelagem de Dados IDEF3: Modelagem de Processos IDEF4: Projeto OO IDEF5: Descrição de Ontologia Família IDEF

42 IDEF0- Function Modeling Method
Controles Ferramentas Tecnológicas Nome da Função Entrada Saída Mecanismos

43 Swimlanes Raias de Responsabilidade
Um diagrama de atividades pode ser dividido em raias de responsabilidade(swimlanes), separadas por linhas contínuas Cada pista é encabeçada pelo nome da unidade organizacional ou entidade responsável pelas atividades aí realizadas Uma atividade é atribuída a uma única pista, mas uma transição pode atravessar várias raias Útil para modelar fluxos de trabalho relativos a processos de negócio Ferramentas Tecnológicas

44 Swimlanes

45 Mapeamento de Processos Combinando Diagramas
Análise e Modelagem de Processos Mapeamento de Processos Combinando Diagramas Início Procedimentos Instruções Separar Ferramentas Isolar Partes Laternar Fim Início Processos 1.10 Início Preparar para Pintar 1.20 1.10 Preparado? Não Ferramentas Tecnológicas Laternar 1.30 Sim Lanternar 1.20 Pintar 1.60 Conforme? 1.40 Não Controle de Produtos Não-conformes 1.30 1.50 Sim Polir Enviar para pintura Fim Fim

46 Modelagem de Processos - BPMN
Evento Evento – uma ocorrência que dispara uma resposta do negócio. Processo – uma serie de atividades que são empreendidas para se obter um resultado tendo um início bem claro e pontos de parada. Gateway – usado para controlar o fluxo dentro do processo. Fluxo seqüencial – como a ordem das atividades pode ser executada em um processo (mais as condições opcionais). Fluxo de Mensagem – apresenta o fluxo de mensagem entre duas partes. Associação – usado para associar informação e outros artefatos com os objetos. Processo Ferramentas Tecnológicas Gateway Fluxo Seqüencial Fluxo Seqüencial com condição Fluxo de Mensagem Associação

47 Modelagem de Processos - BPMN
Ferramentas Tecnológicas

48 Modelagem de Processos - BPMN
Ferramentas Tecnológicas

49 Business Process Execution Language (BPEL)
Aplicações Empresariais Workflow Engines BPEL Ferramentas Tecnológicas Projetos de Larga Integração Web Services Engines Principal tecnologia para integrar serviços Web em aplicações empresariais Linguagem baseada na XML Possui uma extensão chamada BPEL4WS (IBM, MS, SAP, BEA….)

50 Modelagem de Processos - UML
UML - Unified Modeling Language Linguagem normalizada, com origem na engenharia de software, e com uma aceitação crescente na área de consultoria e empresarial; Extensões Eriksson-Penker para a modelagem de negócio Diferentes elementos de modelagem, tipos de relações (associação, composição, agregação, generalização); diferentes tipos de diagramas: classe, objetos, estados, atividades, seqüência, colaboração, casos de uso, componentes, instalação. Ferramentas Tecnológicas

51 Modelagem de Processos - UML
Ferramentas Tecnológicas

52 Modelagem de Processos - UML
Ferramentas Tecnológicas

53 Modelagem de Processos - UML
Ferramentas Tecnológicas

54 Modelagem de Processos - EPC
Ferramentas Tecnológicas

55 Modelagem de Processos - EPC
Ferramentas Tecnológicas

56 Visão Geral de uma Implementação de BPM
Monitoramento Visual do Processo Ambiente de Alertas Workflow Análise do Processo Gestão de Conteúdo Desenho de Formulários Ambiente de Edição Registros Web Modelagem do Processo de Execução Simulador Módulo de BAM BRE Módulos do BPM ECM Usuário Adm. Apresentação Web Srv. - SQL - JMS API Servidor de EAI XML WS Outros Toolkit Integração Aplicações Corporativas ERP CRM SCM Telefonemas Fax Arq. Papel Áudio/Vídeo Conteúdo não Estruturado DB2 Oracle MS-SQL Adabas MySQL Bancos de Dados Empresariais Repositório de Metadados Fonte: Identitech Ferramentas Tecnológicas

57 Ferramentas de BPM Ferramentas Tecnológicas Todas devem ter:
Um ambiente que permita apresentar e alterar as descrições gráficas dos processos e as especificações das regras de negócio (que definem os requisitos de decisão), em tempo de execução do processo; Uma máquina de execução BPM que use as descrições dos processos para controlar a chamada manual ou automática de componentes de software; Um repositório de metadados do ambiente de BPM que possa armazenar informações sobre os processos a sua execução; Habilidade para capturar listas de trabalho manuais e apresentá-las aos membros do processo. Ferramentas Tecnológicas A maioria terá: Um padrão aberto de linguagem XML (ex: BPEL) que facilite o processamento de serviços web e permita a passagem de informações modeladas entre os diversos produtos do ambiente; Uma interface de BAM para que gerentes possam obter informações sobre processos específicos administrados por eles. Algumas têm ou vão ter: Habilidade de suporte a simulação de processos de negócio; Habilidade de suporte ao desenvolvimento de novas implementações de componentes pela diagramação da atividades destes componentes, bem como a geração de código dos mesmos; Habilidade de suporte ao desenvolvimento de novos componentes baseados em um modelo que arquitetura (ex: MDA); Habilidade para geração de painéis (dashboards) BAM para a alta gerência; Ser integrado com o ambiente do servidor de aplicação. Fonte: BPTrends

58 Suites Comerciais Ferramentas Tecnológicas FileNet Staffware Pega
Savvion Metastorm eiStream Ultimus Pure-Play BPM Fujitsu Clear WebMethods Fair Isaac BEA Pega Ferramentas Tecnológicas Microsoft Ilog Business Rule Engines SeeBeyond Integração “EAI” Mindbox Tibco BPM Suites ESI Corticon Oracle IBM CA Microsoft Synthean Análise, Simulação, Modelagem, Projeto, & Construção Orbus Monitoração atividades de Negócio Systar Proforma Applix Proactivity Onyx Software Casewise VineyardSoft Lanner IDS Scheer Hewlett-Packard

59 Produtos de Software Livre
Workflow e Modelagem Enhydra Shark Codehaus Werkflow OpenSymphony OSWorkflow wfmOpen OFBiz Workflow Engine ObjectWeb Bonita Bigbross Bossa Taverna Open Business Engine OpenWFE Freefluo Enhydra JaWE ZBuilder con:cern Twister YAWL Zebra ActiveBPEL XFlow2 Antflow MidOffice BPEL Engine PXE Beexee BRE Drools OFBiz Rule Engine Mandarax Algernon TyRuBa JTP JEOPS InfoSapient RDFExpert Jena 2 JLisa Euler JLog Pellet OWL Reasoner Prova OpenRules SweetRules JShop2 ETL Octopus Xineo CloverETL Joost CB2XML mec-eagle Transmorpher XPipe Xephyrus Flume Smallx EAI Proteus OpenEAI BIE OpenAdaptor Tambora XMLBlaster OpenQueue Elemenope SolAce it.gim jEngine S-integrator Mule JyRetic NaradaBrokering xBus OSMQ Orbeon Integration Suite InfoNatural ESB Ferramentas Tecnológicas jBPM Suite de BPM integrada com o jBOSS

60 Ferramentas Tecnológicas
Motor de regras de negócio Motor de execução (gestão das instâncias do processo) Monitor das atividades do processo Serviços de diretório (defini e gerencia, Usuários, papéis, grupos, etc.) Relatórios analíticos & Métricas de performance Plataforma integradora Portal de Trabalho (acesso a lista de trabalho do BPM) Servidor de Aplicações Componentes necessários em qualquer solução de BPM Deve ser um componente do núcleo de qualquer solução de BPM O produtor deveria ter as melhores alternativas de forma pré-integrada Deve ser uma ferramenta independente Sem resposta Ferramentas Tecnológicas Fonte: Delphi Group / 2003

61 Direção de crescimento da prioridade
Mapeamento gráfico e monitoramento dos processo de negócio Nivelamento dos recursos Ambiente de Análise Integrado, ou Monitor de Desempenho do Negócio Suporte aos servidores de aplicação J2EE e padrões relacionados Validação independente do projeto & Software de ROI Acesso para um publicador padrão aos modelos de processo e suas definições Suporte a infra-estrutura Microsoft e seus padrões Critério de Seleção de Ferramentas direcionado pelas prioridades funcionais Pequena a nenhuma importância Importância moderada Muito importante A maior prioridade Direção de crescimento da prioridade Fonte: Delphi Group / 2003 Ferramentas Tecnológicas

62 Direção de crescimento da prioridade
Conectando processos ativados, através de múltiplas aplicações de software Integrando o ambiente de BPM com outras iniciativas ou aplicações existentes Habilidade de acessar dados externos através do ambiente de BPM Acesso direto ao conjunto de API’s do motor de BPM BPM como componente ou integrado ao ambiente de EAI Independência de qualquer Servidor de Aplicações Ferramenta de EAI ou Aplicação Empresarial (ex: ERP) Processamento Transacional e balanceamento de carga Critério de seleção de ferramentas direcionado pelas prioridades de integrações específicas Pequena a nenhuma importância Importância moderada Muito importante A maior prioridade Direção de crescimento da prioridade Fonte: Delphi Group / 2003 Ferramentas Tecnológicas

63 Ferramentas Tecnológicas
Fonte: Gartner Group Ferramentas Tecnológicas

64 Ferramentas Tecnológicas
Fonte: Gartner Group Ferramentas Tecnológicas

65 Mineração de Processos

66 Mineração de Processos
Ciclo de Vida do BPM Diagnóstico Mineração de Processos Execução do Processo Projeto do Processo Implementação/ Configuração

67 Modelagem de Processos - EPC
Sistemas de Informação Processo Operacional Modelos de Processos Log de Eventos modelos processo de descoberta adaptação teste registros configurações suporte/ controles Propriedades verificação com base no log se refere a Mineração de Processos

68 ProM - Arquitetura Mineração de Processos User Interface + Interaction
Staffware Flower SAP InConcert ... Heuristic Net Aris Graph Format (Aris AML Format) PNML TPN Mining Plugin Import Export Analysis Conversion Aris Graph format NetMiner file Agna file Aris PPM Instances DOT Comma Seperated Values Log Filter Visualisation Engine XML Log Result Frame Mineração de Processos

69 ProM - Telas Mineração de Processos

70 ProM - Telas Mineração de Processos

71 ProM - Telas Mineração de Processos

72 CASI Mauricio Abreu UFF


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