A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revisão Teórica sobre as Técnicas de Reconhecimento de Passivos Ambientais no Setor Elétrico III Seminário Internacional do Setor de Energia Elétrica -

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revisão Teórica sobre as Técnicas de Reconhecimento de Passivos Ambientais no Setor Elétrico III Seminário Internacional do Setor de Energia Elétrica -"— Transcrição da apresentação:

1 Revisão Teórica sobre as Técnicas de Reconhecimento de Passivos Ambientais no Setor Elétrico III Seminário Internacional do Setor de Energia Elétrica - SISEE 18 e 19 de setembro de GESEL-UFRJ Breno Pascualote Lemos (PUC-PR) Dariane Cristina Catapan (PUC-PR) Edilson Antônio Catapan (Copel) Nivalde José de Castro (GESEL-UFRJ)

2 2 INTRODUÇÃO Objetivo: Mostrar a importância do reconhecimento dos passivos ambientais, seus critérios de identificação e valoração, através de aplicações para o setor elétrico. Contexto: Greenwashing –a roupagem verde nos produtos Triple bottom line –a empresa gera valor nas esferas econômica, social e ambiental Política ambiental –remediação prevenção

3 3 O PASSIVO AMBIENTAL (PA) O PA é o custo (de difícil mensuração) proveniente da degradação ambiental gerado pela atividade produtiva, ainda externo para muitas empresas. ATIVO – PASSIVO = PATRIMÔNIO LÍQ. ATIVO – PASSIVO = PAT. LÍQ. - P A

4 4 COMO CLASSIFICAR O PA?

5 5 COMO VALORAR O PASSIVO AMBIENTAL? Origens da Necessidade de Valoração dos Passivos Ambientais

6 6 COMO VALORAR O PASSIVO AMBIENTAL? Através dos métodos de valoração: -Diretos: atribuem valor econômico nos recursos ambientais (produção sacrificada, efeito na saúde humana, etc). -Indiretos: são baseados em mercados adjacentes (valores da propriedade, diferenças salariais, custos de viagens, custo de oportunidade, etc).

7 7 A SITUAÇÃO NO BRIC

8 8 CONCLUSÃO No BRIC está ocorrendo uma série de reformas com vistas a eliminar as ineficiências, reduzir a capacidade ociosa, fomentar a inovação – com vistas a maximizar o bem-estar do consumidor. É imperativo que este processo de reformas não impute papel secundário à questão ambiental.

9 9 CONCLUSÃO Ao partir do reconhecimento e do cuidado com os passivos ambientais, as fontes de geração alternativas de energia e o aumento da eficiência no consumo de energia elétrica, naturalmente, ganharão espaço, na busca incessante de um mundo sustentável.

10 10 CONCLUSÃO O objeto central deste artigo, o passivo ambiental, é extremamente complexo, em função da questionável mensuração desta variável. Trata-se de um tema ainda muito incipiente e bastante esforço será exigido para que se chegue a uma metodologia-padrão e, assim, o cálculo deste passivo seja incorporado aos balanços corporativos.


Carregar ppt "Revisão Teórica sobre as Técnicas de Reconhecimento de Passivos Ambientais no Setor Elétrico III Seminário Internacional do Setor de Energia Elétrica -"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google