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Tribunal de Contas da União – TCU DIÁLOGO PÚBLICO.

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Apresentação em tema: "Tribunal de Contas da União – TCU DIÁLOGO PÚBLICO."— Transcrição da apresentação:

1 Tribunal de Contas da União – TCU DIÁLOGO PÚBLICO

2 Universidade de Brasilia - UnB Núcleo de Pesquisa em Políticas Publicas - NP 3 Instituto de Ciência Política – IPOL Carlos M. Batista

3 DIÁLOGO PÚBLICO  A democracia  O processo democrático  O aprimoramento da democracia  A democracia participativa

4 DIÁLOGO PÚBLICO A ESFERA PÚBLICA

5 DIÁLOGO PÚBLICO A participação cidadã

6 DIÁLOGO PÚBLICO Prerrogativa para a existência de governabilidade = Canais de comunicação livres entre cidadãos e governo

7 Canais de comunicação livres com a utilização das TIC

8 A existência de canais livres  Fluidifica o acesso `a informação publica  Permite a visibilidade das contas publicas  Garante a compreensão dos procedimentos administrativos  Garante a possibilidade da apresentação das demandas sociais

9 A existência de canais livres  Garante a possibilidade de interferência: no planejamento publico na agilização dos tramites públicos na redução dos custos transacionais na vigilância cidadã sobre os negócios públicos e na garantia de “accountability”

10 DIÁLOGO PÚBLICO  Governabilidade  TIC – tecnologias de informação e comunicação  Participação  Transparência

11 Tecnologias de informa ç ão e comunica ç ão - TIC e as novas perspectivas e possibilidades para a participa ç ão cidadã

12 PROJETO : DIÁLOGO PÚBLICO Características fundamentais da participação cidadã

13 PROJETO : DIÁLOGO PÚBLICO Idéias correntes sobre os princípios do chamado “controle social”

14 PROJETO : DIÁLOGO PÚBLICO Formulação de políticas publicas com participação cidadã

15 PROJETO : DIÁLOGO PÚBLICO Principais fatores:  participação cidadã  descentralização  transparência – “accountability”  movimentos sociais de base

16 PROJETO : DIÁLOGO PÚBLICO Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC e as possibilidades de aumento da participação cidadã

17 Instrumentos da democracia digital  Plebiscito e referendo  Fóruns de discussão na rede  Bônus de representação pela web  Conselhos de gestão em rede  Pesquisa de opinião publica em rede sobre temas de interesse político, social e econômico

18 Instrumentos da democracia digital  Júris políticos  Foco em grupos – consultas e reuniões em rede  Iniciativas populares em rede  Programação financeira participativa em rede

19 Pergunta  Qual a vinculação entre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC e a melhoria da governabilidade no nível local ?

20 TIC e relacionamento politico  A introdução das TIC representa uma nova forma de relacionamento político na qual os indivíduos na sociedade, seus representantes, grupos sociais, organizações sociais, organizações políticas, grupos de pressão, entre outros, podem atuar diretamente sobre o governo.

21 TIC e demandas sociais A sociedade tem demandado aos governos mais transparência, mais descentralização, maior independência para a especificação de suas necessidades, desejos, prerrogativas e prioridades

22 TIC e participação cidadã A participação cidadã tem sido uma das componentes mais presentes em governos locais em que as lideranças estejam efetivamente preocupadas e engajadas na satisfação das necessidades da comunidade.

23 TIC e participação cidadã Expressões como “governos itinerantes”, administrações participativas, “ouvidorias populares”, “gestão e orçamento participativos” passaram a ser bastante freqüentes em várias municipalidades

24 TIC e participação cidadã Verifica-se, atualmente, em diversas partes da América Latina um aumento da participação popular ou de movimentos sociais organizados no processo de tomada de decisões governamentais, ou ainda um esforço para tornar as decisões públicas, compartilhadas

25 TIC e governabilidade Aceita-se um certo otimismo em relação à introdução das TIC para a melhoria da governabilidade. Admite-se que a presença das TIC trará novo alento às relações na política permitindo a participação direta dos cidadãos nos sistemas de governo evitando intermediações e assim otimizando o processo representativo ou ampliando o processo participativo.

26 TIC e governabilidade A governabilidade fica então assegurada na medida em que os processos de governo sejam transparentes, os indivíduos possam se organizar e manifestar suas prioridades e demandas às instâncias governantes

27 TIC e governabilidade A governabilidade manifesta-se na medida em que ha interação entre a população e os poderes constituídos – Legislativo e Executivo, o primeiro principalmente – e, também, quando existe descentralização das decisões, descentralização institucional e orçamentária

28 Fases de incorporação das TIC ao setor publico  Utilização das TIC como ferramentas computacionais para a gestão  Implantação do governo eletrônico (e-government)  Utilização das TIC para a melhoria da governabilidade

29 TIC A introdução das TIC representa um passo decisivo no processo de democratização da informação pública e na interação cidadão- governo-cidadão. A interação cidadão-governo é a grande garantia e o reconhecimento do atendimento das prioridades e demandas públicas pelos governantes

30  O cumprimento dessas três fases leva os governos locais rumo a conhecida sociedade digital ou sociedade da informação

31 A introdução das TIC representa uma nova forma de relacionamento político na qual os indivíduos na sociedade, seus representantes, grupos sociais, organizações sociais, organizações políticas, grupos de pressão, entre outros, podem atuar diretamente sobre o governo

32 TIC e governabilidade  A introdução das TIC representa um passo decisivo no processo de democratização da informação pública e na interação cidadão-governo- cidadão

33 TIC e governabilidade  A interação cidadão-governo é a grande garantia e o reconhecimento do atendimento das prioridades e demandas públicas pelos governantes, além da melhoria dos múltiplos aspectos operacionais que permeiam as relações governo-cidadão

34 Relatos

35 Estudo de municípios no BRASIL Sant’Ana do Livramento - Estado do Rio Grande do Sul Prefeitura Municipal – entrevista - Vice-Prefeito Outros municipios - RGS

36 Peru Estudo de Municípios no Peru: Lima, Surco, Villa El Salvador

37 Uruguai  Estudo de Municipios no Uruguai  RIVERA

38 Equador Estudo de Municípios no Equador Quito Cotacachi

39 Mexico  Estudo de Municipios no Mexico  Cidade do Mexico - Delegación de Iztapalapa  Santiago de Queretaro  Tlalnepantla de Baz

40 Participação da sociedade civil  associações locais, comitês gestores, instituições de ensino, conselhos escolares, secretarias municipais, comissões de trabalho voluntário, organizações comunitárias

41 Participação da sociedade civil  Comissões locais de tecnologia, comissão de tecnologia nos legislativos, Líderes comunitários (interessados na “inclusão digital” ou “exclusão digital”), Comissões ou comitês de atuação comunitária (grupos de “pressão”, “comitês de demanda”, grupos locais de serviços), diversos atores/agentes.

42 Indicadores de participação cidadã estudo em sites de legislativos municipais latino-americanos

43 TIC – America Latina  Objetivo:  mostrar como a evolução da democracia digital pode ser medida examinando-se indicadores ou fatores de participação cidadã nos sites de legislativos latino-americanos

44 Sites avaliados por região geográfica e Poder Legislativo Legislativos Municipais Legislativos Nacionais Senado Congresso Unicameral Total Brasil10110102 América Latina 015318 Total101163120 Numero de sites avaliados

45 variáveis do modelo  informação institucional  (“esfera de poder”, “estrutura, organização e composição”, “lista dos parlamentares”, “regimento interno”, “lei orgânica ou constituição

46 variáveis do modelo  informação processual  “ordem do dia”

47 variáveis do modelo  informação interativa (interação cidadão legislativo)  “consulta a proposição legislativa (íntegra)”, “contato ou denúncias”, “sugestões e críticas”, “lista de partidos, lideranças e acesso”

48 variáveis do modelo  acesso a comunicação  “publicações, textos técnicos, acervo”; “jornal”, “rádio”, “TV”

49 variaveis do modelo  informação para a cidadania  “resultado de votação por parlamentar”, “prestação de contas/relatório de gestão fiscal”, “acesso a licitações e contratos”.

50 variaveis do modelo  informação organizacional  “intranet”

51 Estimadores - em porcentagem Estimador Mediana M de Hampel Proporção do fator encontrado 35,0040,27 Fonte: dados do autor

52 Proporção de ocorrências das variáveis estudadas nos sites visitados variável proporção em % 1Contato ou denúncias90,0elevada 2Sugestões / críticas90,0ocorrência 3Lista de parlamentares89,2 4Estrutura e organização71,7 5Lei orgânica / constituição63,3quarto superior 6Regimento interno53,3 7Prestação de contas / Rel. gestão fiscal52,5 8Consulta a proposições legislativas40,8 9Jornal, informativo35,0 mediana 10Ordem do dia30,8 11Lista de partidos e Lideranças, Acesso30,0 12Publicações, textos técnicos, acervo25,8 13Acesso às licitações e contratos 20,8 Quarto inferior 14TV15,0 15Rádio10,0 16Intranet6,7 17Resultado das votações por parlamentar 5,8

53 variaveis agrupadas  Disponibilidade de informação institucional  Possibilidade de interação virtual ‘cidadão – legislativo’  Disponibilidade dos ‘meios de informação e comunicação’  Informação para a cidadania e accountability

54 categoria ou modalidade das variáveis adotadas não há disponibilidade de informação sobre a variável insuficiente disponibilidade de informação disponibilidade regular de informação institucional elevada disponibilidade de informação total disponibilidade de informação sobre a variável

55 informação para a cidadania

56 informação institucional

57 interação virtual 'cidadão-legislativo'

58 diponibilidade de “meios de comunicacao”

59 Recomendacoes Sugestões e diretrizes para a melhoria da presença de fatores de governabilidade nos sites

60 acréscimo de informações aos sites  há urgência em se incorporar informações sobre as variáveis cujas proporções encontradas se situaram abaixo da mediana

61 incluir nos sites  “ordem do dia das sessões legislativas”

62 incluir nos sites  lista de partidos e suas respectivas lideranças, mas sobretudo as formas de acesso aos partidos e a seus parlamentares

63 incluir nos sites  “acesso às licitações e contratos” realizadas no âmbito do setor público

64 incluir nos sites  acesso aos cidadãos às “publicações, textos técnicos e acervos” das assembléias legislativas

65 incluir nos sites  acesso aos “resultados das votações por parlamentar” - estender a toda a sociedade

66 incluir nos sites  informações sobre a existência de rádios, TVs, jornais e informativos dos legislativos e implementação desses meios de comunicação

67 Recomendacoes Sugestões e diretrizes para a melhoria da presença de fatores de governabilidade nos sites

68 irreversibilidade do processo  ha um processo irreversível e há uma forte tendência à criação generalizada de sites nos municípios latino americanos

69 diretrizes para a implantação  diretrizes que contemplassem a uniformidade dos sites  garantissem que seu desenvolvimento efetivamente incorporasse as informações de relevância para a sociedade  e que realmente permitissem um elevado grau de interação entre cidadãos e governo

70 otimizar as informações contidas nos sites  otimizar as informações contidas nos sites, elevando a participação das ocorrências dos fatores de governabilidade para um patamar bastante superior ao da mediana atual, bastando para isso incorporar informações aos sites já existentes

71 redes intranet  estimular a criação de redes “intranet” como forma de melhoria do funcionamento administrativo interno das assembléias legislativas e por conseguinte também melhorar sua capacidade de interação com a sociedade

72 informações simultâneas  estimular a inserção de informações simultâneas nos diversos sites de maneira que se possa incrementar o grau de associação entre as variáveis, isto é, os sites devem passar a incorporar informações sobre governabilidade nos diferentes níveis

73 padronizacao de informacoes  os gestores dos sites deveriam ser incentivados a padronizarem suas informações de maneira a, não só, incorporar claramente fatores como transparência, participação cidadã, descentralização e atuação de movimentos sociais de base, como também permitir a inclusão de elementos de comparabilidade

74 interacao com o site  os sites deveriam necessariamente incluir uma seção de “perguntas e respostas” e “propostas ao legislativo”  dinamica e realmente interativa

75 Madrid /03/2004


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