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Prof.a. TANIA NOBRE G. FERREIRA AMORIM Universidade Federal de Pernambuco Departamento de Ciências Administrativas.

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1 Prof.a. TANIA NOBRE G. FERREIRA AMORIM Universidade Federal de Pernambuco Departamento de Ciências Administrativas

2 O QUE VOCÊ ENTENDE POR GERENCIAR PESSOAS?

3 GERENCIAR PESSOAS É CONDUZI-LAS AO ALCANCE DE DETERMINADOS OBJETIVOS INDIVIDUAIS E ORGANIZACIONAIS

4 Informação Saber o quê Saber o porquê Técnica Capacidade Saber como Querer fazer Identidade Determinação As Três Dimensões da Competência Fonte: adaptado de Durand (2000) Habilidades Atitudes Conhecimentos Competência Profa. Tânia Nobre Amorim

5 OperacionalQuantitativo Agir a Curto prazo Controle de pessoal FOCO: operacional cotidiano cotidiano EstratégicoQualitativo Agir a longo prazo Parceiro dos RH FOCO: estratégico futuro futuro

6 A IMPORTÂNCIA DA NOVA ARH: postura estratégica com a participação dos trabalhadores nas decisões assegurar o capital humano para a realização dos objetivos do negócio mas com uma visão humanista preocupar-se não só com aspectos burocráticos mas com a flexibilização das relações do trabalho com um papel crítico contribuir para minimizar os efeitos da crise do desemprego, sendo o guardião dos RH com ética e justiça evitando transformar as pessoass em meros instrumentos para produtividade e competitividade criar um ambiente favorável à negociação entre: empresa-empregado-governo-sindicato

7 COMO RESPONSÁVEIS PELOS RH COMO RESPONSÁVEIS PELOS RH COMO GERENTES COMO GERENTES COMO PODEMOS GERENCIAR PESSOAS?

8 SENDO O RESPONSÁVEL PELOS RH: RECRUTANDO E SELECIONANDO RECRUTANDO E SELECIONANDO ADMINISTRANDO CARGOS E SALÁRIOS ADMINISTRANDO CARGOS E SALÁRIOS TREINANDO E DESENVOLVENDO TREINANDO E DESENVOLVENDO AVALIANDO O DESEMPENHO AVALIANDO O DESEMPENHO PLANEJANDO OS RH PLANEJANDO OS RH LIDERANDO E MOTIVANDO LIDERANDO E MOTIVANDO MANTENDO UMA BOA REDE DE RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS MANTENDO UMA BOA REDE DE RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS CUIDANDO DA QUALIDADE DE VIDA CUIDANDO DA QUALIDADE DE VIDA BUSCANDO O COMPROMETIMENTO BUSCANDO O COMPROMETIMENTO

9 SENDO GERENTE OU LÍDER DE EQUIPE: TENDO COMPETÊNCIA INTERPESSOAL SENDO FLEXÍVEL E SABENDO OUVIR SENDO GENERALISTA TENDO UMA POSTURA CRIATIVA SENDO COMPROMETIDO BUSCANDO SINERGIA DA E COM A EQUIPE ASSUMINDO RISCOS E INOVANDO TREINANDO SEMPRE SUA EQUIPE TENDO AUTOCRÍTICA EM SUAS ATITUDES SENDO TRANSPARENTE NAS DECISÕES

10 COMO PODEMOS RECONHECER O BOM DESEMPENHO RECONHECER O BOM DESEMPENHO DOS NOSSOS FUNCIONÁRIOS ? DOS NOSSOS FUNCIONÁRIOS ?

11 PRINCIPAIS FORMAS DE RECOMPENSAS: não financeiras: agradecimento público, foto no mural, nota escrita, visita à direção para convite a novos projetos... de baixo custo: pequenos presentes, entradas para shows, jantar monetárias: dia de folga, licença remunerada, presentes caros como notebook, celular, gratificação, viagem a dois... voltadas ao desenvolvimento profissional do funcionário:visitas a clientes especiais, participação em feiras e congressos, cursos de especialização e aperfeiçoamento, estágios fora do estado e país,...

12 Você e o RH juntos: Desenvolvendo o Marketing pessoal Marketing Pessoal Aparência Honestidade Networking Temperamento Saúde Humor Profa. Tânia Nobre Amorim

13 O discurso das empresas sobre seus RH normalmente não está em consonância com o sentimento dos funcionários: concorda ou discorda?

14 Segundo Wood Jr.(08/2001) ele concorda... Por estarmos em uma época de transição; As pessoas percebem a realidade de forma diferenciada; Pode haver manipulações nos discursos; A imagem interna nem sempre é bem cuidada como a externa; Devemos ter cuidado com apenas buscarmos “parecer fazer algo importane” do que realmente fazer.

15 Segundo Wood Jr.(2001) DIZER QUE GENTE É O QUE FAZ A DIFERENÇA... É UM DISCURSO SIMPLISTA, UMA REDUÇÃO DA REALIDADE, POIS A TECNOLOGIA É ESSENCIAL E NAO ESTÁ ACESSÍVEL A TODOS; OS RECURSOS; UMA BOA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL; A ORQUESTRAÇÃO DE TODAS ESSAS COISAS E A ORQUESTRAÇÃO DE TODAS ESSAS COISAS É QUE CONSEGUE FORMAR UM BOM TIME E DEVEMOS TRAÇAR UMA BOA ESTRATÉGIA PARA OBTERMOS SUCESSO.

16 O que você entende por: COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL ? O que você entende por: COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL ?

17 O COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL UM FORTE VÍNCULO DO INDIVÍDUO COM A ORGANIZAÇÃO, QUE O INCITA A DAR ALGO DE SI: LEALDADE E ENERGIA Fortifica os laços entre os indivíduos e a organização

18 REMUNERAÇÃO: FIXA OU VARIÁVEL? Prof.a. TANIA NOBRE AMORIM

19 O Certo e o Volátil no Contracheque Fonte: Eduardo Gianini, diretor para a América latina do Hay Group Profa. Tânia Nobre Amorim

20 O QUE VOCÊ ENTENDE POR: BENEFÍCIOS ? Prof.a. TANIA NOBRE AMORIM

21 BENEFÍCIOS são aspectos indiretos da remuneração total dos empregados

22 TRADICIONAIS - são fixos - Pressupõem que A EMPRESA SABE O QUE É MELHOR PARA SEUS FUNCIONÁRIOS NOVOS - são flexíveis - os funcionários podem escolher entre benefícios disponíveis -relação CLIENTE X FORNECEDOR -custo x benefícios são transparentes e discutidos Prof.a. TANIA NOBRE AMORIM

23 Profa. TANIA NOBRE AMORIM BENEFICIOS ASSISTÊNCIA JURÍDICA FINANCIAMENTOS, GRATIFICAÇÃO E MPRÉSTIMOS ALUGUEL DE CASA ASSIST. MÉDICA, HOSPITALAR E ODONTOLÓGICA AUXÍLIO-DOENÇA, CHEC UP ESTACIONAMENTO, COMBUSTÍVEL, TRANSPORTES CRECHE, CLUBE, AMBULATÓRIO AUTOMÓVEL COOPERATIVAS INSTRUÇÃO PRÓPRIA E FILHOS COMPLEMENTO DA APOSENTADORIA PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS

24 1-A definição da política de benefícios tem sido unilateral na maioria das nossas empresas 5-A empresa deve considerar as reais necessidades dos funcionários, mas o valor global dos benefícios deve ser o mesmo 6-A política de benefícios deve levar em consideração as exigências do mercado acima de sua realidade organizacional 2-Os empregados sempre reivindicam salários não benefícios 3-A definição da política de benefícios é uma tarefa simples para o profissional de RH 4-Há uma tendência às empresas oferecerem os benefícios mais usualmente oferecidos na maioria das empresas 7-Os gerentes tendem a propor e implantar benefícios a partir de suas próprias necessidades e expectativas 8-Sempre que a empresa elabora um bom plano de benefícios seus funcionários serão agradecidos e produzirão mais

25 TREINAMENTO NUMA VISÃO SISTÊMICA PROCESSO EDUCACIONAL PARA QUE AS PESSOAS: APRENDAM OU ADQUIRAM APRENDAM OU ADQUIRAM CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS; ADQUIRAM ADQUIRAM HABILIDADES; MODIFIQUEM MODIFIQUEM ATITUDES; PROFa. TANIA NOBRE AMORIM APRENDIZAGEM = PROCESSO PARA ADQUIRIR EXPERIÊNCIAS; AUMENTAR NOSSA CAPACIDADE; ALTERAR NOSSAS AÇÕES E ALTERAR NOSSO COMPORTAMENTO EM RELAÇÃO AO AMBIENTE AÇÃO INTENCIONAL DE FORNECER MEIOS PARA A APRENDIZAGEM = PROCESSO PARA ADQUIRIR EXPERIÊNCIAS; AUMENTAR NOSSA CAPACIDADE; ALTERAR NOSSAS AÇÕES E ALTERAR NOSSO COMPORTAMENTO EM RELAÇÃO AO AMBIENTE

26 FATORES QUE AFETAM A QUALIDADE DE EXECUÇÃO DO TREINAMENTO QUALIDADE DOS TREINANDOS QUALIDADE DOS TREINANDOS QUALIDADE DOS INSTRUTORES QUALIDADE DOS INSTRUTORES ENVOLVIMENTO DAS CHEFIAS ENVOLVIMENTO DAS CHEFIAS ADEQUAÇÃO DO PROGRAMA ADEQUAÇÃO DO PROGRAMA QUALIDADE DO MATERIAL QUALIDADE DO MATERIAL Profas TANIA NOBRE AMORIM

27 O QUE SIGNIFICA O TRABALHO ? Fonte de libertação ou escravidão? Prazer ou sacrifício? Prazer ou sacrifício? Realização ou frustração? Realização ou frustração?

28 TRABALHO QUE REALIZA É O QUE FAZ SENTIDO E TEM IMPORTÂNCIA PARA NÓS E PARA OS OUTROS; FAZEMOS COM MAESTRIA. É UMA CONDIÇÃO QUE SE CONQUISTA COM REFLEXÃO E APRENDIZADO E QUE PRECISAMOS FAZER ESCOLHAS DIFÍCEIS, MAS QUE LEVAM AO AMADURECIMENTO E AO DOMÍNIO DO TEMPO E DO PRÓPRIO DESTINO. Wood jr, 2001

29 No mundo são cerca de 8 milhões de trabalhadores temporários vinculados a OEP (Organização dos Empregados Profissionais) Novas relações de trabalho Funcionários Terceirizados Tendência em ascensão Perigo para equilíbrio organizacional Redução da capacidade de desenvolvimento de pessoas Dão flexibilidade Redução de custos com pessoal (+ou- 35%) Eles não são empregados, são pessoas Baseado em Peter Drucher, 2001 Profa. Tânia Nobre Amorim

30 Trabalhadores na atualidade X Terceirização 1/5 da força de trabalho atual é de baixo escalão 2/5 são trabalhadores do conhecimento ( superiores ou não) - -mais de 30 especialidades de paramédicos ( os hospitais são recordistas) Reparadores de computadores Advogados programáticos Programadores de software Fisioterapeutas Téc. em laboratório Atendentes psiquiátricos Téc. Oncologista Téc. em ultra-som - -não são homogêneos; - -muitos especialistas em tecnologia - -muito fragmentado - -cada tipo está submetido a regras específicas de qualificação - -não tem possibilidade de crescimento na carreira e nem os mesmos benefícios Necessidade de trabalhar junto com a esfera terceirizados p/ haver desenvolvimento profissional, buscar motivação, satisfação e produtividade dos trabalhadores do conhecimento em níveis equivalentes aos demais trabalhadores. Baseado em Peter Drucher, 2001 Profa. Tânia Nobre Amorim

31 O QUE VOCÊ ENTENDE POR QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO?

32 Qualidade de Vida no Trabalho Humanização no trabalho motivação satisfação Condições de trabalho Estilos de liderança segurança Recompensas econômicas e benefícios Desenvolvimento da criatividade Participação nas decisões Melhor relacionamento no trabalho Profa. TANIA NOBRE AMORIM – Profa. TIZIANA SEVERI FREITAS – MARCELO FILHO

33 SUA QUALIDADE DE VIDA: depende do que você faz por você mesmo ! ter uma vida menos sedentária ser mais sensível com os que o cercam estar bem consigo mesmo cultivar lazer, prazer e amizades melhorar a alimentação equilibrar vida profissional e pessoal Profa. TANIA NOBRE AMORIM – Profa. TIZIANA SEVERI FREITAS – MARCELO FILHO

34 TER SAÚDE PLENA: você merece! VOCE INTEIRA CORPO MENTE ESPÍRITO + + Profa. TANIA NOBRE AMORIM – Profa. TIZIANA SEVERI FREITAS – MARCELO FILHO

35 Profa. TANIA NOBRE AMORIM DEVEMOS BUSCAR: NOVA ATITUDE MENTAL Maior em coisas boas Menor em agressividades Para colegas : Ajudar Elogiar Sorrir Compreender Refletir e alterar pensamentos e comportamentos para atitudes mais positivas Buscar nossa harmonia Conosco (Interna) Com os outros (Externa)

36 Profa. TANIA NOBRE AMORIM QUAL É A DOENÇA DO TEMPO HOJE ? O Cortizol é expelido para o cérebro e nos faz mal. Pensamentos negativos Pensamentos agressivos STRESS Audível Suor frio Coração acelerado Irritação Agressividade Dores Sensação de cansaço... Inaudível Sobre nós mesmos e sobre os outros

37 Abre o olho, RH. Fatores relacionados à organização que podem ocasionar estresse e, posteriormente, o burnout: Excesso ou falta de trabalho; Pouco tempo para terminar as tarefas de modo satisfatório; Pouco feedback; Muitas responsabilidades, mas pouca abertura para tomar decisões; Descrição pouco clara do trabalho, função ambígua; Condições de trabalho desagradáveis ou perigosas; Instabilidade no emprego, risco de demissão; Pouca perspectiva de progresso na empresa. Fonte: Relatório da união Européia sobre doença mental e trabalho e o livro Stress e trabalho, de Ana Cristina Limongi e Avelino Rodrigues Profa. Tânia Nobre Amorim

38 Males que podem ser causados pelo estresse Doenças Cardiovasculares: a sobrecarga do organismo aumenta o risco de enfarte e derrame; Diabetes: liberação extra do açúcar; Câncer: a baixa imunidade facilita o aparecimento de tumores; Doenças do Pulmão: baixa oxigenação provocada pelo respiração mais rápida. Reações psíquicas e comportamentais comuns na fase mais adiantada do estresse (burnout): Falta de Atenção e Concentração; Impaciência; Baixa Auto-Estima; Negligência; Irritabilidade, Agressividade; Absenteísmo etc. Profa. Tânia Nobre Amorim

39 Você está sofrendo de burnout ? Sinto-me sobrecarregado mesmo quando não estou trabalhando 3 2 1 Sinto-me constantemente cansado e desmotivado 3 2 1 Sinto que meus dias tem mais custos do que benefícios 3 2 1 Tenho adoecido com freqüência 3 2 1 Acho que meu desempenho está insatisfatório 3 2 1 Tenho me isolado dos meus familiares e amigos 3 2 1 Estou deprimido 3 2 1 Freqüentemente me sinto irritado e impaciente 3 2 1 Minha vida sexual se tornou uma tarefa a cumprir 3 2 1 Tenho dificuldade para dormir ou pesadelo 3 2 1 Noto que a falta de concentração tem prejudicado meu trabalho 3 2 1 Às vezes, tenho a impressão de que estou em uma “rua sem saída” 3 2 1 Responda aos itens abaixo marcando 3 = concordo; 2 = indiferente; 1 = discordo Fonte: Ana Maria Rossi, presidente da International Stress Management Association no Brasil (ISMA BR ) Profa. Tânia Nobre Amorim

40 Até 14 pontos Parabéns! Você está lidando muito bem com suas demandas e pressões, seja por não se sentir muito exigido no momento ou por possuir técnicas eficientes para lidar com elas. Precavenha-se de problemas futuros, adotando um estilo de vida saudável e cultivando seus relacionamentos pessoais. De 15 a 25 pontos Atenção! Você é um candidato em potencial para sofrer um burnout. Reavalie as situações que estão lhe causando demandas excessivas. Mude o que puder e adapte-se ao que não tiver controle para mudar. Reformule o seu estilo de vida, integrando uma alimentação saudável em intervalos regulares, exercite-se pelo menos três vezes por semana, por 20 minutos, pratique alguma técnica de relaxamento. Acima de 25 pontos Alerta total! Você está sofrendo de burnout. Siga as mesmas orientações acima e planeje algumas mudanças na sua vida em geral. Determine o que mais lhe aflige e comece lidando com uma situação de cada vez para não se sobrecarregar ainda mais física e emocionalmente. Busque o apoio de familiares e amigos, invista em atividades de lazer e avalie a possibilidade de ter alguma orientação profissional antes que a “corda rebente”. Profa. Tânia Nobre Amorim Avaliação: Você está sofrendo de burnout ?

41 “Uma organização deve oferecer uma diversidade de oportunidades em paralelo, como flexibilidade e desenho organizacional com projetos que demandam competências diversas, capazes de criar realização pessoal e profissional” ( Carlos Lubus, 2003) O que está faltando? “A empresa tem de ser racional, sem dúvida. É uma necessidade, mas não fator suficiente de sucesso” ( José Antônio, 2003) Um ambiente criativo é temperado com a possibilidade de todos poderem expressar emoções e sentimentos e não ser privilégio de poucos. Baseado no texto Emoções na Conta, Gumercindo Consilho,2003) Profa. Tânia Nobre Amorim

42 TÉCNICO GERENTE Colaborador individual Realiza tarefas específicas autoridade formal autoridade formal assessor assessor encarregado de organizar a unidade encarregado de organizar a unidade 1-Aprender o significado de ser GERENTE de forma GRADUAL 2-Adquirir AUTOCONHECIMENTO 3-Assumir nova IDENTIDADE PROFISSIONAL 4-Aprender a lidar com as tensões, emoções e conflitos..... é uma mudança no PENSAR, SENTIR e AGIR !

43 Dependem de seus subordinados p/ serem eficientes no trabalho; Dependem de seus subordinados p/ serem eficientes no trabalho; Precisam dedicar TEMPO e ENERGIA aos subordinados; Precisam dedicar TEMPO e ENERGIA aos subordinados; Necessitam de OUVI-LOS e serem RECEPTIVOs; Necessitam de OUVI-LOS e serem RECEPTIVOs; Devem aceitar que são sempre testados pelos subordinados; Devem aceitar que são sempre testados pelos subordinados; Devem procurar “ser a mesma pessoa que era antes do cargo”; Devem procurar “ser a mesma pessoa que era antes do cargo”; Buscar usar mais a persuasão do que a autoridade; Buscar usar mais a persuasão do que a autoridade; Buscar mais o modelo participativo de gerência; Buscar mais o modelo participativo de gerência; Abusar da habilidade na comunicação; Abusar da habilidade na comunicação; Acreditar mais em PRÊMIOS que em PUNIÇÃO; Acreditar mais em PRÊMIOS que em PUNIÇÃO; Ter consciência dos perigos das exceções gerando precedentes Ter consciência dos perigos das exceções gerando precedentes Suas ações afetam o relacionamento e desenvolvimento do pessoal Suas ações afetam o relacionamento e desenvolvimento do pessoal

44 O líder relutante O líder relutante parece ter todas as qualidades exigidas, mas não consegue imaginar o próprio sucesso num papel de liderança. Personalize o desenvolvimento de seus líderes O líder arrogante O líder arrogante é ambicioso, faz propaganda de si mesmo e chega rápido ao topo. Mas carece da empatia e da humildade características de um líder eficaz. Profa. Tânia Nobre Amorim

45 O líder desconhecido O líder desconhecido tem a combinação certa de confiança e capacidade de liderança, mas não cultiva relacionamentos fora do pequeno círculo de colegas chegados. O líder workholic O líder workholic é premiado por colocar o trabalho acima de tudo. Infelizmente, muitas vezes não tem perspectivas e a personalidade para inspirar os demais. Profa. Tânia Nobre Amorim Personalize o desenvolvimento de seus líderes

46 Gestão Emocional “Não é possível conceber organizações bem- sucedidas sem seres-humanos felizes” Baseado no texto Emoções na Conta, Gumercindo Consilho,2003) Profa. Tânia Nobre Amorim satisfação clima organização Fatores emocionais são mais importantes que remuneração salários - -comprometimento - -motivação - -iniciativa - - lealdade benefícios Conquista pelo fator emocional O desequilíbrio emocional prejudica não só nossas decisões, mas nossas vidas e relacionamentos. O líder é que deve dar “tempero” no dia-a-dia.

47 Para melhorar a sua condição emocional Medite Exponha-se a situações de sensibilização e relaxamento Aceite desafios que envolvem interação com as suas emoções e a lidar com elas Se não souber lidar com suas emoções faça terapia Exercitando-se, sua mente ficará mais tranquila Profa. Tânia Nobre Amorim

48 GERENCIANDO COM PESSOAS! GERENCIANDO DE FORMA PARTICIPATIVAGERENCIANDO DE FORMA PARTICIPATIVA DESBUROCRATIZANDODESBUROCRATIZANDO ELIMINANDO O SUPÉRFLUOELIMINANDO O SUPÉRFLUO SENDO COERENTE ENTRE SEU DISCURSO E SUA PRÁTICASENDO COERENTE ENTRE SEU DISCURSO E SUA PRÁTICA ESCLARECENDO, DELEGANDO, PARTILHANDO E ACREDITANDO NA EQUIPEESCLARECENDO, DELEGANDO, PARTILHANDO E ACREDITANDO NA EQUIPE MODIFICANDO HÁBITOS NEGATIVOSMODIFICANDO HÁBITOS NEGATIVOS INCORPORANDO PESSOAS, ETCINCORPORANDO PESSOAS, ETC

49 SER ÉTICO E ÍNTEGRO; ESPÍRITO INOVADOR E CRIATIVO SER ÉTICO E ÍNTEGRO; ESPÍRITO INOVADOR E CRIATIVO VISÃO DE FUTURO E CAPACIDADE DE PLANEJAMENTO VISÃO DE FUTURO E CAPACIDADE DE PLANEJAMENTO ORIENTADO P/ PROCESSOS, PESSOAS E RESULTADOS ORIENTADO P/ PROCESSOS, PESSOAS E RESULTADOS HABILIDADE DE NEGOCIAÇÃO E FLEXIBILIDADE HABILIDADE DE NEGOCIAÇÃO E FLEXIBILIDADE ENERGIA E DINANISMO ENERGIA E DINANISMO HABILIDADE PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS HABILIDADE PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS BOM COMUNICADOR, ARTICULADOR E ASSERTIVO BOM COMUNICADOR, ARTICULADOR E ASSERTIVO Profa. Tânia Nobre Amorim

50 Hoje, os executivos devem saber, não apenas quando e como não apenas quando e como utilizar as novas ferramentas que a tecnologia lhes oferece, que a tecnologia lhes oferece, como também, o momento certo de o momento certo de desligar as máquinas e desligar as máquinas e seguir seus próprios impulsos, instintos e critérios impulsos, instintos e critérios baseado em Saffo, 1998


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