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PublicouPietra Porto Alterado mais de 10 anos atrás
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Profa. Úrsula Lisbôa Fernandes Ribeiro 28 de agosto de 2008
Método Simplex Profa. Úrsula Lisbôa Fernandes Ribeiro 28 de agosto de 2008
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Problema de PL Um empreendedor decidiu comerciar barcos. Depois de empregar alguns trabalhadores e de descobrir os preços aos quais venderia os modelos, chegou às seguintes observações: cada modelo comum rende um lucro de R$ 520,00, e cada modelo rápido rende um lucro de R$ 450,00. Um modelo comum requer 40 horas para ser construído e 24 horas para o acabamento. Cada modelo rápido requer 25 horas para a construção e 30 horas para o acabamento. Este empreendedor dispõe de 400 horas de trabalho por mês para a construção e 360 horas para o acabamento. Quanto deve produzir de cada um dos modelos de maneira a maximizar o lucro?
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Montagem do Modelo Variáveis de decisão
x1: quantidade de barcos a produzir do Modelo Comum x2: quantidade de barcos a produzir do Modelo Rápido Função-objetivo Qual o objetivo? Maximizar o lucro.
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Conjunto de restrições
Tempo para construção Tempo para acabamento
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Modelo Restrições de não-negatividade
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Procedimento do Método Simplex
Passo 1: Introduzir as variáveis de folga. 1ª Iteração
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Passo 2: Montagem do quadro de cálculos.
BASE x1 x2 x3 x4 b L
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Passo 3: Escolha da solução básica viável inicial.
Variáveis não-básicas: Variáveis básicas: Função objetivo:
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Passo 4: Variável que deve entrar na base.
Qual é o produto que mais contribui para o lucro?
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Passo 5: Variável que deve sair da base.
Divisões: 1ª linha: 2ª linha: O menor quociente ocorreu na 1ª linha. Logo, a variável que deve sair é
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Pivô BASE x1 x2 x3 x4 b 40 25 1 400 24 30 360 L -520 -450
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Passo 6: Transformação da matriz.
Deverão ser realizadas as operações com as linhas da matriz, de forma que a coluna de venha a se tornar um vetor identidade, com o elemento 1 na 1ª linha.
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1ª operação: Dividir a 1ª linha por 40.
BASE x1 x2 x3 x4 b L 1 0, ,
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2ª operação: Substituir a 2ª linha pela soma dela mesma com a 1ª linha multiplicada por (-24).
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Assim, obtemos o seguinte quadro:
BASE x1 x2 x3 x4 b L , , ,
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Nova solução: Variáveis não-básicas: Variáveis básicas: Função objetivo: Passo 7: Voltar ao passo 4.
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Pivô BASE x1 x2 x3 x4 b 1 0,625 0,025 10 15 -0,6 120 L -125 13 5200
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2ª Iteração Passo 4: Variável que deve entrar na base:
Passo 5: Variável que deve sair da base: Divisões: 1ª linha: 2ª linha: O menor quociente ocorreu na 2ª linha. Logo, a variável que deve sair é
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Passo 6: Transformação da matriz.
Encontrar o vetor identidade para a variável com o elemento 1 na 2ª linha.
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1ª operação: Dividir a 2ª linha por 15.
BASE x1 x2 x3 x4 b L , , , /
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2ª operação: Substituir a 1ª linha pela soma dela mesma com a 2ª linha multiplicada por (-0,625).
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Assim, obtemos o seguinte quadro:
BASE x1 x2 x3 x4 b L , , , / /
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Nova solução: Variáveis não-básicas: Variáveis básicas: Função objetivo: Passo 7: Voltar ao passo 4.
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Passo 4: Ao procurarmos a próxima variável que deve entrar na base, verificamos que todos os coeficientes da 3ª linha são positivos ou nulos, o que significa que qualquer aumento no valor das variáveis não-básicas faria diminuir o valor de L. Logo, concluímos que a solução encontrada é ótima. 3ª Iteração
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8 barcos modelo rápido Lucro = 6200 reais 5 barcos modelo comum
Resposta (Solução ótima) 5 barcos modelo comum 8 barcos modelo rápido Lucro = 6200 reais
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