A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PUCRS – Câmpus Uruguaiana Utilizando um Ambiente Computadorizado para Suporte ao Ensino da Matemática Lívia M. Chagas Rios, Cristina Etcheverria, Úrsula.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PUCRS – Câmpus Uruguaiana Utilizando um Ambiente Computadorizado para Suporte ao Ensino da Matemática Lívia M. Chagas Rios, Cristina Etcheverria, Úrsula."— Transcrição da apresentação:

1 PUCRS – Câmpus Uruguaiana Utilizando um Ambiente Computadorizado para Suporte ao Ensino da Matemática Lívia M. Chagas Rios, Cristina Etcheverria, Úrsula L. F. Ribeiro

2 PUCRS – Câmpus Uruguaiana Roteiro Introdução Motivação Objetivos Blocos Lógicos Descrição do Sistema Trabalhos Relacionados Conclusões

3 PUCRS – Câmpus Uruguaiana Introdução O trabalho consiste no desenvolvimento de um software na modalidade de um jogo baseado no comportamento de um material educacional denominado Blocos Lógicos.

4 PUCRS – Câmpus Uruguaiana Motivação Diversificar o ensino de conceitos matemáticos, porém utilizando-se de uma base consolidada, Blocos Lógicos. Incentivar a utilização de recursos computacionais como suporte ao ensino da matemática. Disponibilizar o sistema para Instituições de Ensino.

5 PUCRS – Câmpus Uruguaiana Blocos Lógicos Idealizado, na década de 50, pelo matemático húngaro Zoltan Paul Dienes. Objetivo: Ensino da matemática Dar às crianças a chance de realizar as primeiras operações lógicas: Correspondência Classificação

6 PUCRS – Câmpus Uruguaiana Blocos Lógicos Possuem quatro dimensões estruturais: Forma: peças com formas retangulares, quadrangulares, triangulares e circulares; Cor: peças amarelas, vermelhas e azuis; Tamanho: peças grandes e pequenas; Espessura: peças finas e grossas.

7 PUCRS – Câmpus Uruguaiana Objetivos Instrucionais do Software O software tem por objetivo auxiliar o professor, estimulando o desenvolvimento a partir de habilidades tais como: Classificação e comparação a partir da relação entre atributos

8 PUCRS – Câmpus Uruguaiana Público Alvo De acordo com as atividades a serem trabalhadas com o sistema, o público- alvo consiste de crianças na faixa etária dos 5 aos 10 anos de idade

9 PUCRS – Câmpus Uruguaiana Descrição do Sistema Atividades que o sistema irá propor ao alunos: Agrupar peças com uma característica comum em um determinado espaço; Ordenar peças a partir de um determinado critério; Organizar peças levando em consideração as características da peça organizada anteriormente;

10 PUCRS – Câmpus Uruguaiana Descrição do Sistema Agrupando peças com uma determinada característica comum em um espaço: Interface para a organização das figuras de acordo com a cor.

11 PUCRS – Câmpus Uruguaiana Descrição do Sistema Ordenar peças a partir de um determinado critério : Interface para a ordenação das figuras de acordo com uma seqüência de cores.

12 PUCRS – Câmpus Uruguaiana Descrição do Sistema Organizar peças considerando as características da peça escolhida anteriormente : Interface para a organização das figuras onde uma figura tem apenas uma diferença da figura seguinte.

13 PUCRS – Câmpus Uruguaiana Descrição do Sistema Ferramenta de desenvolvimento utilizada: Macromedia Flash

14 PUCRS – Câmpus Uruguaiana Trabalhos Futuros Criação de um banco com vários personagens; Armazenar os pontos conquistados pelos alunos; Propor novas atividades.


Carregar ppt "PUCRS – Câmpus Uruguaiana Utilizando um Ambiente Computadorizado para Suporte ao Ensino da Matemática Lívia M. Chagas Rios, Cristina Etcheverria, Úrsula."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google