A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia"— Transcrição da apresentação:

1 Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
Universidade Federal da Bahia Instituto de Humanidades, Artes e Ciências - Milton Santos Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia AULA 14 MILTON SANTOS

2 Aprendendo a Aprender Aula 14

3 Como aproveitar essa aula
Vamos tornar nosso processo de aprendizado do aprendizado mais agradável e prazeroso; Reflita, critique, contribua, participe! Pense nos casos de aprendizado vivenciados por vocês! Compartilhe suas experiências conosco; Associe essa experiências com o que será dito em sala de aula.

4 Aprender a Aprender Conjugue esse verbo! Métodos e hábitos;
Mudança de comportamento; Sistematização do estudo; Seja um aprendiz vitalício e não um aluno perpétuo.

5 O aprendizado Definição simples: O processo de aprendizagem pode ser definido de forma sintética como a maneira que as pessoas adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências, habilidades e mudam o comportamento.

6 O aprendizado Outros aspectos importantes:
Aprender não é apenas reter informa- ções na memória; O aprendizado deve levar a assimilação plena do conhecimento, que por sua vez, permitir discernimento sobres as coisa e conduz a solução de problemas;

7 O aprendizado O aprendizado permeia a vida de qualquer indivíduo;
Devemos procurar eficiência na maneira de adquirir novos conhecimentos;

8 Classificação do aprendizado
Natural e instintivo; Heurístico; Sistematizado;

9 Forças motivadoras Curiosidade; Necessidade; Vontade; Motivação;
Prazer.

10 Relação Professor-Aluno
Deve ser repensada e avaliada o tempo todo; Procurar falhas no processo; Diagnosticar e escolher métodos que se adéqüem ao público alvo; Pensar em formas de avaliação eficientes.

11 Perguntas típicas em sala de aula
Professor?! O senhor já fez a chamada? Professor?! O senhor sabe que horas termina esta aula? Professor?! Sua aula já está no moodle? Professor?! Quais os assuntos que vão cair na prova? Professor?! Quando vai ser a revisão da matéria?

12 Perguntas que se espera ouvir em sala de aula
Professor?! Qual a relação deste conteúdo com a vida real? Professor?! Como posso implementar isso na prática? Professor?! De que forma isso pode ser útil para mim ou para a sociedade? Professor?! Existem outra referências bibliográficas sobre o assunto?

13 Formas tradicionais de avaliação
Perda total da informação em curto prazo após a avaliação; Ênfase excessiva do sistema educacional em testes e provas; Que tem como decorrência a postura por parte do alunado em decorar informações nas vésperas de tais testes; Avaliação de conhecimentos desnecessárias;

14 O que é importante aprender
O que precisamos aprender na era da informação? Saber identificar adequadamente as fontes de informação; Saber filtrar e escolher essas informações; Saber sintetizar o conhecimento; Saber divulgar de forma escrita e oral esse novos conhecimentos adquiridos; Fazer, transformar, inovar, etc.

15 O que é importante aprender
Fazer conexões entre diferentes áreas ou campos de interesse. Nutrir um interesse em algo.

16 O aprendizado e o ser Somos o que aprendemos;
Muitas vezes somos julgados por o que sabemos; O conhecimento que adquirimos moldam nossa personalidade; Ele contribui para a maneira que vemos o mundo; Escolher o que aprender ou não é sempre uma decisão crítica para nossas vidas.

17 O aprendizado e o ser Antes, nós agíamos de maneira passiva com relação a aquisição de informações; Hoje, nós podemos selecionar o que aprender o que ler; Entretanto, muitos de nós ainda mantém uma atitude passiva perante o aprendizado.

18 Estudo e aprendizado na Universidade
Alguém saberia dizer a diferença entre estudo e aprendizado? Estudar na universidade exige uma mudança de paradigma e atitude; Não existe manual de como estudar na universidade; As fontes de informação não estão bem delimitadas (NÃO EXISTEM MÓDULOS).

19 Estudo e aprendizado na Universidade
Temos que aprender a tomar decisões, ter iniciativa e agir; Não espere ter o conhecimento mastigado e pré-digerido; Você só vai começar a aprender quando participar de forma ativa no processo de aprendizagem; Veja o professor como um orientador do processo e não como fonte única de conhecimento.

20 O Estudo Sistematizado
Não existe fórmula mágica ou método ótimo de estudo; Existem técnicas para o bom aproveitamento do estudo; Essas técnicas podem variar de pessoa para pessoa, de situação para situação; E envolve comportamentos e ações distintos.

21 O Estudo Sistematizado
Dicas gerais: Organize o seu tempo de estudo e lazer. Dizer que não tem tempo para estudar é desculpa! Planeje o estudo: defina objetivos e horários, delimite o tempo, tenha sua fonte de informação em mão, faça pausas;

22 O Estudo Sistematizado
Dicas específicas: Prepare-se para aprender; Aprenda de propósito;  Elimine todas as distrações; Defina ações; Faça o dever de casa;  Ensine aos outros.

23 O Estudo Sistematizado
Prepare-se para aprender:  Seja o aprendizado formal ou não, identifique os momentos nos quais você estará aprendendo e assuma um estado mental aberto e receptivo. Tente relaxar e estar pronto para receber novas idéias.

24 O Estudo Sistematizado
Aprenda de propósito: Assuma uma postura ativa no aprendizado, sempre pensando na utilidade da informação, fazendo perguntas e esclarecendo suas dúvidas. Não pense que somente ficar ouvindo informações é suficiente para aprender.

25 O Estudo Sistematizado
Elimine todas as distrações: Se você precisa interromper o estudo freqüentemente para outras atividades, estará perdendo tempo e concentração. Sua mente tomará alguns instantes para voltar à atenção no estudo, e algumas idéias acabarão sendo perdidas.

26 O Estudo Sistematizado
Anote idéias importantes: Todo conceito que deve ser lembrado no futuro deve ficar registrado para referência futura. Muitas pessoas destacam trechos em livros ou apostilas, mas nunca voltam a abri-los. As informações importantes devem ficar disponíveis em um local de fácil consulta.

27 O Estudo Sistematizado
Defina ações: Durante o aprendizado, você provavelmente terá idéias de como utilizar aqueles conceitos em situações reais. É importante que você anote isso imediatamente, ou depois talvez não se lembre mais. Passe suas anotações para seu controle de atividades (você tem um, não tem?) para garantir que serão executadas.

28 O Estudo Sistematizado
Faça o dever de casa: Sim, o dever de casa não é somente coisa de sua infância. Aprofunde seu aprendizado com tarefas posteriores. Isto pode envolver desde pesquisar mais sobre o assunto na internet até testar a aplicabilidade dos conceitos.

29 O Estudo Sistematizado
Ensine aos outros: Muitas vezes a melhor forma de aprender é ensinar. Quando você se prepara para transmitir conhecimento aos outros, reforça seus conceitos e identifica oportunidades de melhoria.

30 O Estudo Sistematizado
Palavras chaves: Disciplina; Organização; Foco; Perseverança.

31 O Aluno Eficaz É aquele capaz de:
empregar um estilo de aprendizagem que lhe é adequado; envolve-se ativamente no seu processo de aprendizagem; compreender os assuntos e utilizar estratégias de aprendizagem, em vez de decorar ou mecanizar, sem compreender.

32 O Aluno Eficaz É aquele capaz de:
aceitar que aprender pode não ser fácil e assim superar a frustração e a falta de confiança.

33 Considerações finais Fica então o recado que a principal mudança para o sucesso nos estudos deve ocorrer na maneira que nós nos comportamos diante do processo de aprendizado; Temos de conhecer a nós mesmos e identificar nossa limitações e defeitos;

34 Considerações finais Assim, poderemos mudar nossos modelos mentais;
O processo é lento, exige prática e perseverança;

35 Portanto, mãos a obra!!! Não desistam!!!


Carregar ppt "Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google