A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Parte 4 Elaboração e comunicação da pesquisa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Parte 4 Elaboração e comunicação da pesquisa"— Transcrição da apresentação:

1 Parte 4 Elaboração e comunicação da pesquisa

2 Fases da elaboração da pesquisa

3 Fases de elaboração do projeto de pesquisa (NBR 15287:2005)
Escolha e delimitação do tema Definição dos objetivos Formulação do problema de pesquisa Formulação das hipóteses Justificativa Referencial teórico Metodologia Orçamento (se necessário) Cronograma de execução

4 Escolha do tema Deve-se escolher um tema:
que seja cientificamente interessante; que possa ser investigado mediante a aplicação de métodos e técnicas científicas; que revele interesse teórico ou prático para a sociedade; que não repita pesquisas já feitas anteriormente; que seja adequado à capacidade e à formação do pesquisador.

5 Delimitação do tema Micro e macrocontextualização.
Definição do tempo e do espaço que serão pesquisados. Decomposição do tema (o quanto for possível). Compatibilidade do tema com o quadro histórico e geográfico. Definição do foco da abordagem (histórico, estatístico, psicológico etc.).

6 Definição dos objetivos
Objetivos gerais: deve-se escrever, em um parágrafo, o que se pretende mapear, identificar, investigar, levantar, construir, provar etc. Objetivos específicos: deve-se dizer, em linguagem clara e objetiva, as aplicações que se quer dar para o resultado da pesquisa (subsidiar políticas públicas, orientar treinamentos, elaborar material didático etc.).

7 Formulação do problema de pesquisa
Deve-se dar um nome ao problema e situá-lo em um espaço e tempo determinado. Deve-se descobrir a dificuldade teórica ou prática para a qual precisarão ser encontradas respostas ou soluções. Deve-se elaborar o problema na forma de uma pergunta a ser respondida ao final da pesquisa. Se o problema for reformulado, é necessário reformular também todo o projeto de pesquisa.

8 Formulação das hipóteses
A hipótese é a explicação inicial e provisória para o problema da pesquisa. Ela deve: ser verificável pelos métodos e técnicas científicas; orientar a seleção da bibliografia a ser consultada; orientar a metodologia, os métodos e as técnicas a ser utilizados. Ao final da pesquisa, deve-se responder se a hipótese inicial foi confirmada ou não, e por quê.

9 Justificativa O pesquisador deve: explicar sua opção pelo tema;
argumentar sobre sua motivação e suas qualificações para pesquisar esse tema; apresentar argumentos e dados que demonstrem o interesse científico do tema; explicar sua eventual contribuição para a área de conhecimento.

10 Referencial teórico Dentre os autores previamente consultados, devem ser indicados os referenciais teóricos que serão utilizados, tanto para a descrição do objeto, fato ou fenômeno quanto para sua análise. A definição operacional das variáveis deve ser feita para esclarecer os termos que serão utilizados na pesquisa e o significado atribuído a eles. A bibliografia básica a ser consultada deve ser indicada.

11 Metodologia As etapas da pesquisa devem ser apresentadas passo a passo, em ordem seqüencial. A previsão de como será feita a coleta, a tabulação e a análise dos dados deve ser indicada. Os formulários, questionários e roteiros de entrevistas devem ser elaborados previamente. A metodologia escolhida deve ser seguida fielmente, pois dela depende a possibilidade de réplica à pesquisa.

12 Cronograma de execução
Planejamento da pesquisa, com a distribuição das etapas no tempo. Consideração dos prazos do programa ao qual a pesquisa está vinculada. Consideração do tempo necessário para a pesquisa bibliográfica, a análise dos dados e a redação do trabalho final. Planejamento realista do tempo, de acordo com os objetivos da pesquisa, os prazos de que o estudante dispõe e os prazos do programa ao qual está vinculado.


Carregar ppt "Parte 4 Elaboração e comunicação da pesquisa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google