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XXIX Jornada de Iniciação Científica XIX Jornada de Iniciação Artística e Cultural Abertura da Jornada * 09/10/2007 9:00 h Auditório Prof. Horácio Macedo.

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1 XXIX Jornada de Iniciação Científica XIX Jornada de Iniciação Artística e Cultural Abertura da Jornada * 09/10/2007 9:00 h Auditório Prof. Horácio Macedo - CCMN - A participação é obrigatória para todos os bolsistas CNPq (PIBIC e Balcão)

2 XXIX Jornada de Iniciação Científica XIX Jornada de Iniciação Artística e Cultural “DICAS” DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NA JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, ARTÍSTICA E CULTURAL Coordenação Geral da Jornada / UFRJ http://www.pr2.ufrj.br

3 XXIX Jornada de Iniciação Científica XIX Jornada de Iniciação Artística e Cultural Prof. Giulio Massarani 1937 - 2004 Histórico: 1978 – Professor Giulio Massarani organiza a primeira Jornada de IC CCMN/CT

4 XXIX Jornada de Iniciação Científica XIX Jornada de Iniciação Artística e Cultural Histórico: 1985 – Primeira Jornada de IC da UFRJ 1993 – Assinado o convênio do PIBIC/CNPq com obrigação de promover Jornada de IC anual Aprendiz de feiticeiro é a marca das primeiras Jornadas.

5 XXIX Jornada de Iniciação Científica XIX Jornada de Iniciação Artística e Cultural PIBIC Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica Objetivo: “Formação de jovens mestres e doutores” Custo Aproximado do Programa: CNPq: 774 x 12 x 300,00 = R$ 2.786.400,00 UFRJ: 600 x 12 x 300,00 = R$ 2.160.000,00 Acompanhamento do Programa: Comitê Institucional (Professores da UFRJ) Comitê Externo (Pesquisadores Externos)

6 XXIX Jornada de Iniciação Científica XIX Jornada de Iniciação Artística e Cultural Objetivos da palestra:  Apresentar sugestões (Dicas) básicas para:  Preparação de transparências  Apresentação oral  Preparação de painéis

7 XXIX Jornada de Iniciação Científica XIX Jornada de Iniciação Artística e Cultural Transparências Número de transparências para uma apresentação:  Deve ser proporcional ao tempo  Tempo médio de exposição de cada transparência: 1 minuto Número normal: 6 a 10 transparências para uma apresentação de 10 minutos

8 XXIX Jornada de Iniciação Científica XIX Jornada de Iniciação Artística e Cultural Ordem das transparências:  Primeira transparência obrigatoriamente deve conter:  Título do trabalho  Nomes dos autores (bolsa)*  Nome do orientador  Identificação do Laboratório/Grupo  Departamento e Unidade * - No caso de PIBIC: indicar o período da bolsa Exemplo: (PIBIC - Out/05 a Jul/06) - Aluno sem bolsa: colocar (Sem Bolsa)

9 XXIX Jornada de Iniciação Científica XIX Jornada de Iniciação Artística e Cultural As transparências seguintes devem conter: Introdução ao trabalho (Obrigatório) (2 a 4 transparências)  Apresentação do problema (1 ou 2)  Motivação para o trabalho (1/2 ou 1)  Objetivos claros do trabalho (1)

10 XXIX Jornada de Iniciação Científica XIX Jornada de Iniciação Artística e Cultural Depois da Introdução colocar: Conteúdo do Trabalho (Obrigatório) (de 3 a 6 transparências)  Fundamentação teórica ou experimental  Resultados obtidos Lembrete:  Não tente apresentar tudo que foi feito Apresente apenas o essencial

11 XXIX Jornada de Iniciação Científica XIX Jornada de Iniciação Artística e Cultural A ÚLTIMA OU AS DUAS ÚLTIMAS TRANSPARÊNCIAS DEVEM CONTER: Conclusões (Obrigatório) Apresente claramente as conclusões obtidas a partir dos principais resultados relatados Trabalhos Futuros (Opcional) Comente o que deve ser feito no futuro

12 XXIX Jornada de Iniciação Científica XIX Jornada de Iniciação Artística e Cultural Preparação das Transparências: Regras básicas:  Tamanho de Letras (24 Negrito)  Deve ser legível do fundo da sala (24)  Use letras de tamanho 20, se for para sala pequena, mas  Para chamar a atenção use 28 ou maior  A utilização de editores de transparência é altamente recomendada, mas projetores multi-mídia, tipo data-show, provavelmente não estarão disponíveis durante a jornada. Procure informações com o coordenador do seu Centro ou da sessão (12) As transparências devem ser preparadas em filmes especiais para este fim. (10) Estas linhas finais são só para mostrar a dificuldade de leitura de letras tão pequenas! Não use letras menores que 20!

13 XXIX Jornada de Iniciação Científica XIX Jornada de Iniciação Artística e Cultural Uso de Cores: Quando usar cores para ressaltar algum ponto, não exagerar para não ressaltar tudo, confundindo mais a platéia (e os avaliadores). Usar as diferentes cores de forma sensata* é uma boa medida. * - Difícil é definir o que é sensato! Mostre para o seu orientador, discuta com colegas.

14 XXIX Jornada de Iniciação Científica XIX Jornada de Iniciação Artística e Cultural Manuscrito (se for necessário):  Usar letras de formas com 0,5 a 0,7 cm (Usar canetas específicas) Figuras, Desenhos e Gráficos:  Clareza sem excesso de detalhes inúteis (a falta de informação é ruim, também) Área Útil da Transparência:  Retângulo de (16 a 18 cm) por (22 a 24 cm)

15 XXIX Jornada de Iniciação Científica XIX Jornada de Iniciação Artística e Cultural Na apresentação oral No início o Coordenador da Sessão apresenta o título do trabalho e autores.  Não se apavore (respire fundo)  Comece sua apresentação pelo começo (óbvio)  Leia:  o título  os nomes dos autores (Bolsas)  o nome do orientador  Laboratório ou grupo de pesquisa

16 XXIX Jornada de Iniciação Científica XIX Jornada de Iniciação Artística e Cultural Texto:  Prepare o texto da apresentação  Evite frases:  Truncadas  Fora de ordem  Excessivamente longas  Procure o equilíbrio entre os tópicos  Divida o tempo entre os tópicos  Evite fazer leitura de textos (dá sono)  Faça uma apresentação dinâmica

17 XXIX Jornada de Iniciação Científica XIX Jornada de Iniciação Artística e Cultural Tempo de Apresentação:  Na maioria dos casos: 15 minutos:  10 minutos de apresentação  5 de discussão  Confirme o tempo de apresentação com o Coordenador de Sessão Importante: O coordenador de sessão pode ser cruel e cortar a apresentação no tempo estipulado. Não permita esta possibilidade!

18 XXIX Jornada de Iniciação Científica XIX Jornada de Iniciação Artística e Cultural Ensaios:  Faça ensaios da apresentação (na presença do orientador e colegas)  Durante os ensaios: peça para marcar o tempo de apresentação de cada transparência  Obs.: 2 ou 3 ensaios melhoram:  A apresentação  O entendimento do problema  O sincronismo da fala com a transparência

19 XXIX Jornada de Iniciação Científica XIX Jornada de Iniciação Artística e Cultural Locução:  Fale claro  Em voz alta e velocidade normal  Seja dinâmico  Use apontadores apropriados (o dedo e o pior deles)  Evite gírias, “tá bom?”, “tá?”, “né?”, etc.  Evite comentários posteriores do tipo: “Ele falou muito baixo e eu não entendi nada”, ou “Ele falou com um ovo na boca”. Mas, o pior mesmo é quando alguns dormem…

20 XXIX Jornada de Iniciação Científica XIX Jornada de Iniciação Artística e Cultural A SEGUIR TEMOS ALGUNS EXEMPLOS DE TRANSPARÊNCIAS

21 XXIX Jornada de Iniciação Científica XIX Jornada de Iniciação Artística e Cultural EXEMPLOS DE TRANSPARÊNCIAS PARA A JORNADA DE IC Hipotenusa da Silva (PIBIC/CNPq/UFRJ) Cateto Pereira (FAPERJ) Orientador: J. P. Quadrado Laboratório de Triângulos Aplicados Departamento dos Triângulos Escola dos Polígonos Aí entra o título do trabalho Nota 1: A Minerva ao lado é o símbolo da UFRJ. Esta nota aí em cima é só para explicar quem é a Minerva. Nunca use letrinhas miudinhas assim nas transparências: ninguém vai conseguir ler! PRIMEIRA TRANSPARÊNCIA

22 XXIX Jornada de Iniciação Científica XIX Jornada de Iniciação Artística e Cultural INTRODUÇÃO  As jornadas de IC são avaliadas pelo CNPq  Algumas apresentações passadas não foram suficientemente claras e objetivas Conseqüências:  Bons trabalhos não foram bem divulgados  Alguns autores ficaram com a impressão de que apresentaram mal  Recebemos críticas dos avaliadores

23 XXIX Jornada de Iniciação Científica XIX Jornada de Iniciação Artística e Cultural OBJETIVOS Este trabalho tem o objetivo de:  Apresentar “dicas” básicas para auxiliar a preparação de transparências  Permitir melhor divulgação dos resultados obtidos Fundo transparente não fica mal e gasta muito menos tinta! Nota: A seguir são apresentados alguns exemplos de transparências para a parte do conteúdo. Estão em inglês porque foram aproveitadas de uma conferência real.

24 XXIX Jornada de Iniciação Científica XIX Jornada de Iniciação Artística e Cultural IDEAL SHUNT COMPENSATOR Fig. 1 - Ideal shunt compensator in a transmission line.  V S and V R have the same magnitude

25 XXIX Jornada de Iniciação Científica XIX Jornada de Iniciação Artística e Cultural PHASOR DIAGRAM Current I M and V M are in quadrature Fig. 2 - Phasor diagram The phase difference between V M and V S is  /2 I SM I MR V S = Ve +j  /2 V R = Ve -j  /2 V M O j (X L /2) I SM j (X L /2) I MR I M

26 XXIX Jornada de Iniciação Científica XIX Jornada de Iniciação Artística e Cultural Muito dos aparelhos modernos utilizados em larga escala, como computadores, televisores e vários outros equipamentos eletrônicos, representam cargas elétricas poluidoras do sistema elétrico, que geram correntes não senoidais. Parte destas correntes pode poluir a rede elétrica, provocar interferências em outros equipamentos, aumentar de perdas, provocar erros de medições, entre outros problemas. O objetivo do presente trabalho foi o estudo da geração de harmônicos de vários tipos de cargas não lineares de pequeno porte, buscando a análise do problema e formas de eliminar os componentes harmônicos de freqüência acima do componente fundamental do sistema elétrico. Primeiramente, foram feitas medidas de corrente e tensão em algumas cargas como monitor de vídeo, carga de uma lâmpada de emergência, lâmpadas incandescente e fluorescente, incluindo as fluorescentes compactas. Foram calculadas as distorções harmônicas total (THD – total harmonic distortion) das correntes destas cargas quando conectadas em estrela (Y) e triângulo (delta) e chegou-se a valores maiores que 200%, em alguns casos, quando existem normas internacionais que limitam esta distorção em 5% a 12%. As correntes medidas foram analisadas usando-se também a série de Fourier e mostrou-se que as correntes destas cargas não-lineares contêm harmônicos dominantes ímpares. A forma de conexão em estrela ou triângulo mostrou ser fator altamente influente no conteúdo final de harmônicos na corrente de linha. Quando as cargas são não-lineares, os componentes harmônicos de corrente múltiplos de três estão sempre em fase nas três fases e, portanto, chegam ao neutro em fase e se somam. Ou seja, a conexão de cargas não-lineares em estrela, mesmo de forma equilibrada entre a fase e o neutro de três diferentes fases do sistema trifásico, não garante corrente nula no neutro, como ocorre com cargas lineares. Este fato, apesar de simples, vai contra as práticas convencionais de projeto de instalação elétrica predial ou residencial, cujas normas foram elaboradas antes do aumento do uso de equipamentos eletrônicos. A principal conclusão deste trabalho é que há uma necessidade urgente de se desenvolver novas práticas e normas para a instalação de redes elétricas para alimentação de cargas eletrônicas, que hoje, em muitos casos, representa a maior parte das cargas elétricas. Referências: [1] H. Akagi, Y. Kanazawa and A. Nabae, "Instantaneous Reactive Power Compensator Comprising Switching Devices Without Energy Storage Components," IEEE Transactions on Industrial Applications, vol. IA-20, no. 3, 1984, pág. 625-630. [2] R.B. Sollero et al., “Modelagem de Fornos a Arco para Estimativa de Flutuação de Tensão”, XV Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – SNPTEE, Grupo de Estudos de Sobretensões, Coordenação de Isolamento e Interferências, Foz do Iguaçu, October, 1999, pág. 400-406. Exemplo de Péssima Transparência Não faça uma transparência assim! Ninguém consegue ler!

27 XXIX Jornada de Iniciação Científica XIX Jornada de Iniciação Artística e Cultural CONCLUSÕES Os principais resultados deste trabalho foram:  As regras para se preparar uma boa transparência são mais chatas do que deveriam  Uma boa apresentação é fundamental para se “vender” uma boa idéia TRABALHOS FUTUROS  Por enquanto ainda não sei, mas até o dia da Jornada saberei.

28 XXIX Jornada de Iniciação Científica XIX Jornada de Iniciação Artística e Cultural INSTRUÇÕES PARA PREPARAÇÃO DE PAINEL 1. Área Disponível: 1 m por 1 m 2. Identificação: o título, autores (bolsa) e orientador devem ser colocados na parte superior do painel. 3. Tamanho das letras: Título: deve ser legível a 5 metros Letras: tamanho 70 (1,5 cm de altura) Nomes dos autores e orientadores Letras: tamanho 50/40 (1 cm / 8 mm) Restante do painel: tamanho 32 (7 mm)

29 XXIX Jornada de Iniciação Científica XIX Jornada de Iniciação Artística e Cultural Textos e ilustrações: Cuidado para ter um bom equilíbrio entre textos e ilustrações Área de ilustrações deve ser maior que a de textos Apresentação: Autores devem estar próximos ao painel nos horários da apresentação Cada autor deve preparar uma mini apresentação do trabalho de até 2 minutos.

30 XXIX Jornada de Iniciação Científica XIX Jornada de Iniciação Artística e Cultural TÍTULO:....................................................................................... Maria José da Silva (PIBIC, CNPq-Balcão, ou FAPERJ, ou…) João Pedro Pereira (PIBIC, CNPq-Balcão, ou FAPERJ, ou…) Pedro Paulo Quadrado (PIBIC) (1) Orientador: Prof. Fulano de Tal / Dept. de …….. - (1) bolsista de 09/99 a 02/00 ) 1 APOIO FINANCEIRO AO PROJETO:............................................. METODOLOGIA texto INTRODUÇÃO texto RESULTADOS texto DISCUSSÃO E CONCLUSÕES texto foto FOTOS, GRÁFICOS OU TABELAS foto figura Gráfico 1 m Exemplo de painel

31 XXIX Jornada de Iniciação Científica XIX Jornada de Iniciação Artística e Cultural No Painel: Não usar a palavra “Título” “Orientador” deve ser mantido Colocar o tipo de bolsa ( PIBIC, CNPq-Balcão, CAPES, FAPERJ, etc ) Se bolsista PIBIC, indique o período exato da bolsa Os alunos sem bolsa devem colocar: “Sem Bolsa” Obs. : Existem impressoras para painel. Veja exemplo de painel em outro arquivo.

32 XXIX Jornada de Iniciação Científica XIX Jornada de Iniciação Artística e Cultural História Interessante 1 “Quando Aleijadinho via um bloco de pedra, via uma bela estátua, para ele só faltava jogar fora as sobras de pedra.” Moral: não apresente um bloco de pedras, não dê uma “pedrada” na platéia, apresente uma bela estátua. Elimine as sobras.

33 XXIX Jornada de Iniciação Científica XIX Jornada de Iniciação Artística e Cultural História Interessante 2 São Pedro e os 3 Pedreiros (os 3 empilhavam pedras) São Pedro: “O que estão fazendo?” Pedreiro 1: “Estou empilhando pedras”. Pedreiro 2: “Estou construindo uma parede”. Pedreiro 3: “Estou construindo uma catedral”. Moral: Mostre qual é a sua catedral.

34 XXIX Jornada de Iniciação Científica XIX Jornada de Iniciação Artística e Cultural Abertura da Jornada * 09/10/2007 9:00 h Auditório Prof. Horácio Macedo - CCMN - A participação é obrigatória para todos os bolsistas CNPq (PIBIC e Balcão)


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