A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução a evolução dos grandes grupos de invertebrados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução a evolução dos grandes grupos de invertebrados."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução a evolução dos grandes grupos de invertebrados

2 Reinos multicelulares Fungi Plantae Evolução a partir dos Protistas Eucariontes Procariontes – Moneras Animalia

3 Três das mais importantes hipóteses para origem dos metazoários a partir de ancestrais unicelulares:

4 1-Que os metazoários surgiram a partir de uma forma sincicial, ciliada na qual os limites celulares desenvolveram- se posteriormente.

5 2- Que surgiram de uma forma flagelada colonial na qual as células se tornaram gradualmente mais especializadas e independentes:

6 3- que os metazoários teriam sido derivados independentes de mais de um grupo de organismos unicelulares.

7

8

9 Poríferos Pouca coordenação ( não nervosa), não há sistema de simetria do indivíduo/ colônia Tipos diferentes de células individuais – Há poucos tipos diferentes ( em conjunto não formam tecidos ou sistemas de órgãos bem definidos)

10 A similaridade morfológica entre o coanócito de uma esponja e um protista coanoflagelado

11 Celenterados Simetria radial Células formando tecidos; Sistemas difuso;a presença de uma cavidade digestiva – digestão extracelular. A Existência de células nervosas. Células de defesa – cnidoblastos Diploblásticos

12 Organelas do tipo nematocisto nos celenterados,e nos cnidários, e nos protistas. Nematocistos dos cnidários: (a)cnidócito com nematocisto não explodido (b) Nematocisto explodido (c) Esporo de um protista mixozoo com uma organela não explodida (d)(e) Esporos dos protistas mixósporos com organelas não explodidas. (Segundo Hyman, 1940; Calkins, 1926; Wenyon 1926 e outros)

13 Medusa

14 Platelmintos Acredita-se amplamente que os platelmintos surgiram de protistas ciliados Ciliados representativos e protistas (segundo Corliss, 1979)

15 Simetria bilateral – Sistemas e órgãos – Planária, Schistosoma mansoni, Tênia solium e Tênia Saginata.

16 Nematoda e Nemathomorfa Movimento através dos tecidos ou dos fluídos de outros organismos – parasitas. Parede do corpo coberta por cutícula. Possui apenas músculos longitudinais Já possui um falso celoma – pseudocelomado.

17 Moluscos Celomados É bem provável que os primeiros moluscos foram platelmintos com algum tipo de cobertura protetora dorsal. Em paralelo com a evolução da concha, deve ter ocorrido o desenvolvimento de órgãos respiratórios específicos (brânquias) e de sistema circulatório. ostras, mexilhões, caramujos, lesmas, caracóis, lulas e polvos.


Carregar ppt "Introdução a evolução dos grandes grupos de invertebrados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google