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Programa Enlaces Mundiais para o Desenvolvimento - Brasil João Carlos Sousa Centro Nónio - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

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Apresentação em tema: "Programa Enlaces Mundiais para o Desenvolvimento - Brasil João Carlos Sousa Centro Nónio - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa."— Transcrição da apresentação:

1 Programa Enlaces Mundiais para o Desenvolvimento - Brasil João Carlos Sousa Centro Nónio - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

2 O que é um Projecto Colaborativo: Actividade(s) com valor educativo que envolve(m) 2 ou mais grupos de alunos trabalhando em conjunto Comunicação (pode ser) suportada tecnologicamente (palavras-chave: colaboração e comunicação)

3 Vantagens dos Projectos Colaborativos: motivação, auto-estima, responsabilidade, organização, comunicação,... Criação de um ambiente de aprendizagem aberto

4 Vale mesmo a pena? Fonte: Laura Parker Roerden, Net Lessons: Web-Based Projects For Your Classroom, O’Reilly, 1997

5 Como se envolver em Projectos Colaborativos: Juntar-se a projecto(s) já existente(s) Planear o(s) seu(s) próprio(s) projecto(s) (Começar com um projecto simples com parceiros que já conheça)

6 Como analisar um Projecto Colaborativo: Qual o modelo curricular do projecto? Quais os seus objectivos? Qual(ais) o(s) seu(s) produto(s)? Qual a sua calendarização? Qual(is) a(s) tecnologia(s) necessária(s)? Qual o acompanhamento?

7 Apoio a projectos educativos Educom - Assoc. Port. de Telemática Educativa http://educom.sce.fct.unl.pt/ uARTE - Unid. de Apoio à Rede Telem. Educativa http://www.uarte.mct.pt http://www.uarte.mct.pt/boas-praticas/ ESP - European Schools Project http://www.esp.educ.uva.nl/ KIDLINK http://www.kidlink.org:80/KIDPROJ/projects.html I*EARN - Intern. Education and Resource Network http://www.peg.apc.org/~iearn

8 Exemplos de Projectos Colaborativos... “Energy on the Move” European Week for Scientific and Technological Culture 1996 +Ministério da Ciência da Holanda + Universidade de Amsterdam. 30 escolas europeias (4 portuguesas)

9 O Local... Escola Secundária de Santa Maria (Sintra): 2000+ estudantes (10 - 12 ano) 150+ professores 25 computadores (5 na mediateca - 1 acesso analógico à Internet)

10 As Circunstâncias... Exames de acesso à Universidade: Professores como ‘treinadores’ Ênfase nos aspectos cognitivos mais clássicos da aprendizagem Necessidade de actividades de aprendizagem aberta de ‘curto ciclo de vida’

11 O Projecto... Elaborar um cenário do fornecimento energético da escola no ano 2100 Os estudantes questionaram cientistas utilizando o E-mail

12 Os cenários das escolas portuguesas... Escola Secundária de Santa Maria http://www.esp.educ.uva.nl/~henks/maria.htm Escola Secundária Anselmo de Andrade http://www.educ.uva.nl/~henks/andra.html Escola Secundária Emídio Navarro http://educom.sce.fct.unl.pt/~escalmad/energy A mesma metodologia foi depois utilizada num projecto envolvendo os astronautas do Space Shutle http://www.uarte.mct.pt/expo98/discovery/

13 Os Intervenientes... 20 alunos dos 10° e 12° anos 2 professores com tarefas de coordenação (um professor de inglês e um professor de física)

14 As Lições (I)... Factores de sucesso: desenho e acompanhamento do projecto tipo de actividades envolvidas

15 As Lições (II)... Projectos curtos –são melhores para novatos –permitem maior diversidade de actividades –‘cabem’ melhor Coexistência de tecnologias ‘novas’ e ‘velhas’ –mudança progressiva de hábitos

16 As Lições (III)... Uso ‘completo’ dos recursos da Internet –fonte de informação; meio de comunicação; suporte à publicação dos produtos Humanização da tecnologia

17 «A introdução dos computadores nas escolas não será, por certo, por si só, nenhuma panaceia para a resolução destes males. Bastará recordarmos as imagens, que nos chegam de fora, de salas de aula supostamente modelares, onde os computadores se alinham nas tradicionais e massificadas filas de carteiras, para reconhecermos que nessas salas nada terá mudado...» António Dias de Figueiredo Um texto inspirador...

18 As TIC no Ensino Tipos de dificuldades: –Materiais Grande Investimento Inicial Baixo tempo de vida útil Necessidade de assistência técnica –Humanas Formação Inicial de professores Formação/Educação Contínua /Apoio à utilização

19 O que é a Internet? É um sistema de Inter ligação de redes ( net s) de computadores constituído por: uma componente física: (redes de telecomunicações e computadores) uma componente lógica: (conjunto de protocolos )

20 Como funciona a Internet?

21 O que é preciso para nos ligarmos à Internet?

22 Que se pode fazer com a Internet? Consultar informação Comunicar Publicar informação http://www.terravista.pt

23 Os serviços da Internet são: Correio electrónico (E-mail) Grupos de discussão (Newsgroups) Operação remota (Telnet) Transferência de ficheiros (FTP) World Wide Web (WWW) Chat/IRC/Vídeo Conferência Mundos virtuais (Avatars)...e muitos outros...

24 O Correio Electrónico é: Um dos serviços da Internet, que serve para enviar mensagens de um computador a outro. Um meio de comunicação muito rápido, económico e ‘democrático’ O suporte ideal para projectos educativos que envolvam a comunicação (colaboração) à distância

25 Emoticons

26 A W.W.W. (world wide web) É um ambiente multimédia, hipertexto e hipermédia

27 Procura da informação: máquinas de pesquisa e catálogos Nacionais: www.sapo.pt www.aeiou.pt www.cusco.viatecla.pt Internacionais: www.altavista.com www.yahoo.com...

28 Chat/IRC Vídeo-conferência Grande economia de meios suporte adequado à realização de debates inter-escolas e/com especialistas nacionais ou estrangeiros Promove mais o envolvimento do que os debates tradicionais maior número de participantes activos os jovens participam mais por não serem vistos

29 Que nos reserva o futuro?.... Maior integração e disponibilidade das novas tecnologias Maior largura de banda Maior número e diversidade de serviços disponíveis...maior possibilidade de criação de ambientes de aprendizagem

30 Física e Química Tabela Periódica online (Univ. Coimbra) http://nautilus.fis.uc.pt/st2/ Distribuição Electrónica (Java) http://sam.physik.uni- kiel.de/experimentalphysik/atom+plasmaphysik/members/helbig/rb ock/java/periodic.html Chemistry Education Software http://www-hpcc.astro.washington.edu/scied/chem/chemsoft.html The Franklin Institute Science Museum http://sln.fi.edu/

31 Biologia Classificação de animais e plantas http://phylogeny.arizona.edu/tree/phylogeny.html Dissecação virtual da rã (versão Port.) http://www-itg.lbl.gov/cgi-bin/vfrog_script O funcionamento do coração http://sln.fi.edu/biosci/biosci.html Insectos em Realidade Virtual http://www.ento.vt.edu/~sharov/3d/3dinsect.html

32 Ensino de línguas Ciberdúvidas da Língua Portuguesa http://www.ciberduvidas.com/ Jornal de Poesia http://www.secrel.com.br/jpoesia/poesia.html Enseignez le français avec Internet http://clicnet.swarthmore.edu/pedagogie.du.francais.html Biblioteca electrónica http://www.liberliber.it/biblioteca/elenchi/index.html

33 Matemática Nonius - Arquivo Electrónico de Matemática http://www.mat.uc.pt/~jaimecs/ Mega Mathematics - Los Alamos National Laboratory http://www.c3.lanl.gov/mega-math/ Ask Dr. Math http://forum.swarthmore.edu/dr.math/dr-math.html APM - Associação de Professores de Matemática http://www.apm.pt

34 Formação/Educação de professores Electronic School Online http://www.electronic-school.com/contents.html Universidade Virtual http://206.154.197.130:80/VU/ Consultas bibliográficas (ERIC) http://www.aspensys.com/eric/ Education Virtual Library http://www.csu.edu.au/education/library.html (101 things you can do in the first 3 weeks of class) http://www.unl.edu/teaching/101ways.html

35 Terminologia Multimédia Multimédia Interactiva Hipertexto Hipermédia

36 Elementos Básicos do Hipertexto Nós (nodes) Hiperligações (links)

37 Modalidades de utilização Auxiliar do trabalho pessoal do professor (+ uma) Fonte de informação para os alunos Desenvolvimento de projectos educativos –fonte de informações, suporte para as comunicações e publicação dos resultados Publicação de páginas na web: –apresentação/informações sobre a escola –trabalhos dos alunos (e professores) –materiais educativos

38 Seminário Compreensão e produção de textos científicos, Aveiro, 8-10 de Julho de 1998 Finalidades do site de uma escola (*): Apresentação da escola Apontador para os recursos existentes na Web Local de publicação de trabalhos dos estudantes Repositório de informação relacionada com o currículo (*) McKenzie, 1997

39 Seminário Compreensão e produção de textos científicos, Aveiro, 8-10 de Julho de 1998 Aspectos críticos da construção dum site (*) Apresentação gráfica Tipo de conteúdos Organização dos conteúdos (*) Lynch e Horton, 1997

40 Seminário Compreensão e produção de textos científicos, Aveiro, 8-10 de Julho de 1998 A Publicação na WWW Modelos de organização de sites (*) Linear Hierárquico Matricial em Rede (*) Lynch e Horton, 1997

41 Seminário Compreensão e produção de textos científicos, Aveiro, 8-10 de Julho de 1998 Topologias de sites

42 Seminário Compreensão e produção de textos científicos, Aveiro, 8-10 de Julho de 1998 Que podemos esperar? Quais as modalidades de utilização educativa dos sites? Qual a sua evolução? –ao nível gráfico –ao nível do tipo de conteúdos –ao nível da sua organização

43 João Carlos de Sousa S. Paulo, Jun-99 Programa Enlaces Mundiais para o Desenvolvimento Centro Nónio Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa http://www.fc.ul.pt/nonio nonio@fc.ul.pt Centro Nónio FCUL

44 ...o fim?


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