A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORTIUM PROCESSO / QUALIDADE / REQUISITOS Data 08/2009 Leonardo Felix MODELAGEM DE PROCESSOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORTIUM PROCESSO / QUALIDADE / REQUISITOS Data 08/2009 Leonardo Felix MODELAGEM DE PROCESSOS."— Transcrição da apresentação:

1 FORTIUM PROCESSO / QUALIDADE / REQUISITOS Data 08/2009 Leonardo Felix MODELAGEM DE PROCESSOS

2 Estabelecendo o contexto de Processos na Organização. Importância da Qualidade no Processo Organizacional. Levantamento de Requisito baseado no Processo Organizacional.

3 MODELAGEM DE PROCESSO PROCESSO, QUALIDADE E REQUISITO O PROCESSO NA ORGANIZAÇÃO ORGANIZAÇÃO COMO UM SISTEMA HWSW PW ORGANIZAÇÃO MISSÃO SOCIEDADE OU MERCADO DEMANDAS SOCIAIS PRODUTOS E SERVIÇOS CONSUMIDORES REQUISTIOS ESPECIFICAÇÃO REALIMENTAÇÃO

4 MODELAGEM DE PROCESSO PROCESSO, QUALIDADE E REQUISITO O PROCESSO NA ORGANIZAÇÃO O QUE SÃO PROCESSOS? 1.Um conjunto definido de passos para a realização de uma tarefa. 2.Um processo definido é aquele que é descrito suficientemente em detalhes de forma que possa ser consistentemente usado. 3.Processos definidos auxiliam no planejamento e na execução de um serviço.

5 MODELAGEM DE PROCESSO PROCESSO, QUALIDADE E REQUISITO O PROCESSO NA ORGANIZAÇÃO Enfoques de um Processo Grupo de atividade realizadas numa seqüência lógica com objetivo de produzir um bem ou serviço; Qualquer atividade ou conjunto de atividades que toma um input, adiciona valor a ele e fornece um output; Ordenação específica das atividade de trabalho no tempo e no espaço, com um começo e fim, entradas e saídas, claramente identificadas, enfim, uma estrutura para açao.

6 MODELAGEM DE PROCESSO PROCESSO, QUALIDADE E REQUISITO O PROCESSO NA ORGANIZAÇÃO Processo de Negócio Processos de Negócio consiste em cinco elementos: 1.Tem seus Clientes; 2.É composto por atividades; 3.Estas atividades são voltadas para criar valor para seus clientes; 4.Atividades são operadas por atores que podem ser humanos ou máquinas; 5.Frequentemente envolve várias unidades organizacionais qus são responsáveis por todo o processo.

7 MODELAGEM DE PROCESSO PROCESSO, QUALIDADE E REQUISITO O PROCESSO NA ORGANIZAÇÃO O que envolve os Processos? SOCIEDADE (autoridades e comunidades) PROCESSO DO FORNECEDOR (Fornecedores) PROCESSO DA ORGANIZAÇÃO (Gerentes e empregados) PROCESSO DO CLIENTE (Cliente e mercados) FORNECEDOR DE RECURSOS (Acionistas) Concessões e restrições Bens e serviços Necessidades e expectativas Facilidades e Fundos Bens e serviços Recursos e atividades

8 MODELAGEM DE PROCESSO PROCESSO, QUALIDADE E REQUISITO O PROCESSO NA ORGANIZAÇÃO Como identificar Processos? 1.Descobrir o que fazemos como empresas; 1.Qual o Ramo de atividade? 2.Qual o público alvo? 3.Quais os departamentos? 2.Levantando as atividades-chaves necessárias para administrar e operar a empresa; 1.Quais as atividades realizadas por cada departamento? 2.Como atualmente são realizadas? 3.São Sistematizadas? 1.Sim? Pode melhorar? Como? 2.Não? Como informatizar?

9 MODELAGEM DE PROCESSO PROCESSO, QUALIDADE E REQUISITO O PROCESSO NA ORGANIZAÇÃO Como identificar Processos? 3. As atividades estão diretamente relacionadas aos processos críticos. Exemplo de Processo Crítico: Atender Cliente: * Gerar pedidos; * Atender pedidos; + Desenvolver produto ou serviço O que precisa ser feito? O que pode ser inserido no sistema?

10 MODELAGEM DE PROCESSO PROCESSO, QUALIDADE E REQUISITO O PROCESSO NA ORGANIZAÇÃO Como Identificar a Atividade?

11 MODELAGEM DE PROCESSO PROCESSO, QUALIDADE E REQUISITO O PROCESSO NA ORGANIZAÇÃO PROCESSO, REQUISITOS E QUALIDADE ? O QUE SÃO REQUISITOS? COMO IDENTIFICAR OS REQUISITOS? O QUE É QUALIDADE? COMO DEFINIR REQUISITOS COM QUALIDADE? O VERBO RESPONDE? O QUE PERGUNTAR?

12 MODELAGEM DE PROCESSO PROCESSO, QUALIDADE E REQUISITO REQUISITOS O QUE SÃO REQUISITOS? 1.Condição necessária para a obtenção de certo objetivo, ou para o preenchimento de certo fim; quesito. 2.Abstração das necessidades implícitas e/ou obrigatórias de uma empresa. 3.Necessidades/oportunidades que podem ser implementadas.

13 MODELAGEM DE PROCESSO PROCESSO, QUALIDADE E REQUISITO ABSTRAÇÃO DE REQUISITOS 5W2H – APLIQUE ESTA FERRAMENTA 1.What:Qual a função? 2.Who:Quem vai utilizar (gestor)? 3.When:Qual o prazo a cumprir? 4.Where:Onde será implementado? 5.Why:Por que deve ser implementado? 1.How:Como deve ser feito? 2.How Much:Quanto deve ser gasto?

14 MODELAGEM DE PROCESSO PROCESSO, QUALIDADE E REQUISITO ABSTRAÇÃO DE REQUISITOS Regras Básicas 1.Escreva o que faz; 2.Faça somente o que escreveu; 3.Registre o que fez; 4.Aplique a melhoria continua; Faça Somente o Planejado.

15 MODELAGEM DE PROCESSO PROCESSO, QUALIDADE E REQUISITO ABSTRAÇÃO DE REQUISITOS Exemplo 1.Fábrica de Sapatos 1.O que envolve uma fabrica de sapatos? 2.Quais os departamentos? 3.Quais são as necessidades implícitas/obrigatórias de cada departamento? 4.Existe alguma atividade informatizada? 1.Sim. Quais as deficiências? 2.Não. Como o trabalho é feito hoje?

16 MODELAGEM DE PROCESSO PROCESSO, QUALIDADE E REQUISITO FuncionáriosFornecedoresMatéria Prima ClientesComprasVendas MACROPROCESSO O que pode ser viabilizado via sistema? Exemplo 1

17 MODELAGEM DE PROCESSO PROCESSO, QUALIDADE E REQUISITO ABSTRAÇÃO DE REQUISITOS Exemplo 1 1.Fabrica de Sapatos 1.O que envolve uma fabrica de sapatos? CLTPJ TerceirizadosCooperados PROCESSO - FUNCIONÁRIO Tipo de Funcionári o Qual o tipo de Funcionário? Qual contrato utilizar? Qual vínculo com a empresa? Jornada de trabalho Qual o horário de Trabalho? Qual o salário/hora de trabalho? Benefícios, Diretos e deveres Quais são os direitos do Funcionário? Quais são os deveres? Plano de Saúde, Odontológico, Previdência, Vale refeição, Alimentação

18 MODELAGEM DE PROCESSO PROCESSO, QUALIDADE E REQUISITO ABSTRAÇÃO DE REQUISITOS Exemplo 2 Estudo de Caso - Fábrica de Sapatos Uma fábrica de sapatos necessita informatizar todos os seus departamentos. Além de possuir funcionários e clientes com várias formas de contrato, a fábrica realiza uma pesquisa de mercado para encontrar os melhores fornecedores a cada estação. Após finalizar os primeiros contatos, formaliza a compra da matéria-prima. Após receber os produtos verifica-se o valor e a quantidade para efetuar o pagamento. O estoque de produtos não pode ficar negativo. Os clientes precisam antecipar 50% dos pagamentos para receber as mercadorias. Os caminhões de entrega com apenas uma rota de entrega.

19 MODELAGEM DE PROCESSO PROCESSO, QUALIDADE E REQUISITO ABSTRAÇÃO DE REQUISITOS O que pode ser Contemplado??? Estudo de Caso - Fábrica de Sapatos Uma fábrica de sapatos necessita informatizar todos os seus departamentos. Além de possuir funcionários e clientes com várias formas de contrato, a fábrica realiza uma pesquisa de mercado para encontrar os melhores fornecedores a cada estação. Após finalizar os primeiros contatos, formaliza a compra da matéria-prima. Após receber os produtos verifica-se o valor e a quantidade para efetuar o pagamento. O estoque de produtos não pode ficar negativo. Os clientes precisam antecipar 50% dos pagamentos para receber as mercadorias. Os caminhões de entrega com apenas uma rota de entrega.

20 MODELAGEM DE PROCESSO PROCESSO, QUALIDADE E REQUISITO ABSTRAÇÃO DE REQUISITOS Casos de Uso Use Cases Atores Diagrama de Caso de Uso


Carregar ppt "FORTIUM PROCESSO / QUALIDADE / REQUISITOS Data 08/2009 Leonardo Felix MODELAGEM DE PROCESSOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google