A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II."— Transcrição da apresentação:

1 Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II

2 Processo de Desenvolvimento de Software Levantamento de Requisitos Análise Projeto Implementação Testes Implantação

3 Processo de Desenvolvimento de Software Levantamento de Requisitos Compreensão do software a ser desenvolvido Visão do problema entre cliente e desenvolvedor deve ser o mesmo. Identificar as necessidades do software

4 Processo de Desenvolvimento de Software Levantamento de Requisitos Documento de requisitos Requisitos funcionais Requisitos não-funcionais

5 Processo de Desenvolvimento de Software Levantamento de Requisitos Documento de requisitos Requisitos funcionais Definem as funcionalidades do sistema, do ponto de vista do usuário.

6 Processo de Desenvolvimento de Software Levantamento de Requisitos Documento de requisitos Requisitos não-funcionais Definem aspectos de qualidade do software, como desempenho, confiabilidade, portabilidade, segurança, etc.

7 Processo de Desenvolvimento de Software Levantamento de Requisitos Documento de requisitos Casos de Uso Atores Relacionamentos

8 Processo de Desenvolvimento de Software Levantamento de Requisitos Documento de requisitos Casos de Uso É a especificação de uma sequência completa de interações entre um sistema e um ou mais agentes externos a esse sistema.

9 Processo de Desenvolvimento de Software Levantamento de Requisitos Documento de requisitos Casos de Uso Representa um relato de uso de uma funcionalidade do sistema, sem revelar a estrutura e o comportamento interno. Representa os agentes externos que interagem com o sistema.

10 Processo de Desenvolvimento de Software Levantamento de Requisitos Documento de requisitos Casos de Uso Formatos 1.Contínuo 2.Numerado 3.Tabular

11 Processo de Desenvolvimento de Software Casos de Uso Formatos 1.Contínuo Narrativa por meio de texto livre.

12 Processo de Desenvolvimento de Software Casos de Uso Formatos 2. Numerado Narrativa descrita por uma série de passos numerados.

13 Processo de Desenvolvimento de Software Casos de Uso Formatos 3. Tabular A sequência de interações entre o ator e o sistema é particionada em duas colunas de uma tabela. Uma coluna aparesenta as ações do ator e a outra apresenta as reações do sistema.

14 Processo de Desenvolvimento de Software Casos de Uso Formatos – Exemplos: Funcionalidade: Saque de determinada quantia em um caixa eletrônico de um sistema bancário.

15 Processo de Desenvolvimento de Software Casos de Uso Formatos – Exemplos: 1. Contínuo Este caso de uso inicia quando o Cliente chega ao caixa eletrônico e insere seu cartão. O Sistema requisita a senha do Cliente. Após o Cliente fornecer sua senha e esta estar validada, o Sistema exibe as opções de operações possíveis. O Cliente opta por realizar um saque. Então o Sistema requisita o total a ser sacado. O Cliente fornece o valor da quantidade desejada. O Sistema fornece a quantia desejada e imprime o recibo para o Cliente. Cliente retira a quantia e o recibo, e o caso de uso termina.

16 Processo de Desenvolvimento de Software Casos de Uso Formatos – Exemplos: 2. Numerado 1)Cliente insere seu cartão no caixa eletrônico. 2)Sistema apresenta solicitação de senha. 3)Cliente digita senha. 4)Sistema valida a senha e exibe menu de operações disponíveis. 5)Cliente indica que deseja realizar um saque. 6)Sistema requisita o valor da quantia a ser sacada. 7)Cliente fornece o valor da quantia que deseja sacar. 8)Sistema fornece a quantia desejada e imprime o recibo para o Cliente. 9)Cliente retira a quantia e o recibo, e o caso de uso termina.

17 Processo de Desenvolvimento de Software Casos de Uso Formatos – Exemplos: 3. Tabular ClienteSistema Insere seu cartão no caixa eletrônico. Digita senha.. Solicita realização de saque. Fornece o valor da quantia que deseja sacar. Retira a quantia e o recibo. Apresenta solicitação de senha. Valida senha e exibe menu de operações disponíveis. Requisita quantia a ser sacada. Fornece a quantia desejada e imprime o recibo para o Cliente.

18 Processo de Desenvolvimento de Software Casos de Uso Atores Qualquer elemento externo ao sistema que interage com o mesmo. Corresponde a um papel exercido. Podem ser agrupados por diversas categorias: Cargos Organizações Outros sistemas Equipamentos

19 Processo de Desenvolvimento de Software Casos de Uso Relacionamentos – Páginas 63 a 70. (Bezerra)

20 Tarefa 1 – Parte 02 Passo 01 A equipe deve identificar os Atores, quem interage com o SISTEMA HOSPITALAR. Descrevam a função dos principais agentes (Atores) que farão uso do futuro sistema. Sigam o padrão existente na empresa de desenvolvimento, o qual é descrito no exemplo a seguir. A identificação dos Atores é fundamental, pois, os mesmos serão os usuários do futuro software. Cliente – Qualquer pessoa física ou jurídica que faz compras de flores, arranjos, vasos ou produtos para conservação de plantas no balcão da floricultura, por telefone ou pela Internet. Na web está disponível uma página com fotos e preços de flores, cartões, arranjos e vasos disponíveis na floricultura.

21 Tarefa 1 – Parte 02 Passo 02 Atendendo a mais uma solicitação do cliente criem uma Lista de Eventos: para diminuir a complexidade do SISTEMA HOSPITALAR, e facilitar o seu desenvolvimento, fazse o seu particionamento por Eventos. Portanto utilizem os Atores já identificados e gerem no mínimo cinco (5) e no máximo oito (8) itens para a Lista de Eventos. Exemplo ilustrativo apresentado no passo 3.

22 Tarefa 1 – Parte 02 Passo 03 Os itens identificados na Lista de Eventos devem ser entregues para serem analisados pelo cliente. Lista de Eventos: Data de entrega: 30/03/2010 – Até às 20:00h NºDescriçãoEventoCaso de UsoResposta 1Cliente solicita cadastrodadosClienteCadastrar ClienteMensagem 2 Cliente paga Conta dadosPagamentoPagar ContaCupom fiscal 3 Gerente solicita relatório de clientes devedores solicitacaoCliente Situação emitirRelatorioCliente Situação Relatório


Carregar ppt "Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google