A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Editorial Dr. Antonio C. Pereira Barretto Filho. O PROBLEMA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Editorial Dr. Antonio C. Pereira Barretto Filho. O PROBLEMA."— Transcrição da apresentação:

1 Editorial Dr. Antonio C. Pereira Barretto Filho

2 O PROBLEMA

3

4

5

6 O ESTUDO Alta Qualidade N Gigante Um dos poucos estudos de vacinação para Influenza em Idosos que utilizou a detecção do vírus em laboratório como desfecho

7 O ESTUDO

8

9

10

11

12 CONCLUSÕES

13 QUESTÕES 1) Muitos pacientes relataram efeitos colaterais logo após a vacina. Diversos países já suspenderam a vacinação em massa devido aos efeitos colaterais apresentados. A Finlândia também investiga o aumento de narcolepsia associado ao uso da vacina H1N1. Os resultados obtidos nos ensaios clínicos até o momento nos trazem segurança para recomendarmos a vacina de alta dose em escala populacional para os idosos no Brasil?

14 QUESTÕES 1) (...) Os resultados obtidos nos ensaios clínicos até o momento nos trazem segurança para recomendarmos a vacina de alta dose em escala populacional para os idosos no Brasil?  CUSTO DA VACINA STANDARD DOSE = US$ 28.00 (varejo) HIGH DOSE = US$ 48.00 (varejo)

15 QUESTÕES 2) Conforme o próprio estudo afirma como limitação, a exclusão de pacientes idosos em condições clínicas graves limitaria o uso de vacina High-Dose, já que esse seria o grupo de maior risco para complicações?

16 QUESTÕES 3) Quais são as principais complicações associados a vacinação que devemos monitorizar na prática clínica? Efeitos Colaterais mais Comuns = Local da Injeção A Vacina não causa sintomas Respiratórios, mas pode causar febre baixa e mal-estar transitórios (1-2 dias)

17 QUESTÕES 4) A Eficácia relativa HD x SD foi 24,2%. Diante desse resultado o que parece é que temos duas vacinas “iguais”. Será que não se trata apenas de majorar custos ao invés de aumentar a eficácia da proteção de forma efetiva? Valeria a pena colocar nossos pacientes sob risco adicional já que na etapa III-IV do estudo os resultados não se mostraram de fato diferentes dos existentes até o momento?

18 QUESTÕES 5) Na tabela 1 vemos que a parcela da população vacinada para influenza no ano anterior foi ao redor de 73%. Pensando em saúde pública o que teria mais impacto: ampliar a capacidade de vacinação com a vacina simples ou implementar a vacina de alta dose?


Carregar ppt "Editorial Dr. Antonio C. Pereira Barretto Filho. O PROBLEMA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google